METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5º E 6º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3674 |
Resumo: | A metodologia de avaliação interativa “QUIZ IN TIME” - MEDICINA (teste de tempo), descrita neste trabalho, foi desenvolvida pela necessidade existente de novas metodologias que abranjam as múltiplas áreas a serem exploradas na formação médica (GONTIJO, 2015). Este método é caracterizado por ser uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina, utilizando-se de provas aplicadas por meio de exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré-estabelecidos, obtidos na literatura adotada pela escola (Universidade Estadual de Maringá - UEM). Tal metodologia tem por objetivo melhorar a aprendizagem dos alunos de medicina, proporcionando estudo de casos clínicos em grupo, nos quais há possibilidade de discutir e analisar o caso apresentado de maneira conjunta. Isso incentiva o aluno a ter uma reflexão crítica do seu conhecimento e também uma atitude ética para com os seus colegas, o que reflete uma maior integração profissional da realidade da prática médica (MITRE, 2008; BERBEL, 2011). Desta forma, este estudo compara o desempenho de alunos do quinto e do sexto ano do Curso de Medicina da UEM no ano de 2018 e no primeiro semestre de 2019, avaliados pelo método “Quiz in time”. Assim, por meio do cálculo estatístico do qui-quadrado, foi testada a hipótese de que a experiência adquirida pelos alunos do sexto ano deveria se refletir em uma maior quantidade ou porcentagem de acertos que os alunos do quinto ano. |
id |
UNICESU -1_306ef477d6d046dca1e6437b6b758563 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3674 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5º E 6º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEMAprendizagemEducação médicaMétodo ativoA metodologia de avaliação interativa “QUIZ IN TIME” - MEDICINA (teste de tempo), descrita neste trabalho, foi desenvolvida pela necessidade existente de novas metodologias que abranjam as múltiplas áreas a serem exploradas na formação médica (GONTIJO, 2015). Este método é caracterizado por ser uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina, utilizando-se de provas aplicadas por meio de exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré-estabelecidos, obtidos na literatura adotada pela escola (Universidade Estadual de Maringá - UEM). Tal metodologia tem por objetivo melhorar a aprendizagem dos alunos de medicina, proporcionando estudo de casos clínicos em grupo, nos quais há possibilidade de discutir e analisar o caso apresentado de maneira conjunta. Isso incentiva o aluno a ter uma reflexão crítica do seu conhecimento e também uma atitude ética para com os seus colegas, o que reflete uma maior integração profissional da realidade da prática médica (MITRE, 2008; BERBEL, 2011). Desta forma, este estudo compara o desempenho de alunos do quinto e do sexto ano do Curso de Medicina da UEM no ano de 2018 e no primeiro semestre de 2019, avaliados pelo método “Quiz in time”. Assim, por meio do cálculo estatístico do qui-quadrado, foi testada a hipótese de que a experiência adquirida pelos alunos do sexto ano deveria se refletir em uma maior quantidade ou porcentagem de acertos que os alunos do quinto ano.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-18T20:31:35Z2019-12-18T20:31:35Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3674porSILVA, Débora FranciscoGDLA, JéssicaCREVELIM, Karoline RodriguesSOUZA, Fernando deMURAD, Ivaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:20:43ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5º E 6º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM |
title |
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5º E 6º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM |
spellingShingle |
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5º E 6º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM SILVA, Débora Francisco Aprendizagem Educação médica Método ativo |
title_short |
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5º E 6º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM |
title_full |
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5º E 6º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM |
title_fullStr |
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5º E 6º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5º E 6º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM |
title_sort |
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5º E 6º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM |
author |
SILVA, Débora Francisco |
author_facet |
SILVA, Débora Francisco GDLA, Jéssica CREVELIM, Karoline Rodrigues SOUZA, Fernando de MURAD, Ivan |
author_role |
author |
author2 |
GDLA, Jéssica CREVELIM, Karoline Rodrigues SOUZA, Fernando de MURAD, Ivan |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Débora Francisco GDLA, Jéssica CREVELIM, Karoline Rodrigues SOUZA, Fernando de MURAD, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação médica Método ativo |
topic |
Aprendizagem Educação médica Método ativo |
description |
A metodologia de avaliação interativa “QUIZ IN TIME” - MEDICINA (teste de tempo), descrita neste trabalho, foi desenvolvida pela necessidade existente de novas metodologias que abranjam as múltiplas áreas a serem exploradas na formação médica (GONTIJO, 2015). Este método é caracterizado por ser uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina, utilizando-se de provas aplicadas por meio de exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré-estabelecidos, obtidos na literatura adotada pela escola (Universidade Estadual de Maringá - UEM). Tal metodologia tem por objetivo melhorar a aprendizagem dos alunos de medicina, proporcionando estudo de casos clínicos em grupo, nos quais há possibilidade de discutir e analisar o caso apresentado de maneira conjunta. Isso incentiva o aluno a ter uma reflexão crítica do seu conhecimento e também uma atitude ética para com os seus colegas, o que reflete uma maior integração profissional da realidade da prática médica (MITRE, 2008; BERBEL, 2011). Desta forma, este estudo compara o desempenho de alunos do quinto e do sexto ano do Curso de Medicina da UEM no ano de 2018 e no primeiro semestre de 2019, avaliados pelo método “Quiz in time”. Assim, por meio do cálculo estatístico do qui-quadrado, foi testada a hipótese de que a experiência adquirida pelos alunos do sexto ano deveria se refletir em uma maior quantidade ou porcentagem de acertos que os alunos do quinto ano. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18T20:31:35Z 2019-12-18T20:31:35Z 2019-10-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3674 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771937168293888 |