A PROLIFERAÇÃO DOS CURSOS DE DIREITO E A CRISE ÉTICA NO ENSINO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1491 |
Resumo: | O Brasil é um país que possui mais de duzentos milhões de pessoas e atualmente possui uma alta densidade demográfica de advogados. O país passou por um período de expansão nos cursos de direito sem que fosse verificada a necessidade de vagas para o futuro profissional de direito. A primeira crise no ensino foi com a ditadura militar para cercear o pensamento crítico dos advogados que poderiam se opor ao regime. A segunda crise foi a alteração da Lei de Diretrizes e Bases em 1996 que possibilitou a criação de cursos com um currículo mínimo, sem a devida fiscalização. Além de não haver uma fiscalização efetiva para verificar o aprendizado dentro de um mínimo aceitável para preparar o futuro egresso, não há um controle da qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior. O objetivo deste estudo é analisar o ensino do direito massificado e voltado para a obtenção de lucro, sem a preocupação ética no ensino e na formação do profissional do direito. O método utilizado foi o dedutivo, partindo ensino do direito para as instituições de ensino que não têm ética, e visam ao lucro. |
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A PROLIFERAÇÃO DOS CURSOS DE DIREITO E A CRISE ÉTICA NO ENSINOEnsino JurídicoProliferação dos cursos de DireitoÉtica no ensinoO Brasil é um país que possui mais de duzentos milhões de pessoas e atualmente possui uma alta densidade demográfica de advogados. O país passou por um período de expansão nos cursos de direito sem que fosse verificada a necessidade de vagas para o futuro profissional de direito. A primeira crise no ensino foi com a ditadura militar para cercear o pensamento crítico dos advogados que poderiam se opor ao regime. A segunda crise foi a alteração da Lei de Diretrizes e Bases em 1996 que possibilitou a criação de cursos com um currículo mínimo, sem a devida fiscalização. Além de não haver uma fiscalização efetiva para verificar o aprendizado dentro de um mínimo aceitável para preparar o futuro egresso, não há um controle da qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior. O objetivo deste estudo é analisar o ensino do direito massificado e voltado para a obtenção de lucro, sem a preocupação ética no ensino e na formação do profissional do direito. O método utilizado foi o dedutivo, partindo ensino do direito para as instituições de ensino que não têm ética, e visam ao lucro.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-13T17:27:41Z2019-08-13T17:27:41Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1491porCATTELAN, Jeferson LuizANDRADE, Rodrigo dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:24:44ZRepositório InstitucionalPRI |
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