COMO OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E AS MÃES OFERECEM LEITE POR COPO A RECÉM-NASCIDOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUERRA, Geisiane Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SILVA, Keila Paula da, GOMES, Cristiane Faccio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5039
Resumo: Esse projeto teve por objetivo caracterizar as técnicas utilizadas pelos profissionais da saúde e pelas mães para oferecer a lactentes alimentação por copo que é uma técnica simples, prática e objetiva. É considerado também um método que oferece menores condições para as bactérias se multiplicarem e possibilita que a mãe ou outra pessoa tenha mais contato com o bebê, promovendo maior entrosamento psicológico. Além disso, durante a alimentação por copo o lactente mantém estabilidade fisiológica, principalmente com relação à saturação de oxigênio e a mantém mais estável do que quando alimentado por mamadeira. Esse procedimento de administração do leite com o uso do copo possui passos importantesque devem ser cuidadosamente seguidos, no entanto muitas vezes a técnica é realizada de forma incorreta por parte da equipe de profissionais de saúde responsável pelo cuidado dos neonatos, o que gera riscos de engasgos e aspirações. Os sujeitos do estudo foram 17 mães de recém-nascidos a termo e sem intercorrências e 5 profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos em enfermagem, fonoaudiólogos) que atuam na maternidade de um hospital filantrópico localizado no município de Maringá – Paraná, totalizando 22 participantes. Para a realização do estudo os materiais utilizados serão Protocolo de Observação da Técnica do Copo e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido às mães e profissionais de saúde. A observação feita através desta pesquisa possibilitou evidenciar e caracterizar algumas práticas adequadas e outras inadequadas na aplicação da técnica do copo, tanto por parte das mães quanto dos profissionais de saúde, visto ser uma técnica pouco divulgada e aprimorada no ambiente da maternidade.
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