DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA GERADOR DE HIDROGÊNIO GASOSO PARA UTILIZAÇÃO COMO COMBUSTÍVEL ALTERNATIVO EM VEÍCULOS AUTOMOTORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONELHEIRO, Luis Thiago Panage
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: LUCIANO, Arquimedes
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4802
Resumo: Uma grande porcentagem da poluição vem dos veículos que liberam poluentes atmosféricos, como monóxido de carbono, dióxido de azoto, partículas ultrafinas e compostos orgânicos voláteis que podem ter efeitos negativos não apenas sobre o meio ambiente, mas também sobre a saúde humana. A melhor forma de solucionar este problema é substituindo a queima de combustível fóssil por um combustível mais limpo. O hidrogênio é um excelente substituto, pois ele é facilmente produzido com água e tem um excelente aproveitamento.No seu estado natural e sob condições ambientes de temperatura e pressão, o hidrogênio é um gás incolor, inodoro, insípido e muito mais leve que o ar. As misturas dos gases hidrogênio e oxigênio são inflamáveis, até mesmo explosivos, dependendo da concentração. Quando queimado com oxigênio puro, os únicos sub- produtos são o calor e a água. Quando queimado com ar, constituído por cerca de 68% de nitrogênio e 21% de oxigênio, alguns óxidos de nitrogênio (NOX) são formados. Ainda assim, a queima de hidrogênio com ar produz menos poluentes atmosféricos que os combustíveis fósseis (petróleo e carvão) e bicombustíveis como o biodiesel e o etanol são grandes poluentes. Uma boa forma de produzir hidrogênio é através da eletrólise. Este método é bem interessante e relativamente simples: é realizada utilizando-se a energia elétrica, água e eletrólito, aplica-se uma tensão maior que 1,23 volts para quebrar a molécula de água (H2O) em seus constituintes, o hidrogênio (H2) e o oxigênio (O). Para saber a melhor forma e os melhores equipamentos e produtos para efetuar a eletrólise, serão efetuados vários testes laboratoriais e pesquisas bibliográficas e para saber qual a produção e eficiência desse combustível serão desenvolvidos e efetuados testes com células de eletrólise e células combustíveis. Com os resultados obtidos será possível desenvolver e aplicar um gerador de hidrogênio em veículos que consomem combustíveis poluentes e com isto reduzir a taxa de poluição consideravelmente.
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