A FISIOTERAPIA PÉLVICA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CALSAVARA, Maria Milena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ALVARES, Heloisa Silva, ILHÉU, Larissa Bianchi, COELHO, Kelley Cristina
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3943
Resumo: Introdução: A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina, podendo ocorrer em diversas situações. O tipo mais comum é a incontinência urinária de esforço, que associado a prática de atividade física, afeta a pressão intra- abdominal e fraqueza do assoalho pélvico. O objetivo principal desta pesquisa será avaliar a eficácia da fisioterapia pélvica como forma de tratamento para incontinência urinária feminina. Metodologia: A pesquisa será realizada na clínica de Fisioterapia da Unicesumar. Participarão desta pesquisa 10 voluntárias que possuem incontinência urinária de esforço, entre 18 a 60 anos. As pacientes serão submetidas ao tratamento utilizando o Sistema de Biofeedback e Eletromiografia Uro- endovaginal, através do aparelho Miotool da Miotec®. Esperamos que o tratamento fisioterapêutico utilizando esse método, possa promover o fortalecimento do assoalho pélvico, assim melhorando a qualidade de vida dos indivíduos pesquisados e diminuir o quadro de incontinência urinária.
id UNICESU -1_2b65df1e9aeb2f5190fdb1c4169f6abe
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3943
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A FISIOTERAPIA PÉLVICA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININABiofeedbackEletromiografiaFisioterapiaIncontinência urináriaSaúde da mulherIntrodução: A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina, podendo ocorrer em diversas situações. O tipo mais comum é a incontinência urinária de esforço, que associado a prática de atividade física, afeta a pressão intra- abdominal e fraqueza do assoalho pélvico. O objetivo principal desta pesquisa será avaliar a eficácia da fisioterapia pélvica como forma de tratamento para incontinência urinária feminina. Metodologia: A pesquisa será realizada na clínica de Fisioterapia da Unicesumar. Participarão desta pesquisa 10 voluntárias que possuem incontinência urinária de esforço, entre 18 a 60 anos. As pacientes serão submetidas ao tratamento utilizando o Sistema de Biofeedback e Eletromiografia Uro- endovaginal, através do aparelho Miotool da Miotec®. Esperamos que o tratamento fisioterapêutico utilizando esse método, possa promover o fortalecimento do assoalho pélvico, assim melhorando a qualidade de vida dos indivíduos pesquisados e diminuir o quadro de incontinência urinária.UniCesumar2020-01-07T20:32:32Z2020-01-07T20:32:32Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3943otherCALSAVARA, Maria MilenaALVARES, Heloisa SilvaILHÉU, Larissa BianchiCOELHO, Kelley Cristinareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:21Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:23.88Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A FISIOTERAPIA PÉLVICA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA
title A FISIOTERAPIA PÉLVICA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA
spellingShingle A FISIOTERAPIA PÉLVICA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA
CALSAVARA, Maria Milena
Biofeedback
Eletromiografia
Fisioterapia
Incontinência urinária
Saúde da mulher
title_short A FISIOTERAPIA PÉLVICA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA
title_full A FISIOTERAPIA PÉLVICA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA
title_fullStr A FISIOTERAPIA PÉLVICA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA
title_full_unstemmed A FISIOTERAPIA PÉLVICA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA
title_sort A FISIOTERAPIA PÉLVICA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA
author CALSAVARA, Maria Milena
author_facet CALSAVARA, Maria Milena
ALVARES, Heloisa Silva
ILHÉU, Larissa Bianchi
COELHO, Kelley Cristina
author_role author
author2 ALVARES, Heloisa Silva
ILHÉU, Larissa Bianchi
COELHO, Kelley Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CALSAVARA, Maria Milena
ALVARES, Heloisa Silva
ILHÉU, Larissa Bianchi
COELHO, Kelley Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Biofeedback
Eletromiografia
Fisioterapia
Incontinência urinária
Saúde da mulher
topic Biofeedback
Eletromiografia
Fisioterapia
Incontinência urinária
Saúde da mulher
dc.description.none.fl_txt_mv Introdução: A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina, podendo ocorrer em diversas situações. O tipo mais comum é a incontinência urinária de esforço, que associado a prática de atividade física, afeta a pressão intra- abdominal e fraqueza do assoalho pélvico. O objetivo principal desta pesquisa será avaliar a eficácia da fisioterapia pélvica como forma de tratamento para incontinência urinária feminina. Metodologia: A pesquisa será realizada na clínica de Fisioterapia da Unicesumar. Participarão desta pesquisa 10 voluntárias que possuem incontinência urinária de esforço, entre 18 a 60 anos. As pacientes serão submetidas ao tratamento utilizando o Sistema de Biofeedback e Eletromiografia Uro- endovaginal, através do aparelho Miotool da Miotec®. Esperamos que o tratamento fisioterapêutico utilizando esse método, possa promover o fortalecimento do assoalho pélvico, assim melhorando a qualidade de vida dos indivíduos pesquisados e diminuir o quadro de incontinência urinária.
description Introdução: A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina, podendo ocorrer em diversas situações. O tipo mais comum é a incontinência urinária de esforço, que associado a prática de atividade física, afeta a pressão intra- abdominal e fraqueza do assoalho pélvico. O objetivo principal desta pesquisa será avaliar a eficácia da fisioterapia pélvica como forma de tratamento para incontinência urinária feminina. Metodologia: A pesquisa será realizada na clínica de Fisioterapia da Unicesumar. Participarão desta pesquisa 10 voluntárias que possuem incontinência urinária de esforço, entre 18 a 60 anos. As pacientes serão submetidas ao tratamento utilizando o Sistema de Biofeedback e Eletromiografia Uro- endovaginal, através do aparelho Miotool da Miotec®. Esperamos que o tratamento fisioterapêutico utilizando esse método, possa promover o fortalecimento do assoalho pélvico, assim melhorando a qualidade de vida dos indivíduos pesquisados e diminuir o quadro de incontinência urinária.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-07T20:32:32Z
2020-01-07T20:32:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3943
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3943
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948593072504832