INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DO TRATO RESPIRATÓRIO NOS FUMANTES DE NARGUILÉ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NODARI, Renata de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: KUBASKI, Maria Livien, SANCHES, Patricia Bossolani Charlo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2149
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo identificar a prevalência de estudantes do curso de medicina da instituição de ensino UNICESUMAR que fazem uso do narguilé, e a partir disso implementar ações de conscientização sobre os riscos ao sistema respiratório. Ainda, como objetivos específicos pretende-se traçar o perfil sociodemográfico dos estudantes, abordar o papel da Atenção Primária nos processos de educação em saúde, e além disso demonstrar as principais patologias que acometem o sistema respiratório dos usuários. Para isso, será realizada uma pesquisa de caráter exploratório descritivo, com uma abordagem quantitativa, tendo em vista um público de 247 estudantes com 18 anos ou mais, sendo este o critério de exclusão utilizado, devido necessidade de autorização dos pais no caso de menores. O público alvo abrange 25% do total de alunos de medicina da instituição que se refere à 988 pessoas. Como método para coleta de dados, será utilizado um questionário composto por 16 questões fechadas de múltipla escolha e abertas, este será aplicado em sua forma física pela distribuição do objeto de pesquisa, sendo garantido ao informante o anonimato. Justifica-se a pesquisa com o intuito de possibilitar a introdução de medidas preventivas, para fortalecer a educação em saúde e, ademais, destaca-se o recente aparecimento deste equipamento e seu uso em larga escala. Outrossim, a presença de pouca quantidade de literaturas sobre o assunto. Leva- se em conta que a pesquisa de campo através do questionário sobre o uso de narguilé será de grande relevância para obtenção das estimativas adequadas quanto ao número de adeptos. Sob o mesmo ponto de vista, espera-se como resultados determinar as principais enfermidades decorrentes da utilização do equipamento, o desprezo dos riscos ou até mesmo a falta de informação. Nesse mesmo contexto, busca-se dar maior ênfase na importância da Atenção Primária, tendo como um núcleo de suporte as Unidades Básicas de Saúde na assistência para esses casos.
id UNICESU -1_2b6bb5f94d67b67e53028231401c872d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2149
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DO TRATO RESPIRATÓRIO NOS FUMANTES DE NARGUILÉSaúde públicaEducação em saúdeNarguiléEssa pesquisa tem como objetivo identificar a prevalência de estudantes do curso de medicina da instituição de ensino UNICESUMAR que fazem uso do narguilé, e a partir disso implementar ações de conscientização sobre os riscos ao sistema respiratório. Ainda, como objetivos específicos pretende-se traçar o perfil sociodemográfico dos estudantes, abordar o papel da Atenção Primária nos processos de educação em saúde, e além disso demonstrar as principais patologias que acometem o sistema respiratório dos usuários. Para isso, será realizada uma pesquisa de caráter exploratório descritivo, com uma abordagem quantitativa, tendo em vista um público de 247 estudantes com 18 anos ou mais, sendo este o critério de exclusão utilizado, devido necessidade de autorização dos pais no caso de menores. O público alvo abrange 25% do total de alunos de medicina da instituição que se refere à 988 pessoas. Como método para coleta de dados, será utilizado um questionário composto por 16 questões fechadas de múltipla escolha e abertas, este será aplicado em sua forma física pela distribuição do objeto de pesquisa, sendo garantido ao informante o anonimato. Justifica-se a pesquisa com o intuito de possibilitar a introdução de medidas preventivas, para fortalecer a educação em saúde e, ademais, destaca-se o recente aparecimento deste equipamento e seu uso em larga escala. Outrossim, a presença de pouca quantidade de literaturas sobre o assunto. Leva- se em conta que a pesquisa de campo através do questionário sobre o uso de narguilé será de grande relevância para obtenção das estimativas adequadas quanto ao número de adeptos. Sob o mesmo ponto de vista, espera-se como resultados