ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE JORNALISMO SEGMENTADO E JORNALISMO ESPECIALIZADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Michely Regina de Macêdo Massa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: PEREIRA, Tiago Santos, RODELLA, Cibele Abdo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6100
Resumo: Por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, analisam-se as definições de jornalismo especializado e jornalismo segmentado apresentadas por diversos autores para identificar se há realmente pormenores ou características que justifiquem uma separação teórico-prática ou se há uma aproximação a ponto de eliminar qualquer divisão entre tais práticas. Esta discussão do campo da teoria do jornalismo é embasada e contextualizada ao relacionar o surgimento da segmentação e da especialização com o capitalismo, apresentando-as como frutos do massivo. Entender como tais formas de jornalismo se desenvolveram é tão importante quanto discuti-las enquanto práticas do mercado atual e, principalmente, como o futuro do jornalismo impresso. Diante da escassez de bibliografia e autores que contemplem e expliquem a segmentação e a especialização na área jornalística, buscou-se analisar e confrontar as definições apresentadas por pesquisadores como Wilma Moraes, Juarez Bahia, Dulcília Buitoni e Marília Scalzo. São autores que não trabalham como foco o segmentado e o especializado, porém suas obras indicam a opinião sobre tais práticas. Visto que grande parte da bibliografia utilizada foi publicada na década de 1990, a entrevista com especialistas na área tornou-se indispensável. Por ser um mercado em constante transformação, há a necessidade de informações que correspondam à realidade profissional atual. Houve contato presencial com jornalistas da cidade, como Rogério Recco, e por meio online, com professores, jornalistas e pesquisadores que estudam o assunto em questão, entre os quais José Marques de Melo e Mirna Tônus. Como um dos pontos abordados refere-se ao futuro do jornalismo impresso, com ênfase no segmentado e no especializado, alunos do último período do curso de jornalismo do Cesumar – Centro Universitário de Maringá – demonstraram, por meio de questionário, a relação que estabelecem com o tema, apontando, entre outras questões, se há o desejo em se especializar em alguma área.
id UNICESU -1_34ad018871fc7b4a7eb39ef2cc9b6e9f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6100
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE JORNALISMO SEGMENTADO E JORNALISMO ESPECIALIZADOEspecializaçãoJornalismoSegmentação.Por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, analisam-se as definições de jornalismo especializado e jornalismo segmentado apresentadas por diversos autores para identificar se há realmente pormenores ou características que justifiquem uma separação teórico-prática ou se há uma aproximação a ponto de eliminar qualquer divisão entre tais práticas. Esta discussão do campo da teoria do jornalismo é embasada e contextualizada ao relacionar o surgimento da segmentação e da especialização com o capitalismo, apresentando-as como frutos do massivo. Entender como tais formas de jornalismo se desenvolveram é tão importante quanto discuti-las enquanto práticas do mercado atual e, principalmente, como o futuro do jornalismo impresso. Diante da escassez de bibliografia e autores que contemplem e expliquem a segmentação e a especialização na área jornalística, buscou-se analisar e confrontar as definições apresentadas por pesquisadores como Wilma Moraes, Juarez Bahia, Dulcília Buitoni e Marília Scalzo. São autores que não trabalham como foco o segmentado e o especializado, porém suas obras indicam a opinião sobre tais práticas. Visto que grande parte da bibliografia utilizada foi publicada na década de 1990, a entrevista com especialistas na área tornou-se indispensável. Por ser um mercado em constante transformação, há a necessidade de informações que correspondam à realidade profissional atual. Houve contato presencial com jornalistas da cidade, como Rogério Recco, e por meio online, com professores, jornalistas e pesquisadores que estudam o assunto em questão, entre os quais José Marques de Melo e Mirna Tônus. Como um dos pontos abordados refere-se ao futuro do jornalismo impresso, com ênfase no segmentado e no especializado, alunos do último período do curso de jornalismo do Cesumar – Centro Universitário de Maringá – demonstraram, por meio de questionário, a relação que estabelecem com o tema, apontando, entre outras questões, se há o desejo em se especializar em alguma área.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-09-30T19:01:14Z2020-09-30T19:01:14Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6100porPEREIRA, Michely Regina de Macêdo MassaPEREIRA, Tiago SantosRODELLA, Cibele Abdoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-01T06:01:37ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE JORNALISMO SEGMENTADO E JORNALISMO ESPECIALIZADO
title ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE JORNALISMO SEGMENTADO E JORNALISMO ESPECIALIZADO
spellingShingle ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE JORNALISMO SEGMENTADO E JORNALISMO ESPECIALIZADO
PEREIRA, Michely Regina de Macêdo Massa
Especialização
Jornalismo
Segmentação
.
title_short ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE JORNALISMO SEGMENTADO E JORNALISMO ESPECIALIZADO
title_full ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE JORNALISMO SEGMENTADO E JORNALISMO ESPECIALIZADO
title_fullStr ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE JORNALISMO SEGMENTADO E JORNALISMO ESPECIALIZADO
title_full_unstemmed ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE JORNALISMO SEGMENTADO E JORNALISMO ESPECIALIZADO
title_sort ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE JORNALISMO SEGMENTADO E JORNALISMO ESPECIALIZADO
author PEREIRA, Michely Regina de Macêdo Massa
author_facet PEREIRA, Michely Regina de Macêdo Massa
PEREIRA, Tiago Santos
RODELLA, Cibele Abdo
author_role author
author2 PEREIRA, Tiago Santos
RODELLA, Cibele Abdo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Michely Regina de Macêdo Massa
PEREIRA, Tiago Santos
RODELLA, Cibele Abdo
dc.subject.por.fl_str_mv Especialização
Jornalismo
Segmentação
.
topic Especialização
Jornalismo
Segmentação
.
description Por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, analisam-se as definições de jornalismo especializado e jornalismo segmentado apresentadas por diversos autores para identificar se há realmente pormenores ou características que justifiquem uma separação teórico-prática ou se há uma aproximação a ponto de eliminar qualquer divisão entre tais práticas. Esta discussão do campo da teoria do jornalismo é embasada e contextualizada ao relacionar o surgimento da segmentação e da especialização com o capitalismo, apresentando-as como frutos do massivo. Entender como tais formas de jornalismo se desenvolveram é tão importante quanto discuti-las enquanto práticas do mercado atual e, principalmente, como o futuro do jornalismo impresso. Diante da escassez de bibliografia e autores que contemplem e expliquem a segmentação e a especialização na área jornalística, buscou-se analisar e confrontar as definições apresentadas por pesquisadores como Wilma Moraes, Juarez Bahia, Dulcília Buitoni e Marília Scalzo. São autores que não trabalham como foco o segmentado e o especializado, porém suas obras indicam a opinião sobre tais práticas. Visto que grande parte da bibliografia utilizada foi publicada na década de 1990, a entrevista com especialistas na área tornou-se indispensável. Por ser um mercado em constante transformação, há a necessidade de informações que correspondam à realidade profissional atual. Houve contato presencial com jornalistas da cidade, como Rogério Recco, e por meio online, com professores, jornalistas e pesquisadores que estudam o assunto em questão, entre os quais José Marques de Melo e Mirna Tônus. Como um dos pontos abordados refere-se ao futuro do jornalismo impresso, com ênfase no segmentado e no especializado, alunos do último período do curso de jornalismo do Cesumar – Centro Universitário de Maringá – demonstraram, por meio de questionário, a relação que estabelecem com o tema, apontando, entre outras questões, se há o desejo em se especializar em alguma área.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-09-30T19:01:14Z
2020-09-30T19:01:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6100
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771958072705024