DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ATENDIMENTO À PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRISCHILIARI, Adriano
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CREMON, Elaine Cristina, MELLO, Nathália Jorge Simões de, WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5005
Resumo: A família da pessoa acometida pelo transtorno mental após a década de 1980 passou a perceber mudanças na política de saúde mental. Tal política tem priorizado os atendimentos extra- hospitalares e com isso, possibilita uma maior convivência das pessoas acometidas pelo transtorno mental com suas famílias.Neste contexto espera-se que a pessoa que sofre com o transtorno mental possa receber atendimento conforme preconizado pelas novas políticas públicas na área de saúde mental. O objetivo geral deste estudo foi descrever o atendimento à pessoa com transtorno mental desde a primeira internação – se nos moldes hospital ocêntrico, ou não – até o momento e; identificar as facilidades e dificuldades que elas encontram nos serviços de saúde mental relacionados ao serviço propriamente dito. Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no período de janeiro a fevereiro de 2011. Os 14 colaboradores pertencem a oito famílias de pessoas com transtornos mentais residentes dos municípios da 11ª Regional de Saúde. Utilizou a história oral temática como técnica de coleta dos dados. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados demonstram que em relação à assistência extra- hospitalar prestada à pessoa com transtorno mental, ainda há uma dificuldade neste aspecto. Quanto à internação em hospital asilar, identifica-se piora no quadro da pessoa acometida pelo transtorno mental; os relacionamentos familiares são permeados de sentimentos de dor e sofrimento, acompanhado de diversas dificuldades. Concluí-se que a enfermagem tem papel importante na recuperação da pessoa com transtorno mental junto à família para orientá-la e apoiá-la em suas necessidades.
id UNICESU -1_2f83080a252b8cb773a70d1ef4317e1d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5005
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ATENDIMENTO À PESSOA COM TRANSTORNO MENTALEnfermagemSaúde mentalFamíliaA família da pessoa acometida pelo transtorno mental após a década de 1980 passou a perceber mudanças na política de saúde mental. Tal política tem priorizado os atendimentos extra- hospitalares e com isso, possibilita uma maior convivência das pessoas acometidas pelo transtorno mental com suas famílias.Neste contexto espera-se que a pessoa que sofre com o transtorno mental possa receber atendimento conforme preconizado pelas novas políticas públicas na área de saúde mental. O objetivo geral deste estudo foi descrever o atendimento à pessoa com transtorno mental desde a primeira internação – se nos moldes hospital ocêntrico, ou não – até o momento e; identificar as facilidades e dificuldades que elas encontram nos serviços de saúde mental relacionados ao serviço propriamente dito. Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no período de janeiro a fevereiro de 2011. Os 14 colaboradores pertencem a oito famílias de pessoas com transtornos mentais residentes dos municípios da 11ª Regional de Saúde. Utilizou a história oral temática como técnica de coleta dos dados. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados demonstram que em relação à assistência extra- hospitalar prestada à pessoa com transtorno mental, ainda há uma dificuldade neste aspecto. Quanto à internação em hospital asilar, identifica-se piora no quadro da pessoa acometida pelo transtorno mental; os relacionamentos familiares são permeados de sentimentos de dor e sofrimento, acompanhado de diversas dificuldades. Concluí-se que a enfermagem tem papel importante na recuperação da pessoa com transtorno mental junto à família para orientá-la e apoiá-la em suas necessidades.UniCesumar2020-02-13T17:20:31Z2020-02-13T17:20:31Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5005otherBRISCHILIARI, AdrianoCREMON, Elaine CristinaMELLO, Nathália Jorge Simões deWAIDMAN, Maria Angélica Pagliarinireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:43Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:49.282Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ATENDIMENTO À PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL
title DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ATENDIMENTO À PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL
spellingShingle DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ATENDIMENTO À PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL
BRISCHILIARI, Adriano
Enfermagem
Saúde mental
Família
title_short DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ATENDIMENTO À PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL
