SINGULARIDADES DIALÉTICAS DE EROS E TÂNATOS NO CONTO TEOREMA, DE HERBERTO HELDER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Luciane dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5412
Resumo: Grandes mitos tem se apropriado e revisitado os momentos modernos, sendo que grande parte desses são encontrados em obras literárias, as quais o homem vem produzindo nos últimos tempos. Um exemplo é a história de Inês de Castro, jovem nobre galega e grande amor de D. Pedro I de Portugal. Essa, após sua execução poderia ser chamada de importante figura lendária portuguesa, no entanto, como realmente existiu, a questão lendária não poderia proceder. Independente disso, a mesma tem sido retomada com frequência no cenário literário do ocidente, o que fez com que se tornasse um mito. Assim, a partir da leitura do conto Teorema, do escritor português contemporâneo Herberto Helder, pode-se encontrar inúmeros indícios da história de Portugal, entretanto optou-se por comprovar que o amor e morte perpassam por toda a fábula herbertiana, quando o mesmo aborda o mito inesiano. A narrativa em questão também pode ser relacionada à dialética de Eros e Tânatos, personagens da mitologia grega, cujas representações respectivamente, do mesmo modo, são o amor e a morte. Como a história de Inês de Castro esta intrinsecamente relacionada a tais contextos tomar-se-á o conto em questão para elucidá-los, tendo assim objetivo do presente artigo. No entanto, antes disso serão apresentadas algumas idéias relacionadas ao texto, as quais são apropriadas para a apresentação e analise do mesmo. A elaboração do trabalho foi fundamentada na pesquisa bibliográfica como ratificação da análise. Tal pesquisa foi o meio de avaliação de uma disciplina de pós graduação de uma instituição de ensino superior pública e tem a intenção de auxiliar em outros trabalhos acadêmicos que tenham em seu corpus o mito de Inês de Castro.
id UNICESU -1_3f6e0afbaeead46124fb3068cb2bf7e6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5412
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling SINGULARIDADES DIALÉTICAS DE EROS E TÂNATOS NO CONTO TEOREMA, DE HERBERTO HELDEREros e TânatosInês de CastroTeoremaGrandes mitos tem se apropriado e revisitado os momentos modernos, sendo que grande parte desses são encontrados em obras literárias, as quais o homem vem produzindo nos últimos tempos. Um exemplo é a história de Inês de Castro, jovem nobre galega e grande amor de D. Pedro I de Portugal. Essa, após sua execução poderia ser chamada de importante figura lendária portuguesa, no entanto, como realmente existiu, a questão lendária não poderia proceder. Independente disso, a mesma tem sido retomada com frequência no cenário literário do ocidente, o que fez com que se tornasse um mito. Assim, a partir da leitura do conto Teorema, do escritor português contemporâneo Herberto Helder, pode-se encontrar inúmeros indícios da história de Portugal, entretanto optou-se por comprovar que o amor e morte perpassam por toda a fábula herbertiana, quando o mesmo aborda o mito inesiano. A narrativa em questão também pode ser relacionada à dialética de Eros e Tânatos, personagens da mitologia grega, cujas representações respectivamente, do mesmo modo, são o amor e a morte. Como a história de Inês de Castro esta intrinsecamente relacionada a tais contextos tomar-se-á o conto em questão para elucidá-los, tendo assim objetivo do presente artigo. No entanto, antes disso serão apresentadas algumas idéias relacionadas ao texto, as quais são apropriadas para a apresentação e analise do mesmo. A elaboração do trabalho foi fundamentada na pesquisa bibliográfica como ratificação da análise. Tal pesquisa foi o meio de avaliação de uma disciplina de pós graduação de uma instituição de ensino superior pública e tem a intenção de auxiliar em outros trabalhos acadêmicos que tenham em seu corpus o mito de Inês de Castro.UniCesumar2020-03-25T19:24:26Z2020-03-25T19:24:26Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5412otherSANTOS, Luciane dosreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:31Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:48.727Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv SINGULARIDADES DIALÉTICAS DE EROS E TÂNATOS NO CONTO TEOREMA, DE HERBERTO HELDER
title SINGULARIDADES DIALÉTICAS DE EROS E TÂNATOS NO CONTO TEOREMA, DE HERBERTO HELDER
spellingShingle SINGULARIDADES DIALÉTICAS DE EROS E TÂNATOS NO CONTO TEOREMA, DE HERBERTO HELDER
