PERCEPÇÕES DE PUÉRPERAS ACERCA DA ASSISTÊNCIA DURANTE O PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO BÁSICA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1782 |
Resumo: | Pesquisa descritiva de natureza qualitativa com objetivo de avaliar, segundo informações de puérperas, a qualidade da assistência e orientações oferecidas durante o acompanhamento pré-natal pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de um município do sul do Brasil. A coleta de dados ocorre junto às puérperas maiores de 18 anos cadastradas e assistidas em uma entre seis Unidades Básicas de Saúde do município de Maringá-PR, escolhidas para o estudo. A mesma se dá por entrevistas domiciliares, utilizando-se de um instrumento de coleta de dados contendo duas partes: uma de caracterização socioeconômica das participantes e outra com três questões norteadoras relacionadas ao andamento da assistência pré-natal recebida, suas potencialidades e fragilidades, bem como a satisfação das puérperas com relação à assistência. Ressalta-se que os resultados apresentados são parciais, de modo que as entrevistas realizadas até então foram gravadas em sua integralidade, transcritas e submetidas à análise de conteúdo modalidade temática. Mediante os depoimentos obtidos até o momento, emergiram das entrevistas duas unidades temáticas: Satisfação das puérperas quanto à oferta de orientações, disponibilidade de insumos e exames ou recursos e Fragilidades percebidas no vínculo e no cuidado centrado na pessoa. Conclui-se que há grande valorização mediante as orientações oferecidas pelos profissionais durante o acompanhamento pré-natal, visto que estas instruções proporcionam subsídios à qualidade assistencial e desenvolvimento de gestações mais saudáveis. Do mesmo modo, relacionamento interpessoal, vínculo e longitudinalidade do cuidado entre as gestantes e os profissionais também foram estimados, evidenciando a importância de relações mais significativas no âmbito da Atenção Básica. |
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