RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELA CONSTRUÇÃO URBANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VAROTO, Rafael Alves Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: VIOLIN, Ronan Yuzo Takeda, LIMA, Karolyne Martins de, BERTACCHINI, Guilherme Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2119
Resumo: A destinação correta de resíduos sólidos da construção civil vem se firmando como uma prática importante e necessária para a sustentabilidade, pois não pode-se ignorar como era feito antigamente por que os problemas são reais e afetam a todos sendo o mais prejudicado o meio ambiente, por isso ações seja mitigando os impactos ambientais causados pelo setor da construção, criando alternativas ou reduzindo custos devem ser prioridades para cada gerador com o seu resíduo e principalmente geradores de grande escala como indústrias e construções. Essa pesquisa faz uma análise dos resíduos (RCC’s resíduos da construção civil e RCD’s resíduos de construção e demolição) identificando e classificando seus tipos e descartes conforme a norma estabelecida, seus impactos no meio ambiente, área urbana e proximidades, suas diferentes formas de reciclagem, reutilização, descarte seguro e correto, também traz uma forma diferenciada de reciclagem e nova para os resíduos que se enquadrarem pelo método da compostagem com o intuito de mostrar a importância desse tema e de seu gerenciamento correto. Além do supracitado, será levantado a situação em que se encontram os locais de descarte e suas proximidades. Para tal objetivo, procura-se fazer pesquisa aprofundada em fornecedores de dados e estatísticas, teses, artigos científicos sobre o assunto e também entrevistas com profissionais da área. Com os dados e informações necessárias e após análise e separação do mesmo, inicia-se a construção da pesquisa com a verificação dos locais onde situam-se os lixões e também as áreas de descarte impróprio por meio visitas. O diagnóstico será a junção das informações adquiridas ao longo da pesquisa e sua averiguação para distinguir dentre as opções de reciclagem estudadas a mais viável e adequada a cada situação e as situações dos locais de descarte, sendo os resultados gerados de forma quantitativa e qualitativa. Por meio desta pesquisa, espera-se a identificação dos tipos de resíduos da construção, caracterização, métodos de reciclagem, impactos gerados, a verificação da situação dos locais de descarte como resultados. Diante dos resultados obtidos objetiva-se passar ao leitor a consciência do problema dos resíduos da construção.
id UNICESU -1_3b454f8bcf27b5fabe74a0a09bc233ee
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2119
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELA CONSTRUÇÃO URBANAResíduos da ConstruçãoMeio AmbienteReciclagemA destinação correta de resíduos sólidos da construção civil vem se firmando como uma prática importante e necessária para a sustentabilidade, pois não pode-se ignorar como era feito antigamente por que os problemas são reais e afetam a todos sendo o mais prejudicado o meio ambiente, por isso ações seja mitigando os impactos ambientais causados pelo setor da construção, criando alternativas ou reduzindo custos devem ser prioridades para cada gerador com o seu resíduo e principalmente geradores de grande escala como indústrias e construções. Essa pesquisa faz uma análise dos resíduos (RCC’s resíduos da construção civil e RCD’s resíduos de construção e demolição) identificando e classificando seus tipos e descartes conforme a norma estabelecida, seus impactos no meio ambiente, área urbana e proximidades, suas diferentes formas de reciclagem, reutilização, descarte seguro e correto, também traz uma forma diferenciada de reciclagem e nova para os resíduos que se enquadrarem pelo método da compostagem com o intuito de mostrar a importância desse tema e de seu gerenciamento correto. Além do supracitado, será levantado a situação em que se encontram os locais de descarte e suas proximidades. Para tal objetivo, procura-se fazer pesquisa aprofundada em fornecedores de dados e estatísticas, teses, artigos científicos sobre o assunto e também entrevistas com profissionais da área. Com os dados e informações necessárias e após análise e separação do mesmo, inicia-se a construção da pesquisa com a verificação dos locais onde situam-se os lixões e também as áreas de descarte impróprio por meio visitas. O diagnóstico será a junção das informações adquiridas ao longo da pesquisa e sua averiguação para distinguir dentre as opções de reciclagem estudadas a mais viável e adequada a cada situação e as situações dos locais de descarte, sendo os resultados gerados de forma quantitativa e qualitativa. Por meio desta pesquisa, espera-se a identificação dos tipos de resíduos da construção, caracterização, métodos de reciclagem, impactos gerados, a verificação da situação dos locais de descarte como resultados. Diante dos resultados obtidos objetiva-se passar ao leitor a consciência do problema dos resíduos da construção.