A INFORMÁTICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5001 |
Resumo: | A importância deste trabalho de pesquisa centra-se na investigação da prática pedagógica mediante os recursos disponíveis nas escolas O tema é a mídia na educação, com enfoque na informática.O objetivo geral é analisar como as mídias, mais especificamente a informática,estão sendo utilizadas por professores da rede pública como instrumento de ensino-aprendizagem.A partir de análises de questionários aplicados a professores de três colégios públicos do município de Marialva –Paraná,procura-se contribuir para a reflexão do exercício da função pedagógica, dentro desta perspectiva.Esta pesquisa se fundamenta no modelo qualitativo e quantitativo, delimitado ao universo desses professores, priorizando-se a prática docente por meio da informática, tendo como abordagem a teoria vista no curso de Mídias Integradas na Educação. Constata-se que, apesar de haver os mais diversos recursos pedagógicos nas escolas, o livro didático ainda é o mais utilizado. Mesmo assim, outros recursos impressos (jornal, revista, gibi, mapa, fotos), bem como rádio, TV, vídeo, DVD, informática (computador e internet), datashow, entre outros estão sendo utilizados. O que ficou evidenciado foi a utilização da informática com alunos de forma tímida e esporádica. Além disso, foram diagnosticadas várias dificuldades em relação ao uso desses recursos, tais como: manuseio, tempo, falta de equipamento, entre outros, independente de tempo de atuação na educação. Mesmo diante das dificuldades, praticamente todos os professores consideram o uso do computador e internet como instrumento pedagógico positivo. Os resultados da análise demonstram insatisfações e inseguranças quanto às mídias mais recentes. |
id |
UNICESU -1_3f0ea8cce215f03508d4020442f4f9a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5001 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFORMÁTICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃOEducaçãoInformáticaMídiasPrática docenteA importância deste trabalho de pesquisa centra-se na investigação da prática pedagógica mediante os recursos disponíveis nas escolas O tema é a mídia na educação, com enfoque na informática.O objetivo geral é analisar como as mídias, mais especificamente a informática,estão sendo utilizadas por professores da rede pública como instrumento de ensino-aprendizagem.A partir de análises de questionários aplicados a professores de três colégios públicos do município de Marialva –Paraná,procura-se contribuir para a reflexão do exercício da função pedagógica, dentro desta perspectiva.Esta pesquisa se fundamenta no modelo qualitativo e quantitativo, delimitado ao universo desses professores, priorizando-se a prática docente por meio da informática, tendo como abordagem a teoria vista no curso de Mídias Integradas na Educação. Constata-se que, apesar de haver os mais diversos recursos pedagógicos nas escolas, o livro didático ainda é o mais utilizado. Mesmo assim, outros recursos impressos (jornal, revista, gibi, mapa, fotos), bem como rádio, TV, vídeo, DVD, informática (computador e internet), datashow, entre outros estão sendo utilizados. O que ficou evidenciado foi a utilização da informática com alunos de forma tímida e esporádica. Além disso, foram diagnosticadas várias dificuldades em relação ao uso desses recursos, tais como: manuseio, tempo, falta de equipamento, entre outros, independente de tempo de atuação na educação. Mesmo diante das dificuldades, praticamente todos os professores consideram o uso do computador e internet como instrumento pedagógico positivo. Os resultados da análise demonstram insatisfações e inseguranças quanto às mídias mais recentes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-13T17:06:10Z2020-02-13T17:06:10Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5001porBERNINI, Ednéia Aparecida Bernardineliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:40:19ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFORMÁTICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO |
title |
A INFORMÁTICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
A INFORMÁTICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO BERNINI, Ednéia Aparecida Bernardineli Educação Informática Mídias Prática docente |
title_short |
A INFORMÁTICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO |
title_full |
A INFORMÁTICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
A INFORMÁTICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A INFORMÁTICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO |
title_sort |
A INFORMÁTICA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO |
author |
BERNINI, Ednéia Aparecida Bernardineli |
author_facet |
BERNINI, Ednéia Aparecida Bernardineli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BERNINI, Ednéia Aparecida Bernardineli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Informática Mídias Prática docente |
topic |
Educação Informática Mídias Prática docente |
description |
A importância deste trabalho de pesquisa centra-se na investigação da prática pedagógica mediante os recursos disponíveis nas escolas O tema é a mídia na educação, com enfoque na informática.O objetivo geral é analisar como as mídias, mais especificamente a informática,estão sendo utilizadas por professores da rede pública como instrumento de ensino-aprendizagem.A partir de análises de questionários aplicados a professores de três colégios públicos do município de Marialva –Paraná,procura-se contribuir para a reflexão do exercício da função pedagógica, dentro desta perspectiva.Esta pesquisa se fundamenta no modelo qualitativo e quantitativo, delimitado ao universo desses professores, priorizando-se a prática docente por meio da informática, tendo como abordagem a teoria vista no curso de Mídias Integradas na Educação. Constata-se que, apesar de haver os mais diversos recursos pedagógicos nas escolas, o livro didático ainda é o mais utilizado. Mesmo assim, outros recursos impressos (jornal, revista, gibi, mapa, fotos), bem como rádio, TV, vídeo, DVD, informática (computador e internet), datashow, entre outros estão sendo utilizados. O que ficou evidenciado foi a utilização da informática com alunos de forma tímida e esporádica. Além disso, foram diagnosticadas várias dificuldades em relação ao uso desses recursos, tais como: manuseio, tempo, falta de equipamento, entre outros, independente de tempo de atuação na educação. Mesmo diante das dificuldades, praticamente todos os professores consideram o uso do computador e internet como instrumento pedagógico positivo. Os resultados da análise demonstram insatisfações e inseguranças quanto às mídias mais recentes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-02-13T17:06:10Z 2020-02-13T17:06:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5001 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771958536175616 |