O EDUCAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA HORTA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Bela dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2471
Resumo: Ao abordarmos os termos Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável evocamos a valorização do aluno no processo criativo de ensino/aprendizagem. Emerge desta reflexão a importância de novas metodologias de ensino, que propiciem ao aluno novas formas de se perceber o mundo. O Projeto Horta Escolar materializou-se como um espaço interdisciplinar, onde alunos e professores puderam refletir acerca dos impactos positivos de uma alimentação saudável e dos reflexos produtivos quanto à preocupação com a comunidade e seu desenvolvimento sustentável. Tal pesquisa foi realizada em uma escola estadual do Paraná, objetivando a melhor inserção do ensino das disciplinas naturais aplicadas. A observação dos participantes e a entrevista com a equipe pedagógica foram instrumentos eficientes na observação ativa de todos os envolvidos na construção da horta. Percebemos ainda, que não apenas os alunos mudaram seus hábitos alimentares e de cuidado com o espaço escolar, mas também toda a comunidade escolar adotou comportamentos mais sustentáveis.
id UNICESU -1_3ed721d3155c48e572c9309e9485345b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2471
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O EDUCAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA HORTA ESCOLAREducaçãoHortaSustentabilidadeAo abordarmos os termos Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável evocamos a valorização do aluno no processo criativo de ensino/aprendizagem. Emerge desta reflexão a importância de novas metodologias de ensino, que propiciem ao aluno novas formas de se perceber o mundo. O Projeto Horta Escolar materializou-se como um espaço interdisciplinar, onde alunos e professores puderam refletir acerca dos impactos positivos de uma alimentação saudável e dos reflexos produtivos quanto à preocupação com a comunidade e seu desenvolvimento sustentável. Tal pesquisa foi realizada em uma escola estadual do Paraná, objetivando a melhor inserção do ensino das disciplinas naturais aplicadas. A observação dos participantes e a entrevista com a equipe pedagógica foram instrumentos eficientes na observação ativa de todos os envolvidos na construção da horta. Percebemos ainda, que não apenas os alunos mudaram seus hábitos alimentares e de cuidado com o espaço escolar, mas também toda a comunidade escolar adotou comportamentos mais sustentáveis.Unicesumar2019-09-13T13:06:26Z2019-09-13T13:06:26Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2471otherSantos, Ana Bela dosreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:28.5Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O EDUCAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA HORTA ESCOLAR
title O EDUCAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA HORTA ESCOLAR
spellingShingle O EDUCAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA HORTA ESCOLAR
Santos, Ana Bela dos
Educação
Horta
Sustentabilidade
title_short O EDUCAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA HORTA ESCOLAR
title_full O EDUCAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA HORTA ESCOLAR
title_fullStr O EDUCAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA HORTA ESCOLAR
title_full_unstemmed O EDUCAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA HORTA ESCOLAR
title_sort O EDUCAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA HORTA ESCOLAR
author Santos, Ana Bela dos
author_facet Santos, Ana Bela dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Bela dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Horta
Sustentabilidade
topic Educação
Horta
Sustentabilidade
dc.description.none.fl_txt_mv Ao abordarmos os termos Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável evocamos a valorização do aluno no processo criativo de ensino/aprendizagem. Emerge desta reflexão a importância de novas metodologias de ensino, que propiciem ao aluno novas formas de se perceber o mundo. O Projeto Horta Escolar materializou-se como um espaço interdisciplinar, onde alunos e professores puderam refletir acerca dos impactos positivos de uma alimentação saudável e dos reflexos produtivos quanto à preocupação com a comunidade e seu desenvolvimento sustentável. Tal pesquisa foi realizada em uma escola estadual do Paraná, objetivando a melhor inserção do ensino das disciplinas naturais aplicadas. A observação dos participantes e a entrevista com a equipe pedagógica foram instrumentos eficientes na observação ativa de todos os envolvidos na construção da horta. Percebemos ainda, que não apenas os alunos mudaram seus hábitos alimentares e de cuidado com o espaço escolar, mas também toda a comunidade escolar adotou comportamentos mais sustentáveis.
description Ao abordarmos os termos Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável evocamos a valorização do aluno no processo criativo de ensino/aprendizagem. Emerge desta reflexão a importância de novas metodologias de ensino, que propiciem ao aluno novas formas de se perceber o mundo. O Projeto Horta Escolar materializou-se como um espaço interdisciplinar, onde alunos e professores puderam refletir acerca dos impactos positivos de uma alimentação saudável e dos reflexos produtivos quanto à preocupação com a comunidade e seu desenvolvimento sustentável. Tal pesquisa foi realizada em uma escola estadual do Paraná, objetivando a melhor inserção do ensino das disciplinas naturais aplicadas. A observação dos participantes e a entrevista com a equipe pedagógica foram instrumentos eficientes na observação ativa de todos os envolvidos na construção da horta. Percebemos ainda, que não apenas os alunos mudaram seus hábitos alimentares e de cuidado com o espaço escolar, mas também toda a comunidade escolar adotou comportamentos mais sustentáveis.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T13:06:26Z
2019-09-13T13:06:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2471
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2471
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948586811457536