ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES POSTURAIS E O USO DE MOCHILAS EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVINA, Thairiane Justino
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CANASSA, Letícia Novaes, MARIM, Marlos, WITTIG, Daniela Saldanha, MACHADO, Michelle Cardoso, COLOSIO, Renata Capellazzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3222
Resumo: Posturapode ser definida como uma posição ou atitude do corpo. As alterações posturais e dores na coluna vertebral em crianças podem possuir origens multicausais.O comportamento postural das crianças durante ensino fundamental é o grande responsável por alguns hábitos posturais incorretos adotados.Estudos realizados recomendam que o peso da mochila não deva exceder de 10% a 15% do peso correspondente do aluno.Sendo assim, este trabalho teve por objetivo, analisar o modelo, o modo de transportar, e a carga transportada em mochilas dos alunos além da presença de alterações posturais e as possíveis correlações existentes. A coleta de dados foi realizada nas dependências do próprio Colégio durante os meses de setembro a novembro de 2014. Foi utilizada uma balança para pesagem dos alunos e das mochilas,Simetrógrafo, ainda aplicou-se um questionário estruturado composto por 15 questões com alternativas e uma ficha de avaliação.Para o registro e análise dos dados utilizou-se o pacote estatístico computacional Statistical Package for the Social Sciences. As alterações mais frequentes foram a hipercifose dorsal 84,3% seguida da hiperlordose lombar com 66,7%. Também pode se observar uma grande incidência de anteriorização de cabeça 96,1%. Alterações posturais não estão apenas relacionadas com peso das mochilas ou modo a qual elas são carregadas, mas também com os hábitos cotidianos. A participação de um profissional Fisioterapeuta em escolas pode ser de grande importância, uma vez que desperta a curiosidade e o interesse em adquirir uma postura adequada.
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