ANÁLISE DE ÁCIDOS HALOACÉTICOS (HAACs) EM PONTOS CRÍTICOS NA CIDADE DE MARINGÁ - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PALUMBO, Daniela Jandussi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ANDREOLA, Ricardo, FRANCO, Janaina de Melo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2676
Resumo: Para a água se tornar potável e útil ao consumo humano ela deve ser submetida a um processo de desinfecção onde microorganismos nocivos à saúde são inativados ou destruídos pelo cloro. O cloro é um agente desinfetante da água que atende a requisitos como, não ser tóxico ao homem em baixas concentrações e impede a proliferação de microorganismos patogênicos. Porém, sua aplicação na água faz com que ele reaja com a matéria orgânica dissolvida, resultando em subprodutos nocivos à saúde humana como trialometanos, ácidos haloacéticos, entre outros subprodutos orgânicos halogenados. O presente trabalho tem como objetivo realizar análises de ácidos haloacéticos, cloro residual livre e compostos orgânicos naturais em amostras de água tratada. Pontos de amostragem serão escolhidos de modo a maximizar a concentração de ácidos haloacéticos, como em pontas de rede e locais que abriguem populações de risco, como albergues e creches. Como resultados, espera - se realizar a comparação dos valores dos parâmetros encontrados, em ácidos haloacéticos e cloro residual livre, com os respectivos valores máximos permissíveis, que constam na Portaria do Ministério da Saúde n. 2914/2011.
id UNICESU -1_332ea2f9e4b837e0ce5b5f02170f80a4
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2676
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE DE ÁCIDOS HALOACÉTICOS (HAACs) EM PONTOS CRÍTICOS NA CIDADE DE MARINGÁ - PRCloro residualDesinfecçãoMatéria orgânicaSubprodutos da cloraçãoPara a água se tornar potável e útil ao consumo humano ela deve ser submetida a um processo de desinfecção onde microorganismos nocivos à saúde são inativados ou destruídos pelo cloro. O cloro é um agente desinfetante da água que atende a requisitos como, não ser tóxico ao homem em baixas concentrações e impede a proliferação de microorganismos patogênicos. Porém, sua aplicação na água faz com que ele reaja com a matéria orgânica dissolvida, resultando em subprodutos nocivos à saúde humana como trialometanos, ácidos haloacéticos, entre outros subprodutos orgânicos halogenados. O presente trabalho tem como objetivo realizar análises de ácidos haloacéticos, cloro residual livre e compostos orgânicos naturais em amostras de água tratada. Pontos de amostragem serão escolhidos de modo a maximizar a concentração de ácidos haloacéticos, como em pontas de rede e locais que abriguem populações de risco, como albergues e creches. Como resultados, espera - se realizar a comparação dos valores dos parâmetros encontrados, em ácidos haloacéticos e cloro residual livre, com os respectivos valores máximos permissíveis, que constam na Portaria do Ministério da Saúde n. 2914/2011.UniCesumar2019-11-12T17:41:04Z2019-11-12T17:41:04Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2676otherPALUMBO, Daniela JandussiANDREOLA, RicardoFRANCO, Janaina de Meloreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:07Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:15.142Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE ÁCIDOS HALOACÉTICOS (HAACs) EM PONTOS CRÍTICOS NA CIDADE DE MARINGÁ - PR
title ANÁLISE DE ÁCIDOS HALOACÉTICOS (HAACs) EM PONTOS CRÍTICOS NA CIDADE DE MARINGÁ - PR
spellingShingle ANÁLISE DE ÁCIDOS HALOACÉTICOS (HAACs) EM PONTOS CRÍTICOS NA CIDADE DE MARINGÁ - PR
PALUMBO, Daniela Jandussi
Cloro residual
Desinfecção
Matéria orgânica
Subprodutos da cloração
title_short ANÁLISE DE ÁCIDOS HALOACÉTICOS (HAACs) EM PONTOS CRÍTICOS NA CIDADE DE MARINGÁ - PR
title_full ANÁLISE DE ÁCIDOS HALOACÉTICOS (HAACs) EM PONTOS CRÍTICOS NA CIDADE DE MARINGÁ - PR
title_fullStr ANÁLISE DE ÁCIDOS HALOACÉTICOS (HAACs) EM PONTOS CRÍTICOS NA CIDADE DE MARINGÁ - PR
title_full_unstemmed ANÁLISE DE ÁCIDOS HALOACÉTICOS (HAACs) EM PONTOS CRÍTICOS NA CIDADE DE MARINGÁ - PR
title_sort ANÁLISE DE ÁCIDOS HALOACÉTICOS (HAACs) EM PONTOS CRÍTICOS NA CIDADE DE MARINGÁ - PR
author PALUMBO, Daniela Jandussi
author_facet PALUMBO, Daniela Jandussi
ANDREOLA, Ricardo
FRANCO, Janaina de Melo
author_role author
author2 ANDREOLA, Ricardo
FRANCO, Janaina de Melo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PALUMBO, Daniela Jandussi
ANDREOLA, Ricardo
FRANCO, Janaina de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Cloro residual
Desinfecção
Matéria orgânica
Subprodutos da cloração
topic Cloro residual
Desinfecção
Matéria orgânica
Subprodutos da cloração
dc.description.none.fl_txt_mv Para a água se tornar potável e útil ao consumo humano ela deve ser submetida a um processo de desinfecção onde microorganismos nocivos à saúde são inativados ou destruídos pelo cloro. O cloro é um agente desinfetante da água que atende a requisitos como, não ser tóxico ao homem em baixas concentrações e impede a proliferação de microorganismos patogênicos. Porém, sua aplicação na água faz com que ele reaja com a matéria orgânica dissolvida, resultando em subprodutos nocivos à saúde humana como trialometanos, ácidos haloacéticos, entre outros subprodutos orgânicos halogenados. O presente trabalho tem como objetivo realizar análises de ácidos haloacéticos, cloro residual livre e compostos orgânicos naturais em amostras de água tratada. Pontos de amostragem serão escolhidos de modo a maximizar a concentração de ácidos haloacéticos, como em pontas de rede e locais que abriguem populações de risco, como albergues e creches. Como resultados, espera - se realizar a comparação dos valores dos parâmetros encontrados, em ácidos haloacéticos e cloro residual livre, com os respectivos valores máximos permissíveis, que constam na Portaria do Ministério da Saúde n. 2914/2011.
description Para a água se tornar potável e útil ao consumo humano ela deve ser submetida a um processo de desinfecção onde microorganismos nocivos à saúde são inativados ou destruídos pelo cloro. O cloro é um agente desinfetante da água que atende a requisitos como, não ser tóxico ao homem em baixas concentrações e impede a proliferação de microorganismos patogênicos. Porém, sua aplicação na água faz com que ele reaja com a matéria orgânica dissolvida, resultando em subprodutos nocivos à saúde humana como trialometanos, ácidos haloacéticos, entre outros subprodutos orgânicos halogenados. O presente trabalho tem como objetivo realizar análises de ácidos haloacéticos, cloro residual livre e compostos orgânicos naturais em amostras de água tratada. Pontos de amostragem serão escolhidos de modo a maximizar a concentração de ácidos haloacéticos, como em pontas de rede e locais que abriguem populações de risco, como albergues e creches. Como resultados, espera - se realizar a comparação dos valores dos parâmetros encontrados, em ácidos haloacéticos e cloro residual livre, com os respectivos valores máximos permissíveis, que constam na Portaria do Ministério da Saúde n. 2914/2011.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-12T17:41:04Z
2019-11-12T17:41:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2676
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2676
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948622399078400