USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DURANTE A GRAVIDEZ: RECONHECENDO O INVISÍVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marangoni, Sônia Regina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Beraldo, Barbara Reccanello, Rosa, Ohana Panatto, Oliveira, Magda Lúcia Felix de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1673
Resumo: Estudo descritivo exploratório realizado por meio de análise retrospectiva de fichas de Ocorrência Toxicológica e dos prontuários das gestantes, cujo objetivo foi caracterizar perfil sociodemográfico e do padrão de uso de álcool e outras na gravidez, notificadas em um Centro de controle de Intoxicações do Noroeste do Paraná, entre 2008 a 2015. No período analisado, foram notificadas 57 gestantes por uso de álcool e outras drogas. Predominante jovem, com baixa escolaridade, ausência de vínculo empregatício, baixa adesão ao de pré-natal, viver em situação de rua e conflitos com a justiça. As drogas ilícitas utilizadas foram o crack (77,2%), a maconha (40,3%) e a cocaína em pó (15,8%) e as lícitas, tabaco (49,1%) e álcool (19,3%). As intercorrências obstétricas foram o principal motivo de internação, elas tinham baixa adesão ao pré-natal. O desfecho principal encontrado foi o parto vaginal e cirúrgico, elas tiveram período de internação superior ao esperado, baixo vínculo afetivo com recém-nascido e ausência de aleitamento materno. Os resultados indicam a necessidade da atenção ao pré-natal, de baixo risco, desenvolver estratégias voltadas para a detecção precoce do uso de drogas, visando o manejo adequado das gestantes. A maioria das puérperas receberam alta hospitalar com acompanhamento do conselho tutelar e perda provisória da guarda dos filhos.
id UNICESU -1_327255d70f377d76543a8dd2dd644629
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1673
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DURANTE A GRAVIDEZ: RECONHECENDO O INVISÍVELCentros de Controle de IntoxicaçõesComplicações na GravidezPolítica PúblicaSaúde MaternaTranstornos Relacionados ao Uso de SubstânciasEstudo descritivo exploratório realizado por meio de análise retrospectiva de fichas de Ocorrência Toxicológica e dos prontuários das gestantes, cujo objetivo foi caracterizar perfil sociodemográfico e do padrão de uso de álcool e outras na gravidez, notificadas em um Centro de controle de Intoxicações do Noroeste do Paraná, entre 2008 a 2015. No período analisado, foram notificadas 57 gestantes por uso de álcool e outras drogas. Predominante jovem, com baixa escolaridade, ausência de vínculo empregatício, baixa adesão ao de pré-natal, viver em situação de rua e conflitos com a justiça. As drogas ilícitas utilizadas foram o crack (77,2%), a maconha (40,3%) e a cocaína em pó (15,8%) e as lícitas, tabaco (49,1%) e álcool (19,3%). As intercorrências obstétricas foram o principal motivo de internação, elas tinham baixa adesão ao pré-natal. O desfecho principal encontrado foi o parto vaginal e cirúrgico, elas tiveram período de internação superior ao esperado, baixo vínculo afetivo com recém-nascido e ausência de aleitamento materno. Os resultados indicam a necessidade da atenção ao pré-natal, de baixo risco, desenvolver estratégias voltadas para a detecção precoce do uso de drogas, visando o manejo adequado das gestantes. A maioria das puérperas receberam alta hospitalar com acompanhamento do conselho tutelar e perda provisória da guarda dos filhos.Unicesumar2019-08-16T11:34:37Z2019-08-16T11:34:37Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1673otherMarangoni, Sônia ReginaBeraldo, Barbara ReccanelloRosa, Ohana PanattoOliveira, Magda Lúcia Felix dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:37Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:40.113Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DURANTE A GRAVIDEZ: RECONHECENDO O INVISÍVEL
title USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DURANTE A GRAVIDEZ: RECONHECENDO O INVISÍVEL
spellingShingle USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DURANTE A GRAVIDEZ: RECONHECENDO O INVISÍVEL
Marangoni, Sônia Regina
Centros de Controle de Intoxicações
Complicações na Gravidez
Política Pública
Saúde Materna
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
