SELEÇÃO DE INIBIDORES QUÍMICOS ESPECÍFICOS DA ENZIMA CONIFERALDEÍDO DESIDROGENASE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Dyoni Matias de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: TEIXEIRA, Aline Finger, FERRO, Ana Paula, SANTOS, Wanderley Dantas dos, FERRARESE FILHO, Osvaldo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4998
Resumo: O ácido ferúlico (FA) interliga os polímeros da parede celular diminuindo a atividade de hidrolases. O FA é um importante intermediário na constituição da biomassa lignocelulósica, a qual é apontada como uma promissora matéria-prima para produção de bioetanol. O FA é produzido pela oxidação do coniferaldeído, numa reação catalisada pela coniferaldeído desidrogenase (CALDH). Este trabalho teve como objetivo testar, in vitro, inibidores da CALDH visando reduzir o conteúdo de FA e aumentar a acessibilidade de hidrolases aos polissacarídeos da parede. Sementes de milho (Zea mays L.) foram germinadas no escuro (72 h, 25ºC), 25 plântulas uniformes foram mantidas em hidroponia por 24 h. Para determinação da atividade enzimática, foram macerados 2 g de raízes frescas em tampão de extração. O homogeneizado foi centrifugado (2.200 ×g, 30 min, 4ºC). As proteínas foram precipitadas por saturação com sulfato de amônio a 70%. A solução foi centrifugada (15 min), e o pellet ressuspendido com tampão de extração foi considerado o extrato enzimático. A reação foi iniciada com a adição de substrato e mantida a 40°C por 10 min. O produto da reação foi analisado a 330 nm por HPLC. Os ensaios enzimáticos foram conduzidos na presença de dissulfeto de tetraetiltiuram, ácido rosmarínico e trans-chalcona, numa concentração similar a do substrato (30 μM). Todos estes compostos inibiram a atividade da enzima em cerca de 20% sugerindo que eles podem, possivelmente, ser usados para reduzir a recalcitrância da parede celular.
id UNICESU -1_37155a8b97587095b4c51e9c10ce6f25
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4998
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling SELEÇÃO DE INIBIDORES QUÍMICOS ESPECÍFICOS DA ENZIMA CONIFERALDEÍDO DESIDROGENASECALDHTrans-chalconaÁcido rosmarínicoDissulfeto de tetraetiltiuramÁcido ferúlicoO ácido ferúlico (FA) interliga os polímeros da parede celular diminuindo a atividade de hidrolases. O FA é um importante intermediário na constituição da biomassa lignocelulósica, a qual é apontada como uma promissora matéria-prima para produção de bioetanol. O FA é produzido pela oxidação do coniferaldeído, numa reação catalisada pela coniferaldeído desidrogenase (CALDH). Este trabalho teve como objetivo testar, in vitro, inibidores da CALDH visando reduzir o conteúdo de FA e aumentar a acessibilidade de hidrolases aos polissacarídeos da parede. Sementes de milho (Zea mays L.) foram germinadas no escuro (72 h, 25ºC), 25 plântulas uniformes foram mantidas em hidroponia por 24 h. Para determinação da atividade enzimática, foram macerados 2 g de raízes frescas em tampão de extração. O homogeneizado foi centrifugado (2.200 ×g, 30 min, 4ºC). As proteínas foram precipitadas por saturação com sulfato de amônio a 70%. A solução foi centrifugada (15 min), e o pellet ressuspendido com tampão de extração foi considerado o extrato enzimático. A reação foi iniciada com a adição de substrato e mantida a 40°C por 10 min. O produto da reação foi analisado a 330 nm por HPLC. Os ensaios enzimáticos foram conduzidos na presença de dissulfeto de tetraetiltiuram, ácido rosmarínico e trans-chalcona, numa concentração similar a do substrato (30 μM). Todos estes compostos inibiram a atividade da enzima em cerca de 20% sugerindo que eles podem, possivelmente, ser usados para reduzir a recalcitrância da parede celular.UniCesumar2020-02-13T16:25:53Z2020-02-13T16:25:53Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4998otherOLIVEIRA, Dyoni Matias deTEIXEIRA, Aline FingerFERRO, Ana PaulaSANTOS, Wanderley Dantas dosFERRARESE FILHO, Osvaldoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:26Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:38.096Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv SELEÇÃO DE INIBIDORES QUÍMICOS ESPECÍFICOS DA ENZIMA CONIFERALDEÍDO DESIDROGENASE
title SELEÇÃO DE INIBIDORES QUÍMICOS ESPECÍFICOS DA ENZIMA CONIFERALDEÍDO DESIDROGENASE
spellingShingle SELEÇÃO DE INIBIDORES QUÍMICOS ESPECÍFICOS DA ENZIMA CONIFERALDEÍDO DESIDROGENASE
OLIVEIRA, Dyoni Matias de
CALDH
Trans-chalcona
Ácido rosmarínico
Dissulfeto de tetraetiltiuram
