FICÇÃO OU REALIDADE? ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE EVENTOS CLIMÁTICOS NOS FILMES “2012”, “O DIA DEPOIS DE AMANHÔ E “TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rafael Veloso da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: OLIVEIRA, Julio Rodrigues de, YOKOO, Sandra Carbonera
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3553
Resumo: Contemplando que o Cinema é algo da cultura popular observou-se nessa pesquisa como os filmes que apresentam temática de ficção científica, são representadas, o que distingue o “possível”, do “exagero” que é apresentado nos filmes. Estes podem ser considerados alertas a sociedade dada às ações antrópicas, bem como a própria dinâmica climática natural do planeta. O objetivo foi entender como as percepções de eventos climáticos estão sendo representados no cinema, mais precisamente a filmes de ficção científica (Cli-fi) que se atém a eventos climáticos, tendo em vista que a Sétima Arte atinge o denominado público de massas. Através da análise de alguns filmes que retratam questões do clima, como as mudanças climáticas, tornados, furacões, estiagens,entre outros, procurou-se entender quais relações são estabelecidas com a realidade. A metodologia consistiu na busca de referenciais teóricos, a fim de fundamentar a pesquisa, por ser uma temática não tão explorada, na literatura conta com poucos referenciais teóricos,e análise dos eventos climáticos dos filmes“Tempestade Planeta em fúria” (2017); “2012” (2009) e “O dia depois de amanhã” (2004). Certificou – se que muitos destes filmes apresentam circunstâncias que realmente estão acontecendo, enquanto outros são considerados filmes com o intuito de “impactar”, o público das massas, e lucrar com a bilheteria.
id UNICESU -1_3389c87e94fac2daf21c29d1fde17fa1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3553
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling FICÇÃO OU REALIDADE? ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE EVENTOS CLIMÁTICOS NOS FILMES “2012”, “O DIA DEPOIS DE AMANHÔ E “TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA”Geografia do cinemaCultura de massasFim do mundoCli - fiContemplando que o Cinema é algo da cultura popular observou-se nessa pesquisa como os filmes que apresentam temática de ficção científica, são representadas, o que distingue o “possível”, do “exagero” que é apresentado nos filmes. Estes podem ser considerados alertas a sociedade dada às ações antrópicas, bem como a própria dinâmica climática natural do planeta. O objetivo foi entender como as percepções de eventos climáticos estão sendo representados no cinema, mais precisamente a filmes de ficção científica (Cli-fi) que se atém a eventos climáticos, tendo em vista que a Sétima Arte atinge o denominado público de massas. Através da análise de alguns filmes que retratam questões do clima, como as mudanças climáticas, tornados, furacões, estiagens,entre outros, procurou-se entender quais relações são estabelecidas com a realidade. A metodologia consistiu na busca de referenciais teóricos, a fim de fundamentar a pesquisa, por ser uma temática não tão explorada, na literatura conta com poucos referenciais teóricos,e análise dos eventos climáticos dos filmes“Tempestade Planeta em fúria” (2017); “2012” (2009) e “O dia depois de amanhã” (2004). Certificou – se que muitos destes filmes apresentam circunstâncias que realmente estão acontecendo, enquanto outros são considerados filmes com o intuito de “impactar”, o público das massas, e lucrar com a bilheteria.UniCesumar2019-12-11T19:45:52Z2019-12-11T19:45:52Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3553otherSILVA, Rafael Veloso daOLIVEIRA, Julio Rodrigues deYOKOO, Sandra Carbonerareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:27.245Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv FICÇÃO OU REALIDADE? ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE EVENTOS CLIMÁTICOS NOS FILMES “2012”, “O DIA DEPOIS DE AMANHÔ E “TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA”
title FICÇÃO OU REALIDADE? ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE EVENTOS CLIMÁTICOS NOS FILMES “2012”, “O DIA DEPOIS DE AMANHÔ E “TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA”
spellingShingle FICÇÃO OU REALIDADE? ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE EVENTOS CLIMÁTICOS NOS FILMES “2012”, “O DIA DEPOIS DE AMANHÔ E “TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA”
SILVA, Rafael Veloso da
Geografia do cinema
Cultura de massas
Fim do mundo
Cli - fi
