BIOPIRATARIA: UMA AMEAÇA À BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Aline Cristina Pessutti
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CARDIN, Valéria Silva Galdino
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5472
Resumo: A biodiversidade corresponde as diversas formas de vida existentes. Destacamos, então, que a Amazônia é uma região de ampla biodiversidade, atingindo grande relevo no setor econômico face o desenvolvimento da biotecnologia, que através da bioprospecção, visa o descobrimento de princípios ativos nos recursos naturais para o desenvolvimento de produtos altamente comerciais. Neste contexto é que surge a biopirataria, a qual se caracteriza por ser uma conduta violadora dos princípios da Convenção sobre Diversidade Biológica, principalmente no que se refere ao principio da soberania estatal sobre seus recursos naturais e ao principio da repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da exploração do recurso genético. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo pesquisar a ocorrência da biopirataria na região amazônica e analisar os instrumentos jurídicos utilizados atualmente para proteger a biodiversidade diante do acesso ilícito da flora e da fauna. Utilizou-se da técnica de levantamento e análise bibliográfica, a qual consiste no método teórico e compilativo. Fez-se leitura e fichamento das principais fontes de pesquisa, análise do material estudado e anotações sistematizadas dos textos que permitiam aprofundar a compreensão do tema e das questões levantadas. Assim, constatou-se que a ocorrência da biopirataria tem provocado desequilíbrio ambiental, bem como possibilitado a monopolização de recursos genéticos nacionais por países estrangeiros. No tocante a proteção jurídica, não há norma que compreenda especificamente essa conduta ilícita, sendo aplicadas as sanções administrativas presentes no artigo 30 da Medida Provisória 2186-16/2001 e no Decreto 5.459/2005, bem como as sanções penais da Lei 9.605/98.
id UNICESU -1_347e138bd52cbf199f6c3ad18716a9b0
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5472
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling BIOPIRATARIA: UMA AMEAÇA À BIODIVERSIDADE AMAZÔNICAAmazôniaBiodiversidadeBiopiratariaA biodiversidade corresponde as diversas formas de vida existentes. Destacamos, então, que a Amazônia é uma região de ampla biodiversidade, atingindo grande relevo no setor econômico face o desenvolvimento da biotecnologia, que através da bioprospecção, visa o descobrimento de princípios ativos nos recursos naturais para o desenvolvimento de produtos altamente comerciais. Neste contexto é que surge a biopirataria, a qual se caracteriza por ser uma conduta violadora dos princípios da Convenção sobre Diversidade Biológica, principalmente no que se refere ao principio da soberania estatal sobre seus recursos naturais e ao principio da repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da exploração do recurso genético. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo pesquisar a ocorrência da biopirataria na região amazônica e analisar os instrumentos jurídicos utilizados atualmente para proteger a biodiversidade diante do acesso ilícito da flora e da fauna. Utilizou-se da técnica de levantamento e análise bibliográfica, a qual consiste no método teórico e compilativo. Fez-se leitura e fichamento das principais fontes de pesquisa, análise do material estudado e anotações sistematizadas dos textos que permitiam aprofundar a compreensão do tema e das questões levantadas. Assim, constatou-se que a ocorrência da biopirataria tem provocado desequilíbrio ambiental, bem como possibilitado a monopolização de recursos genéticos nacionais por países estrangeiros. No tocante a proteção jurídica, não há norma que compreenda especificamente essa conduta ilícita, sendo aplicadas as sanções administrativas presentes no artigo 30 da Medida Provisória 2186-16/2001 e no Decreto 5.459/2005, bem como as sanções penais da Lei 9.605/98.UniCesumar2020-03-27T14:01:37Z2020-03-27T14:01:37Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5472otherMOREIRA, Aline Cristina PessuttiCARDIN, Valéria Silva Galdinoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:05:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:16.759Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv BIOPIRATARIA: UMA AMEAÇA À BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA
title BIOPIRATARIA: UMA AMEAÇA À BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA
spellingShingle BIOPIRATARIA: UMA AMEAÇA À BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA
MOREIRA, Aline Cristina Pessutti
Amazônia
Biodiversidade
Biopirataria