Ácido ferúlico
title_short SELEÇÃO DE INIBIDORES QUÍMICOS ESPECÍFICOS DA ENZIMA CONIFERALDEÍDO DESIDROGENASE
title_full SELEÇÃO DE INIBIDORES QUÍMICOS ESPECÍFICOS DA ENZIMA CONIFERALDEÍDO DESIDROGENASE
title_fullStr SELEÇÃO DE INIBIDORES QUÍMICOS ESPECÍFICOS DA ENZIMA CONIFERALDEÍDO DESIDROGENASE
title_full_unstemmed SELEÇÃO DE INIBIDORES QUÍMICOS ESPECÍFICOS DA ENZIMA CONIFERALDEÍDO DESIDROGENASE
title_sort SELEÇÃO DE INIBIDORES QUÍMICOS ESPECÍFICOS DA ENZIMA CONIFERALDEÍDO DESIDROGENASE
author OLIVEIRA, Dyoni Matias de
author_facet OLIVEIRA, Dyoni Matias de
TEIXEIRA, Aline Finger
FERRO, Ana Paula
SANTOS, Wanderley Dantas dos
FERRARESE FILHO, Osvaldo
author_role author
author2 TEIXEIRA, Aline Finger
FERRO, Ana Paula
SANTOS, Wanderley Dantas dos
FERRARESE FILHO, Osvaldo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Dyoni Matias de
TEIXEIRA, Aline Finger
FERRO, Ana Paula
SANTOS, Wanderley Dantas dos
FERRARESE FILHO, Osvaldo
dc.subject.por.fl_str_mv CALDH
Trans-chalcona
Ácido rosmarínico
Dissulfeto de tetraetiltiuram
Ácido ferúlico
topic CALDH
Trans-chalcona
Ácido rosmarínico
Dissulfeto de tetraetiltiuram
Ácido ferúlico
dc.description.none.fl_txt_mv O ácido ferúlico (FA) interliga os polímeros da parede celular diminuindo a atividade de hidrolases. O FA é um importante intermediário na constituição da biomassa lignocelulósica, a qual é apontada como uma promissora matéria-prima para produção de bioetanol. O FA é produzido pela oxidação do coniferaldeído, numa reação catalisada pela coniferaldeído desidrogenase (CALDH). Este trabalho teve como objetivo testar, in vitro, inibidores da CALDH visando reduzir o conteúdo de FA e aumentar a acessibilidade de hidrolases aos polissacarídeos da parede. Sementes de milho (Zea mays L.) foram germinadas no escuro (72 h, 25ºC), 25 plântulas uniformes foram mantidas em hidroponia por 24 h. Para determinação da atividade enzimática, foram macerados 2 g de raízes frescas em tampão de extração. O homogeneizado foi centrifugado (2.200 ×g, 30 min, 4ºC). As proteínas foram precipitadas por saturação com sulfato de amônio a 70%. A solução foi centrifugada (15 min), e o pellet ressuspendido com tampão de extração foi considerado o extrato enzimático. A reação foi iniciada com a adição de substrato e mantida a 40°C por 10 min. O produto da reação foi analisado a 330 nm por HPLC. Os ensaios enzimáticos foram conduzidos na presença de dissulfeto de tetraetiltiuram, ácido rosmarínico e trans-chalcona, numa concentração similar a do substrato (30 μM). Todos estes compostos inibiram a atividade da enzima em cerca de 20% sugerindo que eles podem, possivelmente, ser usados para reduzir a recalcitrância da parede celular.
description O ácido ferúlico (FA) interliga os polímeros da parede celular diminuindo a atividade de hidrolases. O FA é um importante intermediário na constituição da biomassa lignocelulósica, a qual é apontada como uma promissora matéria-prima para produção de bioetanol. O FA é produzido pela oxidação do coniferaldeído, numa reação catalisada pela coniferaldeído desidrogenase (CALDH). Este trabalho teve como objetivo testar, in vitro, inibidores da CALDH visando reduzir o conteúdo de FA e aumentar a acessibilidade de hidrolases aos polissacarídeos da parede. Sementes de milho (Zea mays L.) foram germinadas no escuro (72 h, 25ºC), 25 plântulas uniformes foram mantidas em hidroponia por 24 h. Para determinação da atividade enzimática, foram macerados 2 g de raízes frescas em tampão de extração. O homogeneizado foi centrifugado (2.200 ×g, 30 min, 4ºC). As proteínas foram precipitadas por saturação com sulfato de amônio a 70%. A solução foi centrifugada (15 min), e o pellet ressuspendido com tampão de extração foi considerado o extrato enzimático. A reação foi iniciada com a adição de substrato e mantida a 40°C por 10 min. O produto da reação foi analisado a 330 nm por HPLC. Os ensaios enzimáticos foram conduzidos na presença de dissulfeto de tetraetiltiuram, ácido rosmarínico e trans-chalcona, numa concentração similar a do substrato (30 μM). Todos estes compostos inibiram a atividade da enzima em cerca de 20% sugerindo que eles podem, possivelmente, ser usados para reduzir a recalcitrância da parede celular.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-13T16:25:53Z
2020-02-13T16:25:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4998
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4998
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948614206554112