SANTOS, Luciane dos
Eros e Tânatos
Inês de Castro
Teorema
title_short SINGULARIDADES DIALÉTICAS DE EROS E TÂNATOS NO CONTO TEOREMA, DE HERBERTO HELDER
title_full SINGULARIDADES DIALÉTICAS DE EROS E TÂNATOS NO CONTO TEOREMA, DE HERBERTO HELDER
title_fullStr SINGULARIDADES DIALÉTICAS DE EROS E TÂNATOS NO CONTO TEOREMA, DE HERBERTO HELDER
title_full_unstemmed SINGULARIDADES DIALÉTICAS DE EROS E TÂNATOS NO CONTO TEOREMA, DE HERBERTO HELDER
title_sort SINGULARIDADES DIALÉTICAS DE EROS E TÂNATOS NO CONTO TEOREMA, DE HERBERTO HELDER
author SANTOS, Luciane dos
author_facet SANTOS, Luciane dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Luciane dos
dc.subject.por.fl_str_mv Eros e Tânatos
Inês de Castro
Teorema
topic Eros e Tânatos
Inês de Castro
Teorema
dc.description.none.fl_txt_mv Grandes mitos tem se apropriado e revisitado os momentos modernos, sendo que grande parte desses são encontrados em obras literárias, as quais o homem vem produzindo nos últimos tempos. Um exemplo é a história de Inês de Castro, jovem nobre galega e grande amor de D. Pedro I de Portugal. Essa, após sua execução poderia ser chamada de importante figura lendária portuguesa, no entanto, como realmente existiu, a questão lendária não poderia proceder. Independente disso, a mesma tem sido retomada com frequência no cenário literário do ocidente, o que fez com que se tornasse um mito. Assim, a partir da leitura do conto Teorema, do escritor português contemporâneo Herberto Helder, pode-se encontrar inúmeros indícios da história de Portugal, entretanto optou-se por comprovar que o amor e morte perpassam por toda a fábula herbertiana, quando o mesmo aborda o mito inesiano. A narrativa em questão também pode ser relacionada à dialética de Eros e Tânatos, personagens da mitologia grega, cujas representações respectivamente, do mesmo modo, são o amor e a morte. Como a história de Inês de Castro esta intrinsecamente relacionada a tais contextos tomar-se-á o conto em questão para elucidá-los, tendo assim objetivo do presente artigo. No entanto, antes disso serão apresentadas algumas idéias relacionadas ao texto, as quais são apropriadas para a apresentação e analise do mesmo. A elaboração do trabalho foi fundamentada na pesquisa bibliográfica como ratificação da análise. Tal pesquisa foi o meio de avaliação de uma disciplina de pós graduação de uma instituição de ensino superior pública e tem a intenção de auxiliar em outros trabalhos acadêmicos que tenham em seu corpus o mito de Inês de Castro.
description Grandes mitos tem se apropriado e revisitado os momentos modernos, sendo que grande parte desses são encontrados em obras literárias, as quais o homem vem produzindo nos últimos tempos. Um exemplo é a história de Inês de Castro, jovem nobre galega e grande amor de D. Pedro I de Portugal. Essa, após sua execução poderia ser chamada de importante figura lendária portuguesa, no entanto, como realmente existiu, a questão lendária não poderia proceder. Independente disso, a mesma tem sido retomada com frequência no cenário literário do ocidente, o que fez com que se tornasse um mito. Assim, a partir da leitura do conto Teorema, do escritor português contemporâneo Herberto Helder, pode-se encontrar inúmeros indícios da história de Portugal, entretanto optou-se por comprovar que o amor e morte perpassam por toda a fábula herbertiana, quando o mesmo aborda o mito inesiano. A narrativa em questão também pode ser relacionada à dialética de Eros e Tânatos, personagens da mitologia grega, cujas representações respectivamente, do mesmo modo, são o amor e a morte. Como a história de Inês de Castro esta intrinsecamente relacionada a tais contextos tomar-se-á o conto em questão para elucidá-los, tendo assim objetivo do presente artigo. No entanto, antes disso serão apresentadas algumas idéias relacionadas ao texto, as quais são apropriadas para a apresentação e analise do mesmo. A elaboração do trabalho foi fundamentada na pesquisa bibliográfica como ratificação da análise. Tal pesquisa foi o meio de avaliação de uma disciplina de pós graduação de uma instituição de ensino superior pública e tem a intenção de auxiliar em outros trabalhos acadêmicos que tenham em seu corpus o mito de Inês de Castro.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-25T19:24:26Z
2020-03-25T19:24:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5412
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5412
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948641341603840