O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BURGO, Ozilia Geraldini
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: REGINI, Bruna Jaqueline da Silva, OLIVEIRA, Cristiane Silva de, CREMONEZ, Angélica
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4836
Resumo: Este projeto tem como objetivo apresentar o trabalho de campo desenvolvido pelo projeto de extensão: “Oficina de matemática: o lúdico auxiliando crianças com dificuldades pedagógicas em Matemática” nos anos de 2009 e 2010, por alunas da Pedagogia do Cesumar que atende crianças do Ensino Fundamental I em períodos de contra turno em uma instituição não formal. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, e a partir da aplicação de diferentes situações de jogos e brincadeiras, pré-elaborados em encontros de estudo, pretende que os alunos participantes possam interagir em busca de procedimentos de resolução de problemas que objetivem contribuir para desenvolver as funções psicológicas superiores responsáveis pela aprendizagem, não só da matemática, mas de outras disciplinas. Teremos como referência que o trabalho com o lúdico proporcionado por uma Oficina de Matemática pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico e o cálculo mental das crianças. Assim, será que os jogos quando organizados com objetivos específicos podem realmente interferir nas mudanças dos conceitos matemáticos? Essa e outras questões serão discutidas em artigos educacionais com os resultados observados provenientes da interação das crianças com o lúdico direcionado como suporte de mudanças significativas na aprendizagem da matemática.
id UNICESU -1_2b27216cb6ce74ca11abee059fd23c06
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4836
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICAEnsino e aprendizagemLúdicoMatemáticaEste projeto tem como objetivo apresentar o trabalho de campo desenvolvido pelo projeto de extensão: “Oficina de matemática: o lúdico auxiliando crianças com dificuldades pedagógicas em Matemática” nos anos de 2009 e 2010, por alunas da Pedagogia do Cesumar que atende crianças do Ensino Fundamental I em períodos de contra turno em uma instituição não formal. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, e a partir da aplicação de diferentes situações de jogos e brincadeiras, pré-elaborados em encontros de estudo, pretende que os alunos participantes possam interagir em busca de procedimentos de resolução de problemas que objetivem contribuir para desenvolver as funções psicológicas superiores responsáveis pela aprendizagem, não só da matemática, mas de outras disciplinas. Teremos como referência que o trabalho com o lúdico proporcionado por uma Oficina de Matemática pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico e o cálculo mental das crianças. Assim, será que os jogos quando organizados com objetivos específicos podem realmente interferir nas mudanças dos conceitos matemáticos? Essa e outras questões serão discutidas em artigos educacionais com os resultados observados provenientes da interação das crianças com o lúdico direcionado como suporte de mudanças significativas na aprendizagem da matemática.UniCesumar2020-02-04T13:28:08Z2020-02-04T13:28:08Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4836otherBURGO, Ozilia GeraldiniREGINI, Bruna Jaqueline da SilvaOLIVEIRA, Cristiane Silva deCREMONEZ, Angélicareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:58:04Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:58:06.506Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA
title O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA
spellingShingle O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA
BURGO, Ozilia Geraldini
Ensino e aprendizagem
Lúdico
Matemática
title_short O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA
title_full O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA
title_fullStr O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA
title_sort O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA
author BURGO, Ozilia Geraldini
author_facet BURGO, Ozilia Geraldini
REGINI, Bruna Jaqueline da Silva
OLIVEIRA, Cristiane Silva de
CREMONEZ, Angélica
author_role author
author2 REGINI, Bruna Jaqueline da Silva
OLIVEIRA, Cristiane Silva de
CREMONEZ, Angélica
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BURGO, Ozilia Geraldini
REGINI, Bruna Jaqueline da Silva
OLIVEIRA, Cristiane Silva de
CREMONEZ, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Lúdico
Matemática
topic Ensino e aprendizagem
Lúdico
Matemática
dc.description.none.fl_txt_mv Este projeto tem como objetivo apresentar o trabalho de campo desenvolvido pelo projeto de extensão: “Oficina de matemática: o lúdico auxiliando crianças com dificuldades pedagógicas em Matemática” nos anos de 2009 e 2010, por alunas da Pedagogia do Cesumar que atende crianças do Ensino Fundamental I em períodos de contra turno em uma instituição não formal. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, e a partir da aplicação de diferentes situações de jogos e brincadeiras, pré-elaborados em encontros de estudo, pretende que os alunos participantes possam interagir em busca de procedimentos de resolução de problemas que objetivem contribuir para desenvolver as funções psicológicas superiores responsáveis pela aprendizagem, não só da matemática, mas de outras disciplinas. Teremos como referência que o trabalho com o lúdico proporcionado por uma Oficina de Matemática pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico e o cálculo mental das crianças. Assim, será que os jogos quando organizados com objetivos específicos podem realmente interferir nas mudanças dos conceitos matemáticos? Essa e outras questões serão discutidas em artigos educacionais com os resultados observados provenientes da interação das crianças com o lúdico direcionado como suporte de mudanças significativas na aprendizagem da matemática.
description Este projeto tem como objetivo apresentar o trabalho de campo desenvolvido pelo projeto de extensão: “Oficina de matemática: o lúdico auxiliando crianças com dificuldades pedagógicas em Matemática” nos anos de 2009 e 2010, por alunas da Pedagogia do Cesumar que atende crianças do Ensino Fundamental I em períodos de contra turno em uma instituição não formal. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, e a partir da aplicação de diferentes situações de jogos e brincadeiras, pré-elaborados em encontros de estudo, pretende que os alunos participantes possam interagir em busca de procedimentos de resolução de problemas que objetivem contribuir para desenvolver as funções psicológicas superiores responsáveis pela aprendizagem, não só da matemática, mas de outras disciplinas. Teremos como referência que o trabalho com o lúdico proporcionado por uma Oficina de Matemática pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico e o cálculo mental das crianças. Assim, será que os jogos quando organizados com objetivos específicos podem realmente interferir nas mudanças dos conceitos matemáticos? Essa e outras questões serão discutidas em artigos educacionais com os resultados observados provenientes da interação das crianças com o lúdico direcionado como suporte de mudanças significativas na aprendizagem da matemática.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-04T13:28:08Z
2020-02-04T13:28:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4836
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4836
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948607527124992