CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICAS DA CADEIA AGROINDUSTRIAL DO MILHO NO MUNICÍPIO DE SAPEZAL - MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barczsz, Silvio Silvestre
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Serra, Elpídio
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1220
Resumo: Este trabalho tem como objetivo caracterizar a cadeia agroindustrial do milho no município de Sapezal, estado de Matogrosso. Esta pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem predominantemente qualitativa, exploratória e descritiva. Teve como uma das principais fontes de levantamento de dados, a revisão bibliográfica. Este estudo buscou aprofundar o conhecimento sobre o processo de ocupação do espaço da cultura do milho, bem como a relações socioeconômicas geradas por esse processo, além de compreender a dinâmica que está ocorrendo na cadeia agroindustrial do milho na região. Dados preliminares da pesquisa indicam que do ponto de vista econômico, a integração das usinas de cana-de-açúcar com a cadeia do milho, é uma alternativa viável para agregar valor ao milho produzido dentro do estado. Do ponto de vista ambiental, houve um pequeno aumento no desmatamento, nas duas regiões estudadas e do ponto de vista social, a agregação de valor no milho dentro do estado pode aumentar arrecadação com impostos e que esse aumento pode melhorar os investimentos em saúde, educação e segurança.
id UNICESU -1_32bd48b007b541d616863ad57cee4632
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1220
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICAS DA CADEIA AGROINDUSTRIAL DO MILHO NO MUNICÍPIO DE SAPEZAL - MTEnergiaEtanolMilhoSistema AgroindustrialEste trabalho tem como objetivo caracterizar a cadeia agroindustrial do milho no município de Sapezal, estado de Matogrosso. Esta pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem predominantemente qualitativa, exploratória e descritiva. Teve como uma das principais fontes de levantamento de dados, a revisão bibliográfica. Este estudo buscou aprofundar o conhecimento sobre o processo de ocupação do espaço da cultura do milho, bem como a relações socioeconômicas geradas por esse processo, além de compreender a dinâmica que está ocorrendo na cadeia agroindustrial do milho na região. Dados preliminares da pesquisa indicam que do ponto de vista econômico, a integração das usinas de cana-de-açúcar com a cadeia do milho, é uma alternativa viável para agregar valor ao milho produzido dentro do estado. Do ponto de vista ambiental, houve um pequeno aumento no desmatamento, nas duas regiões estudadas e do ponto de vista social, a agregação de valor no milho dentro do estado pode aumentar arrecadação com impostos e que esse aumento pode melhorar os investimentos em saúde, educação e segurança.Unicesumar2019-08-07T13:15:13Z2019-08-07T13:15:13Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1220otherBarczsz, Silvio SilvestreSerra, Elpídioreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:33Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:40.593Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICAS DA CADEIA AGROINDUSTRIAL DO MILHO NO MUNICÍPIO DE SAPEZAL - MT
title CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICAS DA CADEIA AGROINDUSTRIAL DO MILHO NO MUNICÍPIO DE SAPEZAL - MT
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICAS DA CADEIA AGROINDUSTRIAL DO MILHO NO MUNICÍPIO DE SAPEZAL - MT
Barczsz, Silvio Silvestre
Energia
Etanol
Milho
Sistema Agroindustrial
title_short CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICAS DA CADEIA AGROINDUSTRIAL DO MILHO NO MUNICÍPIO DE SAPEZAL - MT
title_full CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICAS DA CADEIA AGROINDUSTRIAL DO MILHO NO MUNICÍPIO DE SAPEZAL - MT
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICAS DA CADEIA AGROINDUSTRIAL DO MILHO NO MUNICÍPIO DE SAPEZAL - MT
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICAS DA CADEIA AGROINDUSTRIAL DO MILHO NO MUNICÍPIO DE SAPEZAL - MT
title_sort CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICAS DA CADEIA AGROINDUSTRIAL DO MILHO NO MUNICÍPIO DE SAPEZAL - MT
author Barczsz, Silvio Silvestre
author_facet Barczsz, Silvio Silvestre
Serra, Elpídio
author_role author
author2 Serra, Elpídio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barczsz, Silvio Silvestre
Serra, Elpídio
dc.subject.por.fl_str_mv Energia
Etanol
Milho
Sistema Agroindustrial
topic Energia
Etanol
Milho
Sistema Agroindustrial
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo caracterizar a cadeia agroindustrial do milho no município de Sapezal, estado de Matogrosso. Esta pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem predominantemente qualitativa, exploratória e descritiva. Teve como uma das principais fontes de levantamento de dados, a revisão bibliográfica. Este estudo buscou aprofundar o conhecimento sobre o processo de ocupação do espaço da cultura do milho, bem como a relações socioeconômicas geradas por esse processo, além de compreender a dinâmica que está ocorrendo na cadeia agroindustrial do milho na região. Dados preliminares da pesquisa indicam que do ponto de vista econômico, a integração das usinas de cana-de-açúcar com a cadeia do milho, é uma alternativa viável para agregar valor ao milho produzido dentro do estado. Do ponto de vista ambiental, houve um pequeno aumento no desmatamento, nas duas regiões estudadas e do ponto de vista social, a agregação de valor no milho dentro do estado pode aumentar arrecadação com impostos e que esse aumento pode melhorar os investimentos em saúde, educação e segurança.
description Este trabalho tem como objetivo caracterizar a cadeia agroindustrial do milho no município de Sapezal, estado de Matogrosso. Esta pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem predominantemente qualitativa, exploratória e descritiva. Teve como uma das principais fontes de levantamento de dados, a revisão bibliográfica. Este estudo buscou aprofundar o conhecimento sobre o processo de ocupação do espaço da cultura do milho, bem como a relações socioeconômicas geradas por esse processo, além de compreender a dinâmica que está ocorrendo na cadeia agroindustrial do milho na região. Dados preliminares da pesquisa indicam que do ponto de vista econômico, a integração das usinas de cana-de-açúcar com a cadeia do milho, é uma alternativa viável para agregar valor ao milho produzido dentro do estado. Do ponto de vista ambiental, houve um pequeno aumento no desmatamento, nas duas regiões estudadas e do ponto de vista social, a agregação de valor no milho dentro do estado pode aumentar arrecadação com impostos e que esse aumento pode melhorar os investimentos em saúde, educação e segurança.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-07T13:15:13Z
2019-08-07T13:15:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1220
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1220
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948602774978560