title_short BIOPIRATARIA: UMA AMEAÇA À BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA
title_full BIOPIRATARIA: UMA AMEAÇA À BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA
title_fullStr BIOPIRATARIA: UMA AMEAÇA À BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA
title_full_unstemmed BIOPIRATARIA: UMA AMEAÇA À BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA
title_sort BIOPIRATARIA: UMA AMEAÇA À BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA
author MOREIRA, Aline Cristina Pessutti
author_facet MOREIRA, Aline Cristina Pessutti
CARDIN, Valéria Silva Galdino
author_role author
author2 CARDIN, Valéria Silva Galdino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, Aline Cristina Pessutti
CARDIN, Valéria Silva Galdino
dc.subject.por.fl_str_mv Amazônia
Biodiversidade
Biopirataria
topic Amazônia
Biodiversidade
Biopirataria
dc.description.none.fl_txt_mv A biodiversidade corresponde as diversas formas de vida existentes. Destacamos, então, que a Amazônia é uma região de ampla biodiversidade, atingindo grande relevo no setor econômico face o desenvolvimento da biotecnologia, que através da bioprospecção, visa o descobrimento de princípios ativos nos recursos naturais para o desenvolvimento de produtos altamente comerciais. Neste contexto é que surge a biopirataria, a qual se caracteriza por ser uma conduta violadora dos princípios da Convenção sobre Diversidade Biológica, principalmente no que se refere ao principio da soberania estatal sobre seus recursos naturais e ao principio da repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da exploração do recurso genético. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo pesquisar a ocorrência da biopirataria na região amazônica e analisar os instrumentos jurídicos utilizados atualmente para proteger a biodiversidade diante do acesso ilícito da flora e da fauna. Utilizou-se da técnica de levantamento e análise bibliográfica, a qual consiste no método teórico e compilativo. Fez-se leitura e fichamento das principais fontes de pesquisa, análise do material estudado e anotações sistematizadas dos textos que permitiam aprofundar a compreensão do tema e das questões levantadas. Assim, constatou-se que a ocorrência da biopirataria tem provocado desequilíbrio ambiental, bem como possibilitado a monopolização de recursos genéticos nacionais por países estrangeiros. No tocante a proteção jurídica, não há norma que compreenda especificamente essa conduta ilícita, sendo aplicadas as sanções administrativas presentes no artigo 30 da Medida Provisória 2186-16/2001 e no Decreto 5.459/2005, bem como as sanções penais da Lei 9.605/98.
description A biodiversidade corresponde as diversas formas de vida existentes. Destacamos, então, que a Amazônia é uma região de ampla biodiversidade, atingindo grande relevo no setor econômico face o desenvolvimento da biotecnologia, que através da bioprospecção, visa o descobrimento de princípios ativos nos recursos naturais para o desenvolvimento de produtos altamente comerciais. Neste contexto é que surge a biopirataria, a qual se caracteriza por ser uma conduta violadora dos princípios da Convenção sobre Diversidade Biológica, principalmente no que se refere ao principio da soberania estatal sobre seus recursos naturais e ao principio da repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da exploração do recurso genético. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo pesquisar a ocorrência da biopirataria na região amazônica e analisar os instrumentos jurídicos utilizados atualmente para proteger a biodiversidade diante do acesso ilícito da flora e da fauna. Utilizou-se da técnica de levantamento e análise bibliográfica, a qual consiste no método teórico e compilativo. Fez-se leitura e fichamento das principais fontes de pesquisa, análise do material estudado e anotações sistematizadas dos textos que permitiam aprofundar a compreensão do tema e das questões levantadas. Assim, constatou-se que a ocorrência da biopirataria tem provocado desequilíbrio ambiental, bem como possibilitado a monopolização de recursos genéticos nacionais por países estrangeiros. No tocante a proteção jurídica, não há norma que compreenda especificamente essa conduta ilícita, sendo aplicadas as sanções administrativas presentes no artigo 30 da Medida Provisória 2186-16/2001 e no Decreto 5.459/2005, bem como as sanções penais da Lei 9.605/98.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-03-27T14:01:37Z
2020-03-27T14:01:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5472
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5472
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948627892568064