EFICÁCIA DE TRÊS DIFERENTES ANTI-HELMÍNTICOS EM REBANHO OVINO NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAVOSKI, Caroline
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: RAMALHO, Larissa, BOSO, André Luis Rego, LOURENÇO, Fábio José
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5606
Resumo: A ovinocultura está presente em grande parte do Paraná, porém os problemas sanitários,principalmente o parasitismo, trazem grandes perdas econômicas e constituem-se importantes fatores limitantes na atividade. Para o controle das parasitoses são empregados, principalmente, anti-helmínticos. Entretanto, a everminação massiva dos animais faz com que parasitas resistentes sejam selecionados em curto espaço de tempo, abreviando o período de eficácia de uma nova droga anti-helmíntica. Objetivou-se no presente trabalho avaliar a eficácia de três anti-helmínticos distintos a base de levamisole, closantel e moxidectina. Foram utilizados 36 ovinos mestiços, de diversas idades, divididos aleatoriamente em três grupos de 12 animais, identificados e everminados em períodos pré-determinados com levamisole, closantel e moxidectina respectivamente. Quinzenalmente foram coletadas amostras de fezes de cada animal dos três diferentes grupos para obtenção dos ovos por grama de fezes (OPG). Estes dados foram utilizados para cálculo da eficácia de cada anti-helmíntico e monitoramento do rebanho. Os mesmos foram analisados estatisticamente e os resultados encontrados demonstraram uma maior eficácia do closantel, com 100,00% de eficácia, seguido pela moxidectina com 77,85% e levamisole com 53,09%. Esses resultados demonstram que neste rebanho, o closantel é o anti-helmíntico indicado e que já existe algum grau de resistência parasitária à moxidectina e ao levamisole.
id UNICESU -1_3e299bb8d6dcaf038f520e781d7eab12
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5606
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EFICÁCIA DE TRÊS DIFERENTES ANTI-HELMÍNTICOS EM REBANHO OVINO NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ, BRASILClosantelLevamisoleMoxidectinaA ovinocultura está presente em grande parte do Paraná, porém os problemas sanitários,principalmente o parasitismo, trazem grandes perdas econômicas e constituem-se importantes fatores limitantes na atividade. Para o controle das parasitoses são empregados, principalmente, anti-helmínticos. Entretanto, a everminação massiva dos animais faz com que parasitas resistentes sejam selecionados em curto espaço de tempo, abreviando o período de eficácia de uma nova droga anti-helmíntica. Objetivou-se no presente trabalho avaliar a eficácia de três anti-helmínticos distintos a base de levamisole, closantel e moxidectina. Foram utilizados 36 ovinos mestiços, de diversas idades, divididos aleatoriamente em três grupos de 12 animais, identificados e everminados em períodos pré-determinados com levamisole, closantel e moxidectina respectivamente. Quinzenalmente foram coletadas amostras de fezes de cada animal dos três diferentes grupos para obtenção dos ovos por grama de fezes (OPG). Estes dados foram utilizados para cálculo da eficácia de cada anti-helmíntico e monitoramento do rebanho. Os mesmos foram analisados estatisticamente e os resultados encontrados demonstraram uma maior eficácia do closantel, com 100,00% de eficácia, seguido pela moxidectina com 77,85% e levamisole com 53,09%. Esses resultados demonstram que neste rebanho, o closantel é o anti-helmíntico indicado e que já existe algum grau de resistência parasitária à moxidectina e ao levamisole.UniCesumar2020-04-14T16:23:43Z2020-04-14T16:23:43Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5606otherPAVOSKI, CarolineRAMALHO, LarissaBOSO, André Luis RegoLOURENÇO, Fábio Joséreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:36Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:47.039Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EFICÁCIA DE TRÊS DIFERENTES ANTI-HELMÍNTICOS EM REBANHO OVINO NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ, BRASIL
title EFICÁCIA DE TRÊS DIFERENTES ANTI-HELMÍNTICOS EM REBANHO OVINO NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ, BRASIL
spellingShingle EFICÁCIA DE TRÊS DIFERENTES ANTI-HELMÍNTICOS EM REBANHO OVINO NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ, BRASIL
PAVOSKI, Caroline
Closantel
Levamisole
Moxidectina
