ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES VITIMA DE TRAUMA MULTISSITÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MILAN, Natalia Simeão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: LIMA, Muriel Fernanda de, OLIVEIRA, Wellington Alexandre de, OLIVEIRA, Magda Lúcia Félix de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1919
Resumo: O presente estudo teve por objetivo relatar a experiência vivenciada por enfermeiros sobre o acolhimento aos familiares de pacientes vítimas de trauma multissistêmico, atendidos na sala de estabilização do Pronto Socorro do Hospital Universitário Regional de Maringá-PR. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir de observação sistemática. Participaram cinco enfermeiros atuantes no serviço, e o processo de observação foi realizado nos meses de outubro a dezembro de 2015. No período observado ocorreram em média 3 a 5 atendimentos à pacientes traumatizados por período de seis horas, a maioria do sexo masculino, transportados por serviços de atendimento pré-hospitalar de urgência. Evidenciou-se que na sala de estabilização permeia um ambiente com complexidade tecnológica, em que o foco inicial é o atendimento rápido ao paciente, ficando o familiar como figura secundária, na maioria das vezes retirado do cenário de atendimento. Foi recorrente o sofrimento dos familiares que se encontravam ausentes da sala de atendimento, muitas vezes desprovidos de acolhimento e de informação adequada. Observou-se que a sala de estabilização possui limitações na estrutura física, como falta de espaço para permanência do acompanhante, déficit de recursos humanos, e despreparo da equipe para acolhimento familiar no contexto emergencial. Apesar das dificuldades, os enfermeiros apontaram a necessidade do desenvolvimento e aplicação de ações protocolares para a inclusão da família/familiar/acompanhante.
id UNICESU -1_35501d6e9b7860810d0a1ec8a50f3ee7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1919
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES VITIMA DE TRAUMA MULTISSITÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIATratamento de EmergênciaRelações Profissional-FamíliaHumanização da AssistênciaO presente estudo teve por objetivo relatar a experiência vivenciada por enfermeiros sobre o acolhimento aos familiares de pacientes vítimas de trauma multissistêmico, atendidos na sala de estabilização do Pronto Socorro do Hospital Universitário Regional de Maringá-PR. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir de observação sistemática. Participaram cinco enfermeiros atuantes no serviço, e o processo de observação foi realizado nos meses de outubro a dezembro de 2015. No período observado ocorreram em média 3 a 5 atendimentos à pacientes traumatizados por período de seis horas, a maioria do sexo masculino, transportados por serviços de atendimento pré-hospitalar de urgência. Evidenciou-se que na sala de estabilização permeia um ambiente com complexidade tecnológica, em que o foco inicial é o atendimento rápido ao paciente, ficando o familiar como figura secundária, na maioria das vezes retirado do cenário de atendimento. Foi recorrente o sofrimento dos familiares que se encontravam ausentes da sala de atendimento, muitas vezes desprovidos de acolhimento e de informação adequada. Observou-se que a sala de estabilização possui limitações na estrutura física, como falta de espaço para permanência do acompanhante, déficit de recursos humanos, e despreparo da equipe para acolhimento familiar no contexto emergencial. Apesar das dificuldades, os enfermeiros apontaram a necessidade do desenvolvimento e aplicação de ações protocolares para a inclusão da família/familiar/acompanhante.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-20T11:52:39Z2019-08-20T11:52:39Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1919porMILAN, Natalia SimeãoLIMA, Muriel Fernanda deOLIVEIRA, Wellington Alexandre deOLIVEIRA, Magda Lúcia Félix deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:31:00ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES VITIMA DE TRAUMA MULTISSITÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES VITIMA DE TRAUMA MULTISSITÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES VITIMA DE TRAUMA MULTISSITÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
MILAN, Natalia Simeão
Tratamento de Emergência
Relações Profissional-Família
Humanização da Assistência
title_short ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES VITIMA DE TRAUMA MULTISSITÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES VITIMA DE TRAUMA MULTISSITÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES VITIMA DE TRAUMA MULTISSITÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES VITIMA DE TRAUMA MULTISSITÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES VITIMA DE TRAUMA MULTISSITÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author MILAN, Natalia Simeão
author_facet MILAN, Natalia Simeão
LIMA, Muriel Fernanda de
OLIVEIRA, Wellington Alexandre de
OLIVEIRA, Magda Lúcia Félix de
author_role author
author2 LIMA, Muriel Fernanda de
OLIVEIRA, Wellington Alexandre de
OLIVEIRA, Magda Lúcia Félix de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MILAN, Natalia Simeão
LIMA, Muriel Fernanda de
OLIVEIRA, Wellington Alexandre de
OLIVEIRA, Magda Lúcia Félix de
dc.subject.por.fl_str_mv Tratamento de Emergência
Relações Profissional-Família
Humanização da Assistência
topic Tratamento de Emergência
Relações Profissional-Família
Humanização da Assistência
description O presente estudo teve por objetivo relatar a experiência vivenciada por enfermeiros sobre o acolhimento aos familiares de pacientes vítimas de trauma multissistêmico, atendidos na sala de estabilização do Pronto Socorro do Hospital Universitário Regional de Maringá-PR. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir de observação sistemática. Participaram cinco enfermeiros atuantes no serviço, e o processo de observação foi realizado nos meses de outubro a dezembro de 2015. No período observado ocorreram em média 3 a 5 atendimentos à pacientes traumatizados por período de seis horas, a maioria do sexo masculino, transportados por serviços de atendimento pré-hospitalar de urgência. Evidenciou-se que na sala de estabilização permeia um ambiente com complexidade tecnológica, em que o foco inicial é o atendimento rápido ao paciente, ficando o familiar como figura secundária, na maioria das vezes retirado do cenário de atendimento. Foi recorrente o sofrimento dos familiares que se encontravam ausentes da sala de atendimento, muitas vezes desprovidos de acolhimento e de informação adequada. Observou-se que a sala de estabilização possui limitações na estrutura física, como falta de espaço para permanência do acompanhante, déficit de recursos humanos, e despreparo da equipe para acolhimento familiar no contexto emergencial. Apesar das dificuldades, os enfermeiros apontaram a necessidade do desenvolvimento e aplicação de ações protocolares para a inclusão da família/familiar/acompanhante.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-20T11:52:39Z
2019-08-20T11:52:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1919
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771944698118144