determinar as principais enfermidades decorrentes da utilização do equipamento, o desprezo dos riscos ou até mesmo a falta de informação. Nesse mesmo contexto, busca-se dar maior ênfase na importância da Atenção Primária, tendo como um núcleo de suporte as Unidades Básicas de Saúde na assistência para esses casos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-26T12:08:31Z2019-08-26T12:08:31Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2149porNODARI, Renata de OliveiraKUBASKI, Maria LivienSANCHES, Patricia Bossolani Charloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:07ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DO TRATO RESPIRATÓRIO NOS FUMANTES DE NARGUILÉ
title INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DO TRATO RESPIRATÓRIO NOS FUMANTES DE NARGUILÉ
spellingShingle INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DO TRATO RESPIRATÓRIO NOS FUMANTES DE NARGUILÉ
NODARI, Renata de Oliveira
Saúde pública
Educação em saúde
Narguilé
title_short INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DO TRATO RESPIRATÓRIO NOS FUMANTES DE NARGUILÉ
title_full INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DO TRATO RESPIRATÓRIO NOS FUMANTES DE NARGUILÉ
title_fullStr INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DO TRATO RESPIRATÓRIO NOS FUMANTES DE NARGUILÉ
title_full_unstemmed INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DO TRATO RESPIRATÓRIO NOS FUMANTES DE NARGUILÉ
title_sort INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DO TRATO RESPIRATÓRIO NOS FUMANTES DE NARGUILÉ
author NODARI, Renata de Oliveira
author_facet NODARI, Renata de Oliveira
KUBASKI, Maria Livien
SANCHES, Patricia Bossolani Charlo
author_role author
author2 KUBASKI, Maria Livien
SANCHES, Patricia Bossolani Charlo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NODARI, Renata de Oliveira
KUBASKI, Maria Livien
SANCHES, Patricia Bossolani Charlo
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde pública
Educação em saúde
Narguilé
topic Saúde pública
Educação em saúde
Narguilé
description Essa pesquisa tem como objetivo identificar a prevalência de estudantes do curso de medicina da instituição de ensino UNICESUMAR que fazem uso do narguilé, e a partir disso implementar ações de conscientização sobre os riscos ao sistema respiratório. Ainda, como objetivos específicos pretende-se traçar o perfil sociodemográfico dos estudantes, abordar o papel da Atenção Primária nos processos de educação em saúde, e além disso demonstrar as principais patologias que acometem o sistema respiratório dos usuários. Para isso, será realizada uma pesquisa de caráter exploratório descritivo, com uma abordagem quantitativa, tendo em vista um público de 247 estudantes com 18 anos ou mais, sendo este o critério de exclusão utilizado, devido necessidade de autorização dos pais no caso de menores. O público alvo abrange 25% do total de alunos de medicina da instituição que se refere à 988 pessoas. Como método para coleta de dados, será utilizado um questionário composto por 16 questões fechadas de múltipla escolha e abertas, este será aplicado em sua forma física pela distribuição do objeto de pesquisa, sendo garantido ao informante o anonimato. Justifica-se a pesquisa com o intuito de possibilitar a introdução de medidas preventivas, para fortalecer a educação em saúde e, ademais, destaca-se o recente aparecimento deste equipamento e seu uso em larga escala. Outrossim, a presença de pouca quantidade de literaturas sobre o assunto. Leva- se em conta que a pesquisa de campo através do questionário sobre o uso de narguilé será de grande relevância para obtenção das estimativas adequadas quanto ao número de adeptos. Sob o mesmo ponto de vista, espera-se como resultados determinar as principais enfermidades decorrentes da utilização do equipamento, o desprezo dos riscos ou até mesmo a falta de informação. Nesse mesmo contexto, busca-se dar maior ênfase na importância da Atenção Primária, tendo como um núcleo de suporte as Unidades Básicas de Saúde na assistência para esses casos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-26T12:08:31Z
2019-08-26T12:08:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2149
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771945272737792