ESTUDO COMPARATIVO DAS TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR PARA ANÁLISE DO DNA EM GENÉTICA FORENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAETZOLD, Michelle Bohnert
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6099
Resumo: As análises forenses com finalidade identificatória têm sido utilizadas com sucesso nos últimos anos, em decorrência do acelerado avanço das técnicas de biologia molecular de análise do DNA. Através do desenvolvimento da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em 1985 por Kary Mullis tornou-se possível a análise de pequenos fragmentos de DNA, aumentado assim as chances de sucesso nas investigações. Posteriormente foram desenvolvidas mais técnicas para análise do DNA para cada situação em que era encontrado o material biológico, diminuindo assim as dificuldades para sua identificação. O presente estudo fará uma revisão em artigos e sites científicos, livros, revistas e periódicos sobre as técnicas de biologia molecular mais empregadas, como RFLP, VNTR, PCR e STR, que foram desenvolvidas nos últimos anos, tendo como princípio o estudo de diferentes polimorfismos de DNA para a identificação precisa de indivíduos. Além disso, serão discutidas as formas de coleta e preservação do material biológico, técnicas utilizadas para a genotipagem de marcadores genéticos, como a eletroforese e Southern Blotting, culminado com uma descrição dos métodos automatizados, a partir da PCR, para a identificação de marcadores moleculares, a fim de facilitar e tornar mais precisa a identificação forense, bem como suas limitações e vantagens. Com o presente trabalho espera-se promover um maior entendimento sobre como as técnicas de biologia molecular utilizadas para a análise do DNA contribuem para facilitar e tornar mais precisa a identificação forense, auxiliando assim na resolução de crimes, identificação de cadáveres em avançado estágio de decomposição, teste de paternidade, desastres em massa, entre outros casos.
id UNICESU -1_3e4620f3a496ca6cc5d9fe5468704e18
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6099
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTUDO COMPARATIVO DAS TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR PARA ANÁLISE DO DNA EM GENÉTICA FORENSEDNAGenética forenseMarcadores moleculares.As análises forenses com finalidade identificatória têm sido utilizadas com sucesso nos últimos anos, em decorrência do acelerado avanço das técnicas de biologia molecular de análise do DNA. Através do desenvolvimento da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em 1985 por Kary Mullis tornou-se possível a análise de pequenos fragmentos de DNA, aumentado assim as chances de sucesso nas investigações. Posteriormente foram desenvolvidas mais técnicas para análise do DNA para cada situação em que era encontrado o material biológico, diminuindo assim as dificuldades para sua identificação. O presente estudo fará uma revisão em artigos e sites científicos, livros, revistas e periódicos sobre as técnicas de biologia molecular mais empregadas, como RFLP, VNTR, PCR e STR, que foram desenvolvidas nos últimos anos, tendo como princípio o estudo de diferentes polimorfismos de DNA para a identificação precisa de indivíduos. Além disso, serão discutidas as formas de coleta e preservação do material biológico, técnicas utilizadas para a genotipagem de marcadores genéticos, como a eletroforese e Southern Blotting, culminado com uma descrição dos métodos automatizados, a partir da PCR, para a identificação de marcadores moleculares, a fim de facilitar e tornar mais precisa a identificação forense, bem como suas limitações e vantagens. Com o presente trabalho espera-se promover um maior entendimento sobre como as técnicas de biologia molecular utilizadas para a análise do DNA contribuem para facilitar e tornar mais precisa a identificação forense, auxiliando assim na resolução de crimes, identificação de cadáveres em avançado estágio de decomposição, teste de paternidade, desastres em massa, entre outros casos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-09-30T18:56:28Z2020-09-30T18:56:28Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6099porPAETZOLD, Michelle BohnertOLIVEIRA, Alessandra Valéria deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-01T06:01:40ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO COMPARATIVO DAS TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR PARA ANÁLISE DO DNA EM GENÉTICA FORENSE
title ESTUDO COMPARATIVO DAS TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR PARA ANÁLISE DO DNA EM GENÉTICA FORENSE
spellingShingle ESTUDO COMPARATIVO DAS TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR PARA ANÁLISE DO DNA EM GENÉTICA FORENSE
PAETZOLD, Michelle Bohnert
DNA
Genética forense
Marcadores moleculares
.
title_short ESTUDO COMPARATIVO DAS TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR PARA ANÁLISE DO DNA EM GENÉTICA FORENSE
title_full ESTUDO COMPARATIVO DAS TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR PARA ANÁLISE DO DNA EM GENÉTICA FORENSE
title_fullStr ESTUDO COMPARATIVO DAS TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR PARA ANÁLISE DO DNA EM GENÉTICA FORENSE
title_full_unstemmed ESTUDO COMPARATIVO DAS TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR PARA ANÁLISE DO DNA EM GENÉTICA FORENSE
title_sort ESTUDO COMPARATIVO DAS TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR PARA ANÁLISE DO DNA EM GENÉTICA FORENSE
author PAETZOLD, Michelle Bohnert
author_facet PAETZOLD, Michelle Bohnert
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
author_role author
author2 OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAETZOLD, Michelle Bohnert
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
dc.subject.por.fl_str_mv DNA
Genética forense
Marcadores moleculares
.
topic DNA
Genética forense
Marcadores moleculares
.
description As análises forenses com finalidade identificatória têm sido utilizadas com sucesso nos últimos anos, em decorrência do acelerado avanço das técnicas de biologia molecular de análise do DNA. Através do desenvolvimento da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em 1985 por Kary Mullis tornou-se possível a análise de pequenos fragmentos de DNA, aumentado assim as chances de sucesso nas investigações. Posteriormente foram desenvolvidas mais técnicas para análise do DNA para cada situação em que era encontrado o material biológico, diminuindo assim as dificuldades para sua identificação. O presente estudo fará uma revisão em artigos e sites científicos, livros, revistas e periódicos sobre as técnicas de biologia molecular mais empregadas, como RFLP, VNTR, PCR e STR, que foram desenvolvidas nos últimos anos, tendo como princípio o estudo de diferentes polimorfismos de DNA para a identificação precisa de indivíduos. Além disso, serão discutidas as formas de coleta e preservação do material biológico, técnicas utilizadas para a genotipagem de marcadores genéticos, como a eletroforese e Southern Blotting, culminado com uma descrição dos métodos automatizados, a partir da PCR, para a identificação de marcadores moleculares, a fim de facilitar e tornar mais precisa a identificação forense, bem como suas limitações e vantagens. Com o presente trabalho espera-se promover um maior entendimento sobre como as técnicas de biologia molecular utilizadas para a análise do DNA contribuem para facilitar e tornar mais precisa a identificação forense, auxiliando assim na resolução de crimes, identificação de cadáveres em avançado estágio de decomposição, teste de paternidade, desastres em massa, entre outros casos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-09-30T18:56:28Z
2020-09-30T18:56:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6099
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771960391106560