CONCENTRAÇÕES DE SÓDIO NO PERCOLADO APÓS APLICAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DO ABATE DE AVES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOZANO, Cláudia Salim
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: TONELLO, Tamiris Uana, TONELLO, Anna Paola, BORTOLETTO, Edmilson Cesar, ARAÚJO, Marcelo Alessandro, LORENZONI, Marcelo Zolin
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2675
Resumo: O uso de efluentes agroindustriais na agricultura vem sendo considerado uma prática importante para minimizar os impactos negativos aos corpos d’ água receptores. Além de se constituir de uma fonte de água para as culturas, os efluentes também possuem nutrientes que podem ser absorvidos pelas plantas. Apesar desses benefícios, alguns constituintes como o sódio (Na) pode trazer restrições de uso, pois o aumento do teor de Na nos solos pode causar toxidez para algumas culturas e modificar propriedades do solo. Objetivou-se neste trabalho avaliar as concentrações de Na no percolado em colunas de solo cultivado capim mombaça após a aplicação de diferentes doses de água residuária de abatedouro de aves (ARAA). Conduziu-se o experimento em ambiente protegido no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Maringá, campus do Arenito. A área dispunha de 20 colunas de solo, constituídas de tubo de PVC de 0,10 m de diâmetro e 0,60 m de altura cada, preenchidas com solo classificado como Latossolo Vermelho distrófico. Após 22 dias de semeadura do capim foram aplicadas doses de ARAA (0, 150, 300, 600, 900 m3 ha-1 ) em intervalos de 3 dias. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e posteriormente procedeu-se a análise de regressão. Avaliou-se a concentração de sódio do percolado, no qual foi possível verificar valores bem inferiores quando comparado a concentração de Na da ARAA, sendo necessário ter cautela ao proceder à irrigação com a ARAA contínua para evitar o acumulo de sódio no solo.
id UNICESU -1_3718fe73a2e1ce948eaeabd4278247aa
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2675
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CONCENTRAÇÕES DE SÓDIO NO PERCOLADO APÓS APLICAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DO ABATE DE AVESÁgua residuáriaContaminaçãoLísimetroO uso de efluentes agroindustriais na agricultura vem sendo considerado uma prática importante para minimizar os impactos negativos aos corpos d’ água receptores. Além de se constituir de uma fonte de água para as culturas, os efluentes também possuem nutrientes que podem ser absorvidos pelas plantas. Apesar desses benefícios, alguns constituintes como o sódio (Na) pode trazer restrições de uso, pois o aumento do teor de Na nos solos pode causar toxidez para algumas culturas e modificar propriedades do solo. Objetivou-se neste trabalho avaliar as concentrações de Na no percolado em colunas de solo cultivado capim mombaça após a aplicação de diferentes doses de água residuária de abatedouro de aves (ARAA). Conduziu-se o experimento em ambiente protegido no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Maringá, campus do Arenito. A área dispunha de 20 colunas de solo, constituídas de tubo de PVC de 0,10 m de diâmetro e 0,60 m de altura cada, preenchidas com solo classificado como Latossolo Vermelho distrófico. Após 22 dias de semeadura do capim foram aplicadas doses de ARAA (0, 150, 300, 600, 900 m3 ha-1 ) em intervalos de 3 dias. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e posteriormente procedeu-se a análise de regressão. Avaliou-se a concentração de sódio do percolado, no qual foi possível verificar valores bem inferiores quando comparado a concentração de Na da ARAA, sendo necessário ter cautela ao proceder à irrigação com a ARAA contínua para evitar o acumulo de sódio no solo.UniCesumar2019-11-12T17:39:41Z2019-11-12T17:39:41Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2675otherLOZANO, Cláudia SalimTONELLO, Tamiris UanaTONELLO, Anna PaolaBORTOLETTO, Edmilson CesarARAÚJO, Marcelo AlessandroLORENZONI, Marcelo Zolinreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:07Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:11.841Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CONCENTRAÇÕES DE SÓDIO NO PERCOLADO APÓS APLICAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DO ABATE DE AVES
title CONCENTRAÇÕES DE SÓDIO NO PERCOLADO APÓS APLICAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DO ABATE DE AVES
spellingShingle CONCENTRAÇÕES DE SÓDIO NO PERCOLADO APÓS APLICAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DO ABATE DE AVES
LOZANO, Cláudia Salim
Água residuária
Contaminação
Lísimetro
