TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO SEXUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Beatriz Tomé Deo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nogueira, Rafaela Hipólito, Coelho, Kelley Cristina, Palácio, Siméia Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1707
Resumo: As disfunções sexuais são caracterizadas como o comprometimento do desempenho sexual tanto em homens quanto nas mulheres interferindo em qualidade de vida física e mental. Anomalias como dispareunia, vaginismo, ejaculação precoce e transtorno erétil podem ser tratados com técnicas envolvendo a fisioterapia uroginecologica. O presente estudo de caso teve como objetivo minimizar e reverter o quadro, melhorar a disfunção sexual e a qualidade de vida dos pacientes com disfunção sexual. Foram incluídos no estudo 2 indivíduos com idade variando de 75 a 77 anos com disfunção sexual, sendo um do sexo feminino e outro do sexo masculino. Foram excluídos pacientes neurológicos e com deficiência mental. Os participantes foram triados na clínica de fisioterapia da Unicesumar e foram avaliados através dos seguintes instrumentos: Questionário do desempenho sexual (QS-F) direcionado para o sexo feminino e Questionário do desempenho sexual (QS-M) direcionado para o sexo masculino e questionário de qualidade de vida (SF-36) para ambos os sexos. Na sequência os mesmos foram submetidos a 10 sessões de tratamento fisioterapêutico de 45 minutos, duas vezes por semana utilizando a cinesioterapia com exercícios de Kegel. Com o tratamento fisioterapêutico a paciente do sexo feminino melhorou 40% no desempenho sexual, 5% na capacidade funcional e 22% no nível de dor, enquanto o paciente do sexo masculino melhorou 73% no desempenho sexual, 10% na capacidade funcional, 50% nos aspectos físicos e 15% na vitalidade. Dessa forma, pode-se concluir que houve melhora na disfunção sexual e qualidade de vida nos indivíduos tratados com o tratamento fisioterapêutico.
id UNICESU -1_2da0cd6e4326f6aec937cd6725904733
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1707
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO SEXUALdisfunção sexualincontinência urinariafisioterapiaAs disfunções sexuais são caracterizadas como o comprometimento do desempenho sexual tanto em homens quanto nas mulheres interferindo em qualidade de vida física e mental. Anomalias como dispareunia, vaginismo, ejaculação precoce e transtorno erétil podem ser tratados com técnicas envolvendo a fisioterapia uroginecologica. O presente estudo de caso teve como objetivo minimizar e reverter o quadro, melhorar a disfunção sexual e a qualidade de vida dos pacientes com disfunção sexual. Foram incluídos no estudo 2 indivíduos com idade variando de 75 a 77 anos com disfunção sexual, sendo um do sexo feminino e outro do sexo masculino. Foram excluídos pacientes neurológicos e com deficiência mental. Os participantes foram triados na clínica de fisioterapia da Unicesumar e foram avaliados através dos seguintes instrumentos: Questionário do desempenho sexual (QS-F) direcionado para o sexo feminino e Questionário do desempenho sexual (QS-M) direcionado para o sexo masculino e questionário de qualidade de vida (SF-36) para ambos os sexos. Na sequência os mesmos foram submetidos a 10 sessões de tratamento fisioterapêutico de 45 minutos, duas vezes por semana utilizando a cinesioterapia com exercícios de Kegel. Com o tratamento fisioterapêutico a paciente do sexo feminino melhorou 40% no desempenho sexual, 5% na capacidade funcional e 22% no nível de dor, enquanto o paciente do sexo masculino melhorou 73% no desempenho sexual, 10% na capacidade funcional, 50% nos aspectos físicos e 15% na vitalidade. Dessa forma, pode-se concluir que houve melhora na disfunção sexual e qualidade de vida nos indivíduos tratados com o tratamento fisioterapêutico.Unicesumar2019-08-16T13:48:19Z2019-08-16T13:48:19Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1707otherSilva, Beatriz Tomé DeoNogueira, Rafaela HipólitoCoelho, Kelley CristinaPalácio, Siméia Gasparreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:54Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:12.457Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO SEXUAL
title TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO SEXUAL
spellingShingle TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO SEXUAL
Silva, Beatriz Tomé Deo
disfunção sexual
incontinência urinaria
fisioterapia
title_short TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO SEXUAL
