DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO: Quiz de Algoritmos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2043 |
Resumo: | Os desafios para a capacitação de profissionais com a formação em nível superior, críticos e reflexivos, busca investigar os diferentes modos de facilitar os processos de aprendizagem, desenvolvendo-os pensantes, vivos, sensíveis e atuantes na construção de uma sociedade mais igualitária. Este trabalho tem como objetivo elaborar e avaliar um instrumento didático de apoio para o ensino de nível superior, tendo como referência os conceitos da Gamificação. Os materiais e métodos desta pesquisa do estudo são compostos pelo objeto e ambiente em sala de aula, além de caráter lúdico e divertido dos jogos que proporciona ao discente, desenvolve funções que vão além do entretenimento, envolvendo também aspectos de relacionamento com os envolvidos e aulas com característica de metodologia ativa.Com elementos simples dos jogos, permite grande flexibilidade, integração e amplitude de temas sobre a educação ao docente e discente, que a seu critério, ou conforme o andamento da disciplina consegue enfatizar os temas e dar a profundidade desejada do conhecimento facilmente através da ludologia. Uma das características do jogo é que todos jogam até o final estimulando o ensino aprendizagem. |
id |
UNICESU -1_2bf655f2499a5e14c574497e08d7915f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2043 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO: Quiz de AlgoritmosMetodologia de EnsinoGamificaçãoLudologiaOs desafios para a capacitação de profissionais com a formação em nível superior, críticos e reflexivos, busca investigar os diferentes modos de facilitar os processos de aprendizagem, desenvolvendo-os pensantes, vivos, sensíveis e atuantes na construção de uma sociedade mais igualitária. Este trabalho tem como objetivo elaborar e avaliar um instrumento didático de apoio para o ensino de nível superior, tendo como referência os conceitos da Gamificação. Os materiais e métodos desta pesquisa do estudo são compostos pelo objeto e ambiente em sala de aula, além de caráter lúdico e divertido dos jogos que proporciona ao discente, desenvolve funções que vão além do entretenimento, envolvendo também aspectos de relacionamento com os envolvidos e aulas com característica de metodologia ativa.Com elementos simples dos jogos, permite grande flexibilidade, integração e amplitude de temas sobre a educação ao docente e discente, que a seu critério, ou conforme o andamento da disciplina consegue enfatizar os temas e dar a profundidade desejada do conhecimento facilmente através da ludologia. Uma das características do jogo é que todos jogam até o final estimulando o ensino aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-21T14:04:46Z2019-08-21T14:04:46Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2043porNASCIMENTO, Lucas Misael Barbosa doROCHA, Anselmo Luiz dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:06:41ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO: Quiz de Algoritmos |
title |
DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO: Quiz de Algoritmos |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO: Quiz de Algoritmos NASCIMENTO, Lucas Misael Barbosa do Metodologia de Ensino Gamificação Ludologia |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO: Quiz de Algoritmos |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO: Quiz de Algoritmos |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO: Quiz de Algoritmos |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO: Quiz de Algoritmos |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO: Quiz de Algoritmos |
author |
NASCIMENTO, Lucas Misael Barbosa do |
author_facet |
NASCIMENTO, Lucas Misael Barbosa do ROCHA, Anselmo Luiz da |
author_role |
author |
author2 |
ROCHA, Anselmo Luiz da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Lucas Misael Barbosa do ROCHA, Anselmo Luiz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia de Ensino Gamificação Ludologia |
topic |
Metodologia de Ensino Gamificação Ludologia |
description |
Os desafios para a capacitação de profissionais com a formação em nível superior, críticos e reflexivos, busca investigar os diferentes modos de facilitar os processos de aprendizagem, desenvolvendo-os pensantes, vivos, sensíveis e atuantes na construção de uma sociedade mais igualitária. Este trabalho tem como objetivo elaborar e avaliar um instrumento didático de apoio para o ensino de nível superior, tendo como referência os conceitos da Gamificação. Os materiais e métodos desta pesquisa do estudo são compostos pelo objeto e ambiente em sala de aula, além de caráter lúdico e divertido dos jogos que proporciona ao discente, desenvolve funções que vão além do entretenimento, envolvendo também aspectos de relacionamento com os envolvidos e aulas com característica de metodologia ativa.Com elementos simples dos jogos, permite grande flexibilidade, integração e amplitude de temas sobre a educação ao docente e discente, que a seu critério, ou conforme o andamento da disciplina consegue enfatizar os temas e dar a profundidade desejada do conhecimento facilmente através da ludologia. Uma das características do jogo é que todos jogam até o final estimulando o ensino aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-21T14:04:46Z 2019-08-21T14:04:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978.85.459.1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2043 |
identifier_str_mv |
978.85.459.1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771960869257216 |