DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: CONCEITO E CARACTERIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5761 |
Resumo: | Deficiência Múltipla (DM) é a expressão adotada para designar pessoas que têm mais de uma deficiência. É uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas revelando associações diversas de deficiências que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social. Grande dificuldade para os educadores que atuam nessa área é a insuficiência de literatura sobre o assunto, a falta de intercâmbio de experiências e a escassez de pesquisas científicas e de registros da prática pedagógica. Diante deste contexto, o presente estudo busca uma revisão atual dos principais aspectos relacionados à deficiência múltipla, incluindo conceito, incidência, epidemiologia e caracterização. Este artigo trata de uma revisão abrangente, não sistemática da literatura sobre a deficiência múltipla. Considerando os achados na literatura sobre a deficiência múltipla, é essencial uma boa avaliação que pressupõe um conhecimento tanto das capacidades do aluno quanto da crença da importância de se criar condições de natureza diversa que favoreçam a promoção humana e a qualidade de vida no mundo físico e social. Pode-se concluir que a DM não pode ser concebida simplesmente como um atributo inerente á pessoa reconhecida e tratada como deficiente. É uma condição que emerge da interação entre as pessoas com determinados atributos e o meio social, que interpreta como desvantagens as variações no comportamento e na capacidade, pela presença daqueles atributos. |
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Deficiência Múltipla (DM) é a expressão adotada para designar pessoas que têm mais de uma deficiência. É uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas revelando associações diversas de deficiências que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social. Grande dificuldade para os educadores que atuam nessa área é a insuficiência de literatura sobre o assunto, a falta de intercâmbio de experiências e a escassez de pesquisas científicas e de registros da prática pedagógica. Diante deste contexto, o presente estudo busca uma revisão atual dos principais aspectos relacionados à deficiência múltipla, incluindo conceito, incidência, epidemiologia e caracterização. Este artigo trata de uma revisão abrangente, não sistemática da literatura sobre a deficiência múltipla. Considerando os achados na literatura sobre a deficiência múltipla, é essencial uma boa avaliação que pressupõe um conhecimento tanto das capacidades do aluno quanto da crença da importância de se criar condições de natureza diversa que favoreçam a promoção humana e a qualidade de vida no mundo físico e social. Pode-se concluir que a DM não pode ser concebida simplesmente como um atributo inerente á pessoa reconhecida e tratada como deficiente. É uma condição que emerge da interação entre as pessoas com determinados atributos e o meio social, que interpreta como desvantagens as variações no comportamento e na capacidade, pela presença daqueles atributos. |
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