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-22T21:00:29Z2019-08-22T21:00:29Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2119porVAROTO, Rafael Alves PereiraVIOLIN, Ronan Yuzo TakedaLIMA, Karolyne Martins deBERTACCHINI, Guilherme Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:07:47ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELA CONSTRUÇÃO URBANA
title RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELA CONSTRUÇÃO URBANA
spellingShingle RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELA CONSTRUÇÃO URBANA
VAROTO, Rafael Alves Pereira
Resíduos da Construção
Meio Ambiente
Reciclagem
title_short RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELA CONSTRUÇÃO URBANA
title_full RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELA CONSTRUÇÃO URBANA
title_fullStr RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELA CONSTRUÇÃO URBANA
title_full_unstemmed RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELA CONSTRUÇÃO URBANA
title_sort RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELA CONSTRUÇÃO URBANA
author VAROTO, Rafael Alves Pereira
author_facet VAROTO, Rafael Alves Pereira
VIOLIN, Ronan Yuzo Takeda
LIMA, Karolyne Martins de
BERTACCHINI, Guilherme Henrique
author_role author
author2 VIOLIN, Ronan Yuzo Takeda
LIMA, Karolyne Martins de
BERTACCHINI, Guilherme Henrique
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VAROTO, Rafael Alves Pereira
VIOLIN, Ronan Yuzo Takeda
LIMA, Karolyne Martins de
BERTACCHINI, Guilherme Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduos da Construção
Meio Ambiente
Reciclagem
topic Resíduos da Construção
Meio Ambiente
Reciclagem
description A destinação correta de resíduos sólidos da construção civil vem se firmando como uma prática importante e necessária para a sustentabilidade, pois não pode-se ignorar como era feito antigamente por que os problemas são reais e afetam a todos sendo o mais prejudicado o meio ambiente, por isso ações seja mitigando os impactos ambientais causados pelo setor da construção, criando alternativas ou reduzindo custos devem ser prioridades para cada gerador com o seu resíduo e principalmente geradores de grande escala como indústrias e construções. Essa pesquisa faz uma análise dos resíduos (RCC’s resíduos da construção civil e RCD’s resíduos de construção e demolição) identificando e classificando seus tipos e descartes conforme a norma estabelecida, seus impactos no meio ambiente, área urbana e proximidades, suas diferentes formas de reciclagem, reutilização, descarte seguro e correto, também traz uma forma diferenciada de reciclagem e nova para os resíduos que se enquadrarem pelo método da compostagem com o intuito de mostrar a importância desse tema e de seu gerenciamento correto. Além do supracitado, será levantado a situação em que se encontram os locais de descarte e suas proximidades. Para tal objetivo, procura-se fazer pesquisa aprofundada em fornecedores de dados e estatísticas, teses, artigos científicos sobre o assunto e também entrevistas com profissionais da área. Com os dados e informações necessárias e após análise e separação do mesmo, inicia-se a construção da pesquisa com a verificação dos locais onde situam-se os lixões e também as áreas de descarte impróprio por meio visitas. O diagnóstico será a junção das informações adquiridas ao longo da pesquisa e sua averiguação para distinguir dentre as opções de reciclagem estudadas a mais viável e adequada a cada situação e as situações dos locais de descarte, sendo os resultados gerados de forma quantitativa e qualitativa. Por meio desta pesquisa, espera-se a identificação dos tipos de resíduos da construção, caracterização, métodos de reciclagem, impactos gerados, a verificação da situação dos locais de descarte como resultados. Diante dos resultados obtidos objetiva-se passar ao leitor a consciência do problema dos resíduos da construção.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-22T21:00:29Z
2019-08-22T21:00:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2119
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771964514107392