title_short CONCENTRAÇÕES DE SÓDIO NO PERCOLADO APÓS APLICAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DO ABATE DE AVES
title_full CONCENTRAÇÕES DE SÓDIO NO PERCOLADO APÓS APLICAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DO ABATE DE AVES
title_fullStr CONCENTRAÇÕES DE SÓDIO NO PERCOLADO APÓS APLICAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DO ABATE DE AVES
title_full_unstemmed CONCENTRAÇÕES DE SÓDIO NO PERCOLADO APÓS APLICAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DO ABATE DE AVES
title_sort CONCENTRAÇÕES DE SÓDIO NO PERCOLADO APÓS APLICAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DO ABATE DE AVES
author LOZANO, Cláudia Salim
author_facet LOZANO, Cláudia Salim
TONELLO, Tamiris Uana
TONELLO, Anna Paola
BORTOLETTO, Edmilson Cesar
ARAÚJO, Marcelo Alessandro
LORENZONI, Marcelo Zolin
author_role author
author2 TONELLO, Tamiris Uana
TONELLO, Anna Paola
BORTOLETTO, Edmilson Cesar
ARAÚJO, Marcelo Alessandro
LORENZONI, Marcelo Zolin
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOZANO, Cláudia Salim
TONELLO, Tamiris Uana
TONELLO, Anna Paola
BORTOLETTO, Edmilson Cesar
ARAÚJO, Marcelo Alessandro
LORENZONI, Marcelo Zolin
dc.subject.por.fl_str_mv Água residuária
Contaminação
Lísimetro
topic Água residuária
Contaminação
Lísimetro
dc.description.none.fl_txt_mv O uso de efluentes agroindustriais na agricultura vem sendo considerado uma prática importante para minimizar os impactos negativos aos corpos d’ água receptores. Além de se constituir de uma fonte de água para as culturas, os efluentes também possuem nutrientes que podem ser absorvidos pelas plantas. Apesar desses benefícios, alguns constituintes como o sódio (Na) pode trazer restrições de uso, pois o aumento do teor de Na nos solos pode causar toxidez para algumas culturas e modificar propriedades do solo. Objetivou-se neste trabalho avaliar as concentrações de Na no percolado em colunas de solo cultivado capim mombaça após a aplicação de diferentes doses de água residuária de abatedouro de aves (ARAA). Conduziu-se o experimento em ambiente protegido no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Maringá, campus do Arenito. A área dispunha de 20 colunas de solo, constituídas de tubo de PVC de 0,10 m de diâmetro e 0,60 m de altura cada, preenchidas com solo classificado como Latossolo Vermelho distrófico. Após 22 dias de semeadura do capim foram aplicadas doses de ARAA (0, 150, 300, 600, 900 m3 ha-1 ) em intervalos de 3 dias. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e posteriormente procedeu-se a análise de regressão. Avaliou-se a concentração de sódio do percolado, no qual foi possível verificar valores bem inferiores quando comparado a concentração de Na da ARAA, sendo necessário ter cautela ao proceder à irrigação com a ARAA contínua para evitar o acumulo de sódio no solo.
description O uso de efluentes agroindustriais na agricultura vem sendo considerado uma prática importante para minimizar os impactos negativos aos corpos d’ água receptores. Além de se constituir de uma fonte de água para as culturas, os efluentes também possuem nutrientes que podem ser absorvidos pelas plantas. Apesar desses benefícios, alguns constituintes como o sódio (Na) pode trazer restrições de uso, pois o aumento do teor de Na nos solos pode causar toxidez para algumas culturas e modificar propriedades do solo. Objetivou-se neste trabalho avaliar as concentrações de Na no percolado em colunas de solo cultivado capim mombaça após a aplicação de diferentes doses de água residuária de abatedouro de aves (ARAA). Conduziu-se o experimento em ambiente protegido no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Maringá, campus do Arenito. A área dispunha de 20 colunas de solo, constituídas de tubo de PVC de 0,10 m de diâmetro e 0,60 m de altura cada, preenchidas com solo classificado como Latossolo Vermelho distrófico. Após 22 dias de semeadura do capim foram aplicadas doses de ARAA (0, 150, 300, 600, 900 m3 ha-1 ) em intervalos de 3 dias. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e posteriormente procedeu-se a análise de regressão. Avaliou-se a concentração de sódio do percolado, no qual foi possível verificar valores bem inferiores quando comparado a concentração de Na da ARAA, sendo necessário ter cautela ao proceder à irrigação com a ARAA contínua para evitar o acumulo de sódio no solo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-12T17:39:41Z
2019-11-12T17:39:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2675
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2675
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948622363426816