O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4836 |
Resumo: | Este projeto tem como objetivo apresentar o trabalho de campo desenvolvido pelo projeto de extensão: “Oficina de matemática: o lúdico auxiliando crianças com dificuldades pedagógicas em Matemática” nos anos de 2009 e 2010, por alunas da Pedagogia do Cesumar que atende crianças do Ensino Fundamental I em períodos de contra turno em uma instituição não formal. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, e a partir da aplicação de diferentes situações de jogos e brincadeiras, pré-elaborados em encontros de estudo, pretende que os alunos participantes possam interagir em busca de procedimentos de resolução de problemas que objetivem contribuir para desenvolver as funções psicológicas superiores responsáveis pela aprendizagem, não só da matemática, mas de outras disciplinas. Teremos como referência que o trabalho com o lúdico proporcionado por uma Oficina de Matemática pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico e o cálculo mental das crianças. Assim, será que os jogos quando organizados com objetivos específicos podem realmente interferir nas mudanças dos conceitos matemáticos? Essa e outras questões serão discutidas em artigos educacionais com os resultados observados provenientes da interação das crianças com o lúdico direcionado como suporte de mudanças significativas na aprendizagem da matemática. |
id |
UNICESU -1_2b27216cb6ce74ca11abee059fd23c06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4836 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICAEnsino e aprendizagemLúdicoMatemáticaEste projeto tem como objetivo apresentar o trabalho de campo desenvolvido pelo projeto de extensão: “Oficina de matemática: o lúdico auxiliando crianças com dificuldades pedagógicas em Matemática” nos anos de 2009 e 2010, por alunas da Pedagogia do Cesumar que atende crianças do Ensino Fundamental I em períodos de contra turno em uma instituição não formal. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, e a partir da aplicação de diferentes situações de jogos e brincadeiras, pré-elaborados em encontros de estudo, pretende que os alunos participantes possam interagir em busca de procedimentos de resolução de problemas que objetivem contribuir para desenvolver as funções psicológicas superiores responsáveis pela aprendizagem, não só da matemática, mas de outras disciplinas. Teremos como referência que o trabalho com o lúdico proporcionado por uma Oficina de Matemática pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico e o cálculo mental das crianças. Assim, será que os jogos quando organizados com objetivos específicos podem realmente interferir nas mudanças dos conceitos matemáticos? Essa e outras questões serão discutidas em artigos educacionais com os resultados observados provenientes da interação das crianças com o lúdico direcionado como suporte de mudanças significativas na aprendizagem da matemática.UniCesumar2020-02-04T13:28:08Z2020-02-04T13:28:08Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4836otherBURGO, Ozilia GeraldiniREGINI, Bruna Jaqueline da SilvaOLIVEIRA, Cristiane Silva deCREMONEZ, Angélicareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:58:04Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:58:06.506Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA |
title |
O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA BURGO, Ozilia Geraldini Ensino e aprendizagem Lúdico Matemática |
title_short |
O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA |
title_full |
O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA |
title_sort |
O LÚDICO AUXILIANDO CRIANÇAS COM DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA |
author |
BURGO, Ozilia Geraldini |
author_facet |
BURGO, Ozilia Geraldini REGINI, Bruna Jaqueline da Silva OLIVEIRA, Cristiane Silva de CREMONEZ, Angélica |
author_role |
author |
author2 |
REGINI, Bruna Jaqueline da Silva OLIVEIRA, Cristiane Silva de CREMONEZ, Angélica |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BURGO, Ozilia Geraldini REGINI, Bruna Jaqueline da Silva OLIVEIRA, Cristiane Silva de CREMONEZ, Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Lúdico Matemática |
topic |
Ensino e aprendizagem Lúdico Matemática |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este projeto tem como objetivo apresentar o trabalho de campo desenvolvido pelo projeto de extensão: “Oficina de matemática: o lúdico auxiliando crianças com dificuldades pedagógicas em Matemática” nos anos de 2009 e 2010, por alunas da Pedagogia do Cesumar que atende crianças do Ensino Fundamental I em períodos de contra turno em uma instituição não formal. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, e a partir da aplicação de diferentes situações de jogos e brincadeiras, pré-elaborados em encontros de estudo, pretende que os alunos participantes possam interagir em busca de procedimentos de resolução de problemas que objetivem contribuir para desenvolver as funções psicológicas superiores responsáveis pela aprendizagem, não só da matemática, mas de outras disciplinas. Teremos como referência que o trabalho com o lúdico proporcionado por uma Oficina de Matemática pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico e o cálculo mental das crianças. Assim, será que os jogos quando organizados com objetivos específicos podem realmente interferir nas mudanças dos conceitos matemáticos? Essa e outras questões serão discutidas em artigos educacionais com os resultados observados provenientes da interação das crianças com o lúdico direcionado como suporte de mudanças significativas na aprendizagem da matemática. |
description |
Este projeto tem como objetivo apresentar o trabalho de campo desenvolvido pelo projeto de extensão: “Oficina de matemática: o lúdico auxiliando crianças com dificuldades pedagógicas em Matemática” nos anos de 2009 e 2010, por alunas da Pedagogia do Cesumar que atende crianças do Ensino Fundamental I em períodos de contra turno em uma instituição não formal. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, e a partir da aplicação de diferentes situações de jogos e brincadeiras, pré-elaborados em encontros de estudo, pretende que os alunos participantes possam interagir em busca de procedimentos de resolução de problemas que objetivem contribuir para desenvolver as funções psicológicas superiores responsáveis pela aprendizagem, não só da matemática, mas de outras disciplinas. Teremos como referência que o trabalho com o lúdico proporcionado por uma Oficina de Matemática pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico e o cálculo mental das crianças. Assim, será que os jogos quando organizados com objetivos específicos podem realmente interferir nas mudanças dos conceitos matemáticos? Essa e outras questões serão discutidas em artigos educacionais com os resultados observados provenientes da interação das crianças com o lúdico direcionado como suporte de mudanças significativas na aprendizagem da matemática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-02-04T13:28:08Z 2020-02-04T13:28:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4836 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948607527124992 |