title_short USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DURANTE A GRAVIDEZ: RECONHECENDO O INVISÍVEL
title_full USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DURANTE A GRAVIDEZ: RECONHECENDO O INVISÍVEL
title_fullStr USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DURANTE A GRAVIDEZ: RECONHECENDO O INVISÍVEL
title_full_unstemmed USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DURANTE A GRAVIDEZ: RECONHECENDO O INVISÍVEL
title_sort USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DURANTE A GRAVIDEZ: RECONHECENDO O INVISÍVEL
author Marangoni, Sônia Regina
author_facet Marangoni, Sônia Regina
Beraldo, Barbara Reccanello
Rosa, Ohana Panatto
Oliveira, Magda Lúcia Felix de
author_role author
author2 Beraldo, Barbara Reccanello
Rosa, Ohana Panatto
Oliveira, Magda Lúcia Felix de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marangoni, Sônia Regina
Beraldo, Barbara Reccanello
Rosa, Ohana Panatto
Oliveira, Magda Lúcia Felix de
dc.subject.por.fl_str_mv Centros de Controle de Intoxicações
Complicações na Gravidez
Política Pública
Saúde Materna
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
topic Centros de Controle de Intoxicações
Complicações na Gravidez
Política Pública
Saúde Materna
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
dc.description.none.fl_txt_mv Estudo descritivo exploratório realizado por meio de análise retrospectiva de fichas de Ocorrência Toxicológica e dos prontuários das gestantes, cujo objetivo foi caracterizar perfil sociodemográfico e do padrão de uso de álcool e outras na gravidez, notificadas em um Centro de controle de Intoxicações do Noroeste do Paraná, entre 2008 a 2015. No período analisado, foram notificadas 57 gestantes por uso de álcool e outras drogas. Predominante jovem, com baixa escolaridade, ausência de vínculo empregatício, baixa adesão ao de pré-natal, viver em situação de rua e conflitos com a justiça. As drogas ilícitas utilizadas foram o crack (77,2%), a maconha (40,3%) e a cocaína em pó (15,8%) e as lícitas, tabaco (49,1%) e álcool (19,3%). As intercorrências obstétricas foram o principal motivo de internação, elas tinham baixa adesão ao pré-natal. O desfecho principal encontrado foi o parto vaginal e cirúrgico, elas tiveram período de internação superior ao esperado, baixo vínculo afetivo com recém-nascido e ausência de aleitamento materno. Os resultados indicam a necessidade da atenção ao pré-natal, de baixo risco, desenvolver estratégias voltadas para a detecção precoce do uso de drogas, visando o manejo adequado das gestantes. A maioria das puérperas receberam alta hospitalar com acompanhamento do conselho tutelar e perda provisória da guarda dos filhos.
description Estudo descritivo exploratório realizado por meio de análise retrospectiva de fichas de Ocorrência Toxicológica e dos prontuários das gestantes, cujo objetivo foi caracterizar perfil sociodemográfico e do padrão de uso de álcool e outras na gravidez, notificadas em um Centro de controle de Intoxicações do Noroeste do Paraná, entre 2008 a 2015. No período analisado, foram notificadas 57 gestantes por uso de álcool e outras drogas. Predominante jovem, com baixa escolaridade, ausência de vínculo empregatício, baixa adesão ao de pré-natal, viver em situação de rua e conflitos com a justiça. As drogas ilícitas utilizadas foram o crack (77,2%), a maconha (40,3%) e a cocaína em pó (15,8%) e as lícitas, tabaco (49,1%) e álcool (19,3%). As intercorrências obstétricas foram o principal motivo de internação, elas tinham baixa adesão ao pré-natal. O desfecho principal encontrado foi o parto vaginal e cirúrgico, elas tiveram período de internação superior ao esperado, baixo vínculo afetivo com recém-nascido e ausência de aleitamento materno. Os resultados indicam a necessidade da atenção ao pré-natal, de baixo risco, desenvolver estratégias voltadas para a detecção precoce do uso de drogas, visando o manejo adequado das gestantes. A maioria das puérperas receberam alta hospitalar com acompanhamento do conselho tutelar e perda provisória da guarda dos filhos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-16T11:34:37Z
2019-08-16T11:34:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1673
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1673
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948635595407360