title_full TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO SEXUAL
title_fullStr TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO SEXUAL
title_full_unstemmed TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO SEXUAL
title_sort TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO SEXUAL
author Silva, Beatriz Tomé Deo
author_facet Silva, Beatriz Tomé Deo
Nogueira, Rafaela Hipólito
Coelho, Kelley Cristina
Palácio, Siméia Gaspar
author_role author
author2 Nogueira, Rafaela Hipólito
Coelho, Kelley Cristina
Palácio, Siméia Gaspar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Beatriz Tomé Deo
Nogueira, Rafaela Hipólito
Coelho, Kelley Cristina
Palácio, Siméia Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv disfunção sexual
incontinência urinaria
fisioterapia
topic disfunção sexual
incontinência urinaria
fisioterapia
dc.description.none.fl_txt_mv As disfunções sexuais são caracterizadas como o comprometimento do desempenho sexual tanto em homens quanto nas mulheres interferindo em qualidade de vida física e mental. Anomalias como dispareunia, vaginismo, ejaculação precoce e transtorno erétil podem ser tratados com técnicas envolvendo a fisioterapia uroginecologica. O presente estudo de caso teve como objetivo minimizar e reverter o quadro, melhorar a disfunção sexual e a qualidade de vida dos pacientes com disfunção sexual. Foram incluídos no estudo 2 indivíduos com idade variando de 75 a 77 anos com disfunção sexual, sendo um do sexo feminino e outro do sexo masculino. Foram excluídos pacientes neurológicos e com deficiência mental. Os participantes foram triados na clínica de fisioterapia da Unicesumar e foram avaliados através dos seguintes instrumentos: Questionário do desempenho sexual (QS-F) direcionado para o sexo feminino e Questionário do desempenho sexual (QS-M) direcionado para o sexo masculino e questionário de qualidade de vida (SF-36) para ambos os sexos. Na sequência os mesmos foram submetidos a 10 sessões de tratamento fisioterapêutico de 45 minutos, duas vezes por semana utilizando a cinesioterapia com exercícios de Kegel. Com o tratamento fisioterapêutico a paciente do sexo feminino melhorou 40% no desempenho sexual, 5% na capacidade funcional e 22% no nível de dor, enquanto o paciente do sexo masculino melhorou 73% no desempenho sexual, 10% na capacidade funcional, 50% nos aspectos físicos e 15% na vitalidade. Dessa forma, pode-se concluir que houve melhora na disfunção sexual e qualidade de vida nos indivíduos tratados com o tratamento fisioterapêutico.
description As disfunções sexuais são caracterizadas como o comprometimento do desempenho sexual tanto em homens quanto nas mulheres interferindo em qualidade de vida física e mental. Anomalias como dispareunia, vaginismo, ejaculação precoce e transtorno erétil podem ser tratados com técnicas envolvendo a fisioterapia uroginecologica. O presente estudo de caso teve como objetivo minimizar e reverter o quadro, melhorar a disfunção sexual e a qualidade de vida dos pacientes com disfunção sexual. Foram incluídos no estudo 2 indivíduos com idade variando de 75 a 77 anos com disfunção sexual, sendo um do sexo feminino e outro do sexo masculino. Foram excluídos pacientes neurológicos e com deficiência mental. Os participantes foram triados na clínica de fisioterapia da Unicesumar e foram avaliados através dos seguintes instrumentos: Questionário do desempenho sexual (QS-F) direcionado para o sexo feminino e Questionário do desempenho sexual (QS-M) direcionado para o sexo masculino e questionário de qualidade de vida (SF-36) para ambos os sexos. Na sequência os mesmos foram submetidos a 10 sessões de tratamento fisioterapêutico de 45 minutos, duas vezes por semana utilizando a cinesioterapia com exercícios de Kegel. Com o tratamento fisioterapêutico a paciente do sexo feminino melhorou 40% no desempenho sexual, 5% na capacidade funcional e 22% no nível de dor, enquanto o paciente do sexo masculino melhorou 73% no desempenho sexual, 10% na capacidade funcional, 50% nos aspectos físicos e 15% na vitalidade. Dessa forma, pode-se concluir que houve melhora na disfunção sexual e qualidade de vida nos indivíduos tratados com o tratamento fisioterapêutico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-16T13:48:19Z
2019-08-16T13:48:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1707
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1707
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948615639957504