title_full DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ATENDIMENTO À PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL
title_fullStr DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ATENDIMENTO À PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL
title_full_unstemmed DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ATENDIMENTO À PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL
title_sort DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ATENDIMENTO À PESSOA COM TRANSTORNO MENTAL
author BRISCHILIARI, Adriano
author_facet BRISCHILIARI, Adriano
CREMON, Elaine Cristina
MELLO, Nathália Jorge Simões de
WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini
author_role author
author2 CREMON, Elaine Cristina
MELLO, Nathália Jorge Simões de
WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRISCHILIARI, Adriano
CREMON, Elaine Cristina
MELLO, Nathália Jorge Simões de
WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Saúde mental
Família
topic Enfermagem
Saúde mental
Família
dc.description.none.fl_txt_mv A família da pessoa acometida pelo transtorno mental após a década de 1980 passou a perceber mudanças na política de saúde mental. Tal política tem priorizado os atendimentos extra- hospitalares e com isso, possibilita uma maior convivência das pessoas acometidas pelo transtorno mental com suas famílias.Neste contexto espera-se que a pessoa que sofre com o transtorno mental possa receber atendimento conforme preconizado pelas novas políticas públicas na área de saúde mental. O objetivo geral deste estudo foi descrever o atendimento à pessoa com transtorno mental desde a primeira internação – se nos moldes hospital ocêntrico, ou não – até o momento e; identificar as facilidades e dificuldades que elas encontram nos serviços de saúde mental relacionados ao serviço propriamente dito. Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no período de janeiro a fevereiro de 2011. Os 14 colaboradores pertencem a oito famílias de pessoas com transtornos mentais residentes dos municípios da 11ª Regional de Saúde. Utilizou a história oral temática como técnica de coleta dos dados. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados demonstram que em relação à assistência extra- hospitalar prestada à pessoa com transtorno mental, ainda há uma dificuldade neste aspecto. Quanto à internação em hospital asilar, identifica-se piora no quadro da pessoa acometida pelo transtorno mental; os relacionamentos familiares são permeados de sentimentos de dor e sofrimento, acompanhado de diversas dificuldades. Concluí-se que a enfermagem tem papel importante na recuperação da pessoa com transtorno mental junto à família para orientá-la e apoiá-la em suas necessidades.
description A família da pessoa acometida pelo transtorno mental após a década de 1980 passou a perceber mudanças na política de saúde mental. Tal política tem priorizado os atendimentos extra- hospitalares e com isso, possibilita uma maior convivência das pessoas acometidas pelo transtorno mental com suas famílias.Neste contexto espera-se que a pessoa que sofre com o transtorno mental possa receber atendimento conforme preconizado pelas novas políticas públicas na área de saúde mental. O objetivo geral deste estudo foi descrever o atendimento à pessoa com transtorno mental desde a primeira internação – se nos moldes hospital ocêntrico, ou não – até o momento e; identificar as facilidades e dificuldades que elas encontram nos serviços de saúde mental relacionados ao serviço propriamente dito. Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no período de janeiro a fevereiro de 2011. Os 14 colaboradores pertencem a oito famílias de pessoas com transtornos mentais residentes dos municípios da 11ª Regional de Saúde. Utilizou a história oral temática como técnica de coleta dos dados. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados demonstram que em relação à assistência extra- hospitalar prestada à pessoa com transtorno mental, ainda há uma dificuldade neste aspecto. Quanto à internação em hospital asilar, identifica-se piora no quadro da pessoa acometida pelo transtorno mental; os relacionamentos familiares são permeados de sentimentos de dor e sofrimento, acompanhado de diversas dificuldades. Concluí-se que a enfermagem tem papel importante na recuperação da pessoa com transtorno mental junto à família para orientá-la e apoiá-la em suas necessidades.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-13T17:20:31Z
2020-02-13T17:20:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5005
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5005
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948589145587712