CULTIVO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS EM VINHAÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Guilherme Miglioli
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BELLODI, Guilherme Duarte, RAMARI, Thais de Oliveira Iácono, SILVA, Kelly Caroline da, GASPAROTTO, Francielli
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2740
Resumo: Nos últimos anos o governo brasileiro vem incentivando práticas agrícolas sustentáveis, isto é, que reduzam o impacto ambiental ocasionado por estas atividades. Uma destas práticas é o uso de microrganismos diazotróficos como insumos biológicos. O presente estudo tem por objetivo avaliar o uso da vinhaça como meio de cultivo para multiplicação de bactérias dos gêneros Azospirillum, Acetobacter e Herbaspirillum. As estirpes utilizadas serão obtidas através de via comercial, e a vinhaça, de uma usina da região de Maringá-Pr. O experimento será realizado em delineamento experimental inteiramente casualizado, com tratamentos em arranjo fatorial (3x5), com cinco repetições totalizando 75 unidades experimentais. Os tratamentos serão compostos pelos três gêneros supracitados e por meios de cultura líquidos formulados com diferentes concentrações de vinhaça, sendo T0 - caldo nutriente; T1 - 100% vinhaça; T2 - 75% vinhaça e 25% água destilada; T3 - 25% vinhaça e 75% água destilada e T4 - 50% vinhaça e 50% água destilada. A quantificação dos microrganismos será obtida por uso de espectrofotômetro e pelo método de diluição em série em meio de cultivo nutriente ágar. Em todos os tratamentos serão determinadas as curvas de crescimento bacteriano. Os resultados serão submetidos a uma análise de variância e ao teste de médias Scott-Knott a 5% de significância. Espera-se com esta pesquisa verificar que se ocorre a sobrevivência e a multiplicação das bactérias estudadas no subproduto vinhaça visando a inoculação na cultura de cana-de-açúcar.
id UNICESU -1_4009ce6213c71cd2d6f14962b4a1755b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2740
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CULTIVO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS EM VINHAÇAResíduoFixação biológica do nitrogênioCana-de-açúcarNos últimos anos o governo brasileiro vem incentivando práticas agrícolas sustentáveis, isto é, que reduzam o impacto ambiental ocasionado por estas atividades. Uma destas práticas é o uso de microrganismos diazotróficos como insumos biológicos. O presente estudo tem por objetivo avaliar o uso da vinhaça como meio de cultivo para multiplicação de bactérias dos gêneros Azospirillum, Acetobacter e Herbaspirillum. As estirpes utilizadas serão obtidas através de via comercial, e a vinhaça, de uma usina da região de Maringá-Pr. O experimento será realizado em delineamento experimental inteiramente casualizado, com tratamentos em arranjo fatorial (3x5), com cinco repetições totalizando 75 unidades experimentais. Os tratamentos serão compostos pelos três gêneros supracitados e por meios de cultura líquidos formulados com diferentes concentrações de vinhaça, sendo T0 - caldo nutriente; T1 - 100% vinhaça; T2 - 75% vinhaça e 25% água destilada; T3 - 25% vinhaça e 75% água destilada e T4 - 50% vinhaça e 50% água destilada. A quantificação dos microrganismos será obtida por uso de espectrofotômetro e pelo método de diluição em série em meio de cultivo nutriente ágar. Em todos os tratamentos serão determinadas as curvas de crescimento bacteriano. Os resultados serão submetidