PERCEPÇÃO DO PACIENTE HOSPITALIZADO SOBRE A PRÁTICA DO BANHO NO LEITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Natan David
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: PILOTO, Brayan Yuri, OLIVEIRA, Viviane Sousa de, SANCHES, Rafaely de Cassia Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2097
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo identificar qual a percepção dos pacientes acamados sobre a realização do banho no leito. Ainda, como objetivos específicos pretende-se traçar um perfil dos pacientes internados e restritos ao leito no ambiente hospitalar, verificar qual a autonomia destes pacientes na escolha da realização do procedimento e identificar maneiras alternativas de realizar a higiene dos pacientes que recebem o banho no leito a partir da opinião dos mesmos. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, o qual será realizado com pacientes internados em hospitais no município de Maringá. Os critérios de inclusão são pacientes com idade igual ou superior a 18 anos e pacientes impossibilitados de realizar a própria higiene corporal, que é dependente dos profissionais de Enfermagem, escala de glasgow entre 12 e 15, não possuírem perda cognitiva que comprometa a execução do estudo de acordo com o mini exame do estado mental. Quanto aos critérios de exclusão, pessoas sedadas ou entubadas, incapazes de responder aos questionamentos da pesquisa. A coleta de dados será realizada através de entrevistas semiestruturadas, que seguirá um roteiro, e serão gravadas com recurso de media e posteriormente transcritas na integra. Para organizar os dados, será utilizado o software IRAMUTEQ. Espera-se mensurar qual a percepção que estes pacientes têm com relação à realização do banho no leito, no que diz respeito a sua praticidade, comodidade, necessidade e privacidade, bem como a existência de outras modalidades de cuidados que possam ser utilizadas de maneira substituinte ao banho no leito, mas que possuam os mesmos ou até melhores efeitos terapêuticos.
id UNICESU -1_3f462ac7ba2bedd2feee6d00d29ac68b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2097
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DO PACIENTE HOSPITALIZADO SOBRE A PRÁTICA DO BANHO NO LEITOHigieneAutocuidadoPrivacidadeEquipe de EnfermagemEssa pesquisa tem como objetivo identificar qual a percepção dos pacientes acamados sobre a realização do banho no leito. Ainda, como objetivos específicos pretende-se traçar um perfil dos pacientes internados e restritos ao leito no ambiente hospitalar, verificar qual a autonomia destes pacientes na escolha da realização do procedimento e identificar maneiras alternativas de realizar a higiene dos pacientes que recebem o banho no leito a partir da opinião dos mesmos. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, o qual será realizado com pacientes internados em hospitais no município de Maringá. Os critérios de inclusão são pacientes com idade igual ou superior a 18 anos e pacientes impossibilitados de realizar a própria higiene corporal, que é dependente dos profissionais de Enfermagem, escala de glasgow entre 12 e 15, não possuírem perda cognitiva que comprometa a execução do estudo de acordo com o mini exame do estado mental. Quanto aos critérios de exclusão, pessoas sedadas ou entubadas, incapazes de responder aos questionamentos da pesquisa. A coleta de dados será realizada através de entrevistas semiestruturadas, que seguirá um roteiro, e serão gravadas com recurso de media e posteriormente transcritas na integra. Para organizar os dados, será utilizado o software IRAMUTEQ. Espera-se mensurar qual a percepção que estes pacientes têm com relação à realização do banho no leito, no que diz respeito a sua praticidade, comodidade, necessidade e privacidade, bem como a existência de outras modalidades de cuidados que possam ser utilizadas de maneira substituinte ao banho no leito, mas que possuam os mesmos ou até melhores efeitos terapêuticos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-22T17:36:41Z2019-08-22T17:36:41Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2097porPEREIRA, Natan DavidPILOTO, Brayan YuriOLIVEIRA, Viviane Sousa deSANCHES, Rafaely de Cassia Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:07:28ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DO PACIENTE HOSPITALIZADO SOBRE A PRÁTICA DO BANHO NO LEITO
title PERCEPÇÃO DO PACIENTE HOSPITALIZADO SOBRE A PRÁTICA DO BANHO NO LEITO
spellingShingle PERCEPÇÃO DO PACIENTE HOSPITALIZADO SOBRE A PRÁTICA DO BANHO NO LEITO
PEREIRA, Natan David
Higiene
Autocuidado
Privacidade
Equipe de Enfermagem
title_short PERCEPÇÃO DO PACIENTE HOSPITALIZADO SOBRE A PRÁTICA DO BANHO NO LEITO
title_full PERCEPÇÃO DO PACIENTE HOSPITALIZADO SOBRE A PRÁTICA DO BANHO NO LEITO
title_fullStr PERCEPÇÃO DO PACIENTE HOSPITALIZADO SOBRE A PRÁTICA DO BANHO NO LEITO
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DO PACIENTE HOSPITALIZADO SOBRE A PRÁTICA DO BANHO NO LEITO
title_sort PERCEPÇÃO DO PACIENTE HOSPITALIZADO SOBRE A PRÁTICA DO BANHO NO LEITO
author PEREIRA, Natan David
author_facet PEREIRA, Natan David
PILOTO, Brayan Yuri
OLIVEIRA, Viviane Sousa de
SANCHES, Rafaely de Cassia Nogueira
author_role author
author2 PILOTO, Brayan Yuri
OLIVEIRA, Viviane Sousa de
SANCHES, Rafaely de Cassia Nogueira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Natan David
PILOTO, Brayan Yuri
OLIVEIRA, Viviane Sousa de
SANCHES, Rafaely de Cassia Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Higiene
Autocuidado
Privacidade
Equipe de Enfermagem
topic Higiene
Autocuidado
Privacidade
Equipe de Enfermagem
description Essa pesquisa tem como objetivo identificar qual a percepção dos pacientes acamados sobre a realização do banho no leito. Ainda, como objetivos específicos pretende-se traçar um perfil dos pacientes internados e restritos ao leito no ambiente hospitalar, verificar qual a autonomia destes pacientes na escolha da realização do procedimento e identificar maneiras alternativas de realizar a higiene dos pacientes que recebem o banho no leito a partir da opinião dos mesmos. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, o qual será realizado com pacientes internados em hospitais no município de Maringá. Os critérios de inclusão são pacientes com idade igual ou superior a 18 anos e pacientes impossibilitados de realizar a própria higiene corporal, que é dependente dos profissionais de Enfermagem, escala de glasgow entre 12 e 15, não possuírem perda cognitiva que comprometa a execução do estudo de acordo com o mini exame do estado mental. Quanto aos critérios de exclusão, pessoas sedadas ou entubadas, incapazes de responder aos questionamentos da pesquisa. A coleta de dados será realizada através de entrevistas semiestruturadas, que seguirá um roteiro, e serão gravadas com recurso de media e posteriormente transcritas na integra. Para organizar os dados, será utilizado o software IRAMUTEQ. Espera-se mensurar qual a percepção que estes pacientes têm com relação à realização do banho no leito, no que diz respeito a sua praticidade, comodidade, necessidade e privacidade, bem como a existência de outras modalidades de cuidados que possam ser utilizadas de maneira substituinte ao banho no leito, mas que possuam os mesmos ou até melhores efeitos terapêuticos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-22T17:36:41Z
2019-08-22T17:36:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2097
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771940351770624