ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO SORGO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belgamazzi, Micaeli Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tombini, Larissa, Fiorucci, Letycia Lopes Ricardo, Bido, Graciene de Souza
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1192
Resumo: O Sorgo [Sorghum bicolor (L.) Moench], é utilizado na produção de farinha para panificação, amido industrial, álcool e sua palhada é utilizada como forragem ou cobertura de solo, possuindo uma alta taxa de capacidade antioxidante. A palhada formada pelos restos culturais do sorgo é utilizada como cobertura verde, além de contribuir na melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo, na manutenção da temperatura e da umidade do mesmo. Pode ser um importante instrumento para auxiliar no controle das plantas daninhas. O sorgo apresenta-se com uma elevada concentração de compostos fenólicos como, por exemplo, os ácidos fenólicos, antocianinas e taninos. Esses Compostos fenólicos presentes nas diversas partes do sorgo podem apresentar atividade antioxidante, o que pode diminuir o estresse oxidativo de outras plantas utilizados em consorcio ou rotação de culturas combinado com o sorgo. Sendo objetivo desse trabalho analisar a atividade antioxidante do sorgo e sua ação sobre as culturas agrícolas. Sendo assim, o experimento foi realizado no laboratório de Farmacognosia da Unicesumar, com a utilização do espectrofotômetro, com o intuito de determinar a relação entre o teor de polifenóis e a capacidade antioxidante nas frações líquido-líquido do sorgo e sua ação sobre as plantações agrícolas. Os resultados mais expressivos foram observados para as frações acetato de etila e diclorometano, com CI50 igual a 74,55 µg mL-1 e 85,08 µg mL-1 respectivamente.
id UNICESU -1_2d1680538b802e32e86f548414272834
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1192
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO SORGOAntioxidanteSorghum bicolorPalhadaPolifenóisO Sorgo [Sorghum bicolor (L.) Moench], é utilizado na produção de farinha para panificação, amido industrial, álcool e sua palhada é utilizada como forragem ou cobertura de solo, possuindo uma alta taxa de capacidade antioxidante. A palhada formada pelos restos culturais do sorgo é utilizada como cobertura verde, além de contribuir na melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo, na manutenção da temperatura e da umidade do mesmo. Pode ser um importante instrumento para auxiliar no controle das plantas daninhas. O sorgo apresenta-se com uma elevada concentração de compostos fenólicos como, por exemplo, os ácidos fenólicos, antocianinas e taninos. Esses Compostos fenólicos presentes nas diversas partes do sorgo podem apresentar atividade antioxidante, o que pode diminuir o estresse oxidativo de outras plantas utilizados em consorcio ou rotação de culturas combinado com o sorgo. Sendo objetivo desse trabalho analisar a atividade antioxidante do sorgo e sua ação sobre as culturas agrícolas. Sendo assim, o experimento foi realizado no laboratório de Farmacognosia da Unicesumar, com a utilização do espectrofotômetro, com o intuito de determinar a relação entre o teor de polifenóis e a capacidade antioxidante nas frações líquido-líquido do sorgo e sua ação sobre as plantações agrícolas. Os resultados mais expressivos foram observados para as frações acetato de etila e diclorometano, com CI50 igual a 74,55 µg mL-1 e 85,08 µg mL-1 respectivamente.Unicesumar2019-08-06T19:34:38Z2019-08-06T19:34:38Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1192otherBelgamazzi, Micaeli SilvaTombini, LarissaFiorucci, Letycia Lopes RicardoBido, Graciene de Souzareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:54Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:10.284Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO SORGO
title ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO SORGO
spellingShingle ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO SORGO
Belgamazzi, Micaeli Silva
Antioxidante
Sorghum bicolor
Palhada
Polifenóis
title_short ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO SORGO
title_full ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO SORGO
title_fullStr ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO SORGO
title_full_unstemmed ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO SORGO
title_sort ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO SORGO
author Belgamazzi, Micaeli Silva
author_facet Belgamazzi, Micaeli Silva
Tombini, Larissa
Fiorucci, Letycia Lopes Ricardo
Bido, Graciene de Souza
author_role author
author2 Tombini, Larissa
Fiorucci, Letycia Lopes Ricardo
Bido, Graciene de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belgamazzi, Micaeli Silva
Tombini, Larissa
Fiorucci, Letycia Lopes Ricardo
Bido, Graciene de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Antioxidante
Sorghum bicolor
Palhada
Polifenóis
topic Antioxidante
Sorghum bicolor
Palhada
Polifenóis
dc.description.none.fl_txt_mv O Sorgo [Sorghum bicolor (L.) Moench], é utilizado na produção de farinha para panificação, amido industrial, álcool e sua palhada é utilizada como forragem ou cobertura de solo, possuindo uma alta taxa de capacidade antioxidante. A palhada formada pelos restos culturais do sorgo é utilizada como cobertura verde, além de contribuir na melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo, na manutenção da temperatura e da umidade do mesmo. Pode ser um importante instrumento para auxiliar no controle das plantas daninhas. O sorgo apresenta-se com uma elevada concentração de compostos fenólicos como, por exemplo, os ácidos fenólicos, antocianinas e taninos. Esses Compostos fenólicos presentes nas diversas partes do sorgo podem apresentar atividade antioxidante, o que pode diminuir o estresse oxidativo de outras plantas utilizados em consorcio ou rotação de culturas combinado com o sorgo. Sendo objetivo desse trabalho analisar a atividade antioxidante do sorgo e sua ação sobre as culturas agrícolas. Sendo assim, o experimento foi realizado no laboratório de Farmacognosia da Unicesumar, com a utilização do espectrofotômetro, com o intuito de determinar a relação entre o teor de polifenóis e a capacidade antioxidante nas frações líquido-líquido do sorgo e sua ação sobre as plantações agrícolas. Os resultados mais expressivos foram observados para as frações acetato de etila e diclorometano, com CI50 igual a 74,55 µg mL-1 e 85,08 µg mL-1 respectivamente.
description O Sorgo [Sorghum bicolor (L.) Moench], é utilizado na produção de farinha para panificação, amido industrial, álcool e sua palhada é utilizada como forragem ou cobertura de solo, possuindo uma alta taxa de capacidade antioxidante. A palhada formada pelos restos culturais do sorgo é utilizada como cobertura verde, além de contribuir na melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo, na manutenção da temperatura e da umidade do mesmo. Pode ser um importante instrumento para auxiliar no controle das plantas daninhas. O sorgo apresenta-se com uma elevada concentração de compostos fenólicos como, por exemplo, os ácidos fenólicos, antocianinas e taninos. Esses Compostos fenólicos presentes nas diversas partes do sorgo podem apresentar atividade antioxidante, o que pode diminuir o estresse oxidativo de outras plantas utilizados em consorcio ou rotação de culturas combinado com o sorgo. Sendo objetivo desse trabalho analisar a atividade antioxidante do sorgo e sua ação sobre as culturas agrícolas. Sendo assim, o experimento foi realizado no laboratório de Farmacognosia da Unicesumar, com a utilização do espectrofotômetro, com o intuito de determinar a relação entre o teor de polifenóis e a capacidade antioxidante nas frações líquido-líquido do sorgo e sua ação sobre as plantações agrícolas. Os resultados mais expressivos foram observados para as frações acetato de etila e diclorometano, com CI50 igual a 74,55 µg mL-1 e 85,08 µg mL-1 respectivamente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-06T19:34:38Z
2019-08-06T19:34:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1192
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1192
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948615627374592