ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES VITIMA DE TRAUMA MULTISSITÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1919 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo relatar a experiência vivenciada por enfermeiros sobre o acolhimento aos familiares de pacientes vítimas de trauma multissistêmico, atendidos na sala de estabilização do Pronto Socorro do Hospital Universitário Regional de Maringá-PR. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir de observação sistemática. Participaram cinco enfermeiros atuantes no serviço, e o processo de observação foi realizado nos meses de outubro a dezembro de 2015. No período observado ocorreram em média 3 a 5 atendimentos à pacientes traumatizados por período de seis horas, a maioria do sexo masculino, transportados por serviços de atendimento pré-hospitalar de urgência. Evidenciou-se que na sala de estabilização permeia um ambiente com complexidade tecnológica, em que o foco inicial é o atendimento rápido ao paciente, ficando o familiar como figura secundária, na maioria das vezes retirado do cenário de atendimento. Foi recorrente o sofrimento dos familiares que se encontravam ausentes da sala de atendimento, muitas vezes desprovidos de acolhimento e de informação adequada. Observou-se que a sala de estabilização possui limitações na estrutura física, como falta de espaço para permanência do acompanhante, déficit de recursos humanos, e despreparo da equipe para acolhimento familiar no contexto emergencial. Apesar das dificuldades, os enfermeiros apontaram a necessidade do desenvolvimento e aplicação de ações protocolares para a inclusão da família/familiar/acompanhante. |
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ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES VITIMA DE TRAUMA MULTISSITÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIATratamento de EmergênciaRelações Profissional-FamíliaHumanização da AssistênciaO presente estudo teve por objetivo relatar a experiência vivenciada por enfermeiros sobre o acolhimento aos familiares de pacientes vítimas de trauma multissistêmico, atendidos na sala de estabilização do Pronto Socorro do Hospital Universitário Regional de Maringá-PR. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir de observação sistemática. Participaram cinco enfermeiros atuantes no serviço, e o processo de observação foi realizado nos meses de outubro a dezembro de 2015. No período observado ocorreram em média 3 a 5 atendimentos à pacientes traumatizados por período de seis horas, a maioria do sexo masculino, transportados por serviços de atendimento pré-hospitalar de urgência. Evidenciou-se que na sala de estabilização permeia um ambiente com complexidade tecnológica, em que o foco inicial é o atendimento rápido ao paciente, ficando o familiar como figura secundária, na maioria das vezes retirado do cenário de atendimento. Foi recorrente o sofrimento dos familiares que se encontravam ausentes da sala de atendimento, muitas vezes desprovidos de acolhimento e de informação adequada. Observou-se que a sala de estabilização possui limitações na estrutura física, como falta de espaço para permanência do acompanhante, déficit de recursos humanos, e despreparo da equipe para acolhimento familiar no contexto emergencial. Apesar das dificuldades, os enfermeiros apontaram a necessidade do desenvolvimento e aplicação de ações protocolares para a inclusão da família/familiar/acompanhante.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-20T11:52:39Z2019-08-20T11:52:39Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1919porMILAN, Natalia SimeãoLIMA, Muriel Fernanda deOLIVEIRA, Wellington Alexandre deOLIVEIRA, Magda Lúcia Félix deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:31:00ZRepositório InstitucionalPRI |
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