title_short EFICÁCIA DE TRÊS DIFERENTES ANTI-HELMÍNTICOS EM REBANHO OVINO NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ, BRASIL
title_full EFICÁCIA DE TRÊS DIFERENTES ANTI-HELMÍNTICOS EM REBANHO OVINO NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ, BRASIL
title_fullStr EFICÁCIA DE TRÊS DIFERENTES ANTI-HELMÍNTICOS EM REBANHO OVINO NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ, BRASIL
title_full_unstemmed EFICÁCIA DE TRÊS DIFERENTES ANTI-HELMÍNTICOS EM REBANHO OVINO NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ, BRASIL
title_sort EFICÁCIA DE TRÊS DIFERENTES ANTI-HELMÍNTICOS EM REBANHO OVINO NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ, BRASIL
author PAVOSKI, Caroline
author_facet PAVOSKI, Caroline
RAMALHO, Larissa
BOSO, André Luis Rego
LOURENÇO, Fábio José
author_role author
author2 RAMALHO, Larissa
BOSO, André Luis Rego
LOURENÇO, Fábio José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAVOSKI, Caroline
RAMALHO, Larissa
BOSO, André Luis Rego
LOURENÇO, Fábio José
dc.subject.por.fl_str_mv Closantel
Levamisole
Moxidectina
topic Closantel
Levamisole
Moxidectina
dc.description.none.fl_txt_mv A ovinocultura está presente em grande parte do Paraná, porém os problemas sanitários,principalmente o parasitismo, trazem grandes perdas econômicas e constituem-se importantes fatores limitantes na atividade. Para o controle das parasitoses são empregados, principalmente, anti-helmínticos. Entretanto, a everminação massiva dos animais faz com que parasitas resistentes sejam selecionados em curto espaço de tempo, abreviando o período de eficácia de uma nova droga anti-helmíntica. Objetivou-se no presente trabalho avaliar a eficácia de três anti-helmínticos distintos a base de levamisole, closantel e moxidectina. Foram utilizados 36 ovinos mestiços, de diversas idades, divididos aleatoriamente em três grupos de 12 animais, identificados e everminados em períodos pré-determinados com levamisole, closantel e moxidectina respectivamente. Quinzenalmente foram coletadas amostras de fezes de cada animal dos três diferentes grupos para obtenção dos ovos por grama de fezes (OPG). Estes dados foram utilizados para cálculo da eficácia de cada anti-helmíntico e monitoramento do rebanho. Os mesmos foram analisados estatisticamente e os resultados encontrados demonstraram uma maior eficácia do closantel, com 100,00% de eficácia, seguido pela moxidectina com 77,85% e levamisole com 53,09%. Esses resultados demonstram que neste rebanho, o closantel é o anti-helmíntico indicado e que já existe algum grau de resistência parasitária à moxidectina e ao levamisole.
description A ovinocultura está presente em grande parte do Paraná, porém os problemas sanitários,principalmente o parasitismo, trazem grandes perdas econômicas e constituem-se importantes fatores limitantes na atividade. Para o controle das parasitoses são empregados, principalmente, anti-helmínticos. Entretanto, a everminação massiva dos animais faz com que parasitas resistentes sejam selecionados em curto espaço de tempo, abreviando o período de eficácia de uma nova droga anti-helmíntica. Objetivou-se no presente trabalho avaliar a eficácia de três anti-helmínticos distintos a base de levamisole, closantel e moxidectina. Foram utilizados 36 ovinos mestiços, de diversas idades, divididos aleatoriamente em três grupos de 12 animais, identificados e everminados em períodos pré-determinados com levamisole, closantel e moxidectina respectivamente. Quinzenalmente foram coletadas amostras de fezes de cada animal dos três diferentes grupos para obtenção dos ovos por grama de fezes (OPG). Estes dados foram utilizados para cálculo da eficácia de cada anti-helmíntico e monitoramento do rebanho. Os mesmos foram analisados estatisticamente e os resultados encontrados demonstraram uma maior eficácia do closantel, com 100,00% de eficácia, seguido pela moxidectina com 77,85% e levamisole com 53,09%. Esses resultados demonstram que neste rebanho, o closantel é o anti-helmíntico indicado e que já existe algum grau de resistência parasitária à moxidectina e ao levamisole.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-14T16:23:43Z
2020-04-14T16:23:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5606
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5606
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948583578697728