A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1108 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações no Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Aliçandro Bordin. Coorientadora: Profa. Dra. Ely Mitie Massuda. |
id |
UNICESU -1_370a82f936f39e2534318b8b6465dd1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1108 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalhoEducaçãoEscolas-fábricasWorkhousesGestão do ConhecimentoDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações no Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Aliçandro Bordin. Coorientadora: Profa. Dra. Ely Mitie Massuda.Esta dissertação tem como objetivo analisar as práticas educacionais das casas de trabalho ou workhouses, que foi a base do conhecimento técnico. A partir da primeira e da Segunda Revolução Industrial, com o estabelecimento do trabalho assalariado, foi implantado um modelo de educação que se realizou nesses ambientes para formar trabalhadores oriundos do campo. Por esse motivo, essas instituições foram criadas a partir das chamadas Leis dos Pobres de 1601 e 1834, especialmente. Elas tiveram a função de atribuir suposta ajuda aos pobres, o que ocorreu com a inserção deles nas casas de trabalho. Organizadas, esses ambientes formativos usaram práticas de gestão do conhecimento para sistematizar a educação para o trabalho. Disciplina, regras de controle do tempo, a organização do conhecimento entre outros recursos utilizados. Um estudo desta natureza se justifica porque põe em discussão as origens do ensino técnico e do modo como a educação e o conhecimento estavam associados. Para isso, esta pesquisa prioriza uma análise historiográfica a fim de compreenderas casas de trabalho e o tipo de educação desenvolvida por ela na formação de novos hábitos e valores.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARBORDIN, Reginaldo AliçandroMASSUDA, Ely MitieWAKITA, Sônia Vieira Lima2019-08-02T18:39:30Z2019-08-02T18:39:30Z2018-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:56ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho |
title |
A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho |
spellingShingle |
A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho WAKITA, Sônia Vieira Lima Educação Escolas-fábricas Workhouses Gestão do Conhecimento |
title_short |
A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho |
title_full |
A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho |
title_fullStr |
A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho |
title_full_unstemmed |
A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho |
title_sort |
A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho |
author |
WAKITA, Sônia Vieira Lima |
author_facet |
WAKITA, Sônia Vieira Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BORDIN, Reginaldo Aliçandro MASSUDA, Ely Mitie |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
WAKITA, Sônia Vieira Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolas-fábricas Workhouses Gestão do Conhecimento |
topic |
Educação Escolas-fábricas Workhouses Gestão do Conhecimento |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações no Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Aliçandro Bordin. Coorientadora: Profa. Dra. Ely Mitie Massuda. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 2019-08-02T18:39:30Z 2019-08-02T18:39:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1108 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771933390274560 |