title_short FICÇÃO OU REALIDADE? ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE EVENTOS CLIMÁTICOS NOS FILMES “2012”, “O DIA DEPOIS DE AMANHÔ E “TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA”
title_full FICÇÃO OU REALIDADE? ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE EVENTOS CLIMÁTICOS NOS FILMES “2012”, “O DIA DEPOIS DE AMANHÔ E “TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA”
title_fullStr FICÇÃO OU REALIDADE? ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE EVENTOS CLIMÁTICOS NOS FILMES “2012”, “O DIA DEPOIS DE AMANHÔ E “TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA”
title_full_unstemmed FICÇÃO OU REALIDADE? ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE EVENTOS CLIMÁTICOS NOS FILMES “2012”, “O DIA DEPOIS DE AMANHÔ E “TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA”
title_sort FICÇÃO OU REALIDADE? ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE EVENTOS CLIMÁTICOS NOS FILMES “2012”, “O DIA DEPOIS DE AMANHÔ E “TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA”
author SILVA, Rafael Veloso da
author_facet SILVA, Rafael Veloso da
OLIVEIRA, Julio Rodrigues de
YOKOO, Sandra Carbonera
author_role author
author2 OLIVEIRA, Julio Rodrigues de
YOKOO, Sandra Carbonera
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Rafael Veloso da
OLIVEIRA, Julio Rodrigues de
YOKOO, Sandra Carbonera
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia do cinema
Cultura de massas
Fim do mundo
Cli - fi
topic Geografia do cinema
Cultura de massas
Fim do mundo
Cli - fi
dc.description.none.fl_txt_mv Contemplando que o Cinema é algo da cultura popular observou-se nessa pesquisa como os filmes que apresentam temática de ficção científica, são representadas, o que distingue o “possível”, do “exagero” que é apresentado nos filmes. Estes podem ser considerados alertas a sociedade dada às ações antrópicas, bem como a própria dinâmica climática natural do planeta. O objetivo foi entender como as percepções de eventos climáticos estão sendo representados no cinema, mais precisamente a filmes de ficção científica (Cli-fi) que se atém a eventos climáticos, tendo em vista que a Sétima Arte atinge o denominado público de massas. Através da análise de alguns filmes que retratam questões do clima, como as mudanças climáticas, tornados, furacões, estiagens,entre outros, procurou-se entender quais relações são estabelecidas com a realidade. A metodologia consistiu na busca de referenciais teóricos, a fim de fundamentar a pesquisa, por ser uma temática não tão explorada, na literatura conta com poucos referenciais teóricos,e análise dos eventos climáticos dos filmes“Tempestade Planeta em fúria” (2017); “2012” (2009) e “O dia depois de amanhã” (2004). Certificou – se que muitos destes filmes apresentam circunstâncias que realmente estão acontecendo, enquanto outros são considerados filmes com o intuito de “impactar”, o público das massas, e lucrar com a bilheteria.
description Contemplando que o Cinema é algo da cultura popular observou-se nessa pesquisa como os filmes que apresentam temática de ficção científica, são representadas, o que distingue o “possível”, do “exagero” que é apresentado nos filmes. Estes podem ser considerados alertas a sociedade dada às ações antrópicas, bem como a própria dinâmica climática natural do planeta. O objetivo foi entender como as percepções de eventos climáticos estão sendo representados no cinema, mais precisamente a filmes de ficção científica (Cli-fi) que se atém a eventos climáticos, tendo em vista que a Sétima Arte atinge o denominado público de massas. Através da análise de alguns filmes que retratam questões do clima, como as mudanças climáticas, tornados, furacões, estiagens,entre outros, procurou-se entender quais relações são estabelecidas com a realidade. A metodologia consistiu na busca de referenciais teóricos, a fim de fundamentar a pesquisa, por ser uma temática não tão explorada, na literatura conta com poucos referenciais teóricos,e análise dos eventos climáticos dos filmes“Tempestade Planeta em fúria” (2017); “2012” (2009) e “O dia depois de amanhã” (2004). Certificou – se que muitos destes filmes apresentam circunstâncias que realmente estão acontecendo, enquanto outros são considerados filmes com o intuito de “impactar”, o público das massas, e lucrar com a bilheteria.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T19:45:52Z
2019-12-11T19:45:52Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3553
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3553
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948586799923200