Grupos operativos interdisciplinares como estratégia de promoção da saúde aos jovens universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8957 |
Resumo: | A saúde do jovem universitário não está ligada apenas a fatores fisiológicos ou hereditários, mas também aos psicológicos, de aprendizagem e interpessoais. Pensar a promoção da saúde no ambiente universitário, utilizando o trabalho com grupos, representa um importante recurso para a conscientização dos jovens sobre diversos temas. Nesse cenário, a presente dissertação teve como objetivo analisar os resultados da intervenção grupal interdisciplinar utilizando os conceitos e técnicas dos grupos operativos em jovens universitários, visando a criação de um espaço grupal de promoção da reflexão e aprendizagem em saúde numa Instituição de Ensino Superior (IES) do norte paranaense. A relevância desta pesquisa está relacionada à possibilidade de contribuir na construção de uma estratégia para os profissionais envolvidos e a valorização de ações que visem à promoção da saúde e ao trabalho interdisciplinar. A revisão de literatura inicialmente apresenta sobre a realidade dos jovens universitários, em consonância com a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE) e o movimento das Universidades Promotoras da Saúde (UPS). No segundo momento são abordados os grupos operativos e como estes podem contribuir para produzir espaços promotores da saúde, configurando-se uma importante ferramenta de aprendizagem e reflexão sobre qualidade de vida e bem-estar. Em seguida são apresentados dois artigos, um refere-se à revisão sistemática em periódicos sobre o trabalho com grupos operativos em promoção da saúde, e outro que discorre sobre a intervenção proposta e seus respectivos resultados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na abordagem teórico metodológica construtivista social. No total foram realizados sete encontros operativos com a média de cinco alunas do curso de pedagogia com idade entre 19 e 29 anos. Os dois primeiros encontros foram para levantamento da demanda. Do terceiro ao sexto priorizou-se o caráter interdisciplinar, com o convite de profissionais a partir da demanda identificada. O sétimo encontro se deu para fechamento da intervenção. Foram analisados os sentidos dos discursos nos depoimentos dos participantes, por meio do mapeamento dos principais significantes que foram emergindo no processo grupal, utilizando a técnica de análise de conteúdo temática e os recursos metodológicos da técnica grupal construída por PichonRivière, conhecido como Esquema Conceitual Referencial Operativo (ECRO). Codificou-se o material, por meio do Programa NVIVO, que ajudou na identificação das palavras que mais se repetiram nos discursos, transformando os dados brutos em dados compreensíveis e respectivas palavras similares. Os resultados apontam que os grupos operativos proporcionaram aos participantes trocas de experiências sobre temas norteadores em comum, possibilitando a aprendizagem sobre vários contextos. Os resultados da intervenção utilizando os grupos operativos mostraram que ocorreram mudanças de ideias que antes eram cristalizadas, bem como o processo de aprendizagem sobre os seguintes temas: demandas internas, angústias e autocobranças, e demandas externas, como a universidade e o trabalho. Ressalta-se como principal dificuldade enfrentada durante a realização desta pesquisa, a resistência dos universitários aderirem à intervenção grupal. O trabalho com jovens universitários proporcionou um espaço para que elas pudessem refletir sobre sua saúde dentro da universidade, que o compartilhamento de ideias individuais para o grupal traz novas ressignificações no modo de olhar e compreender esta importante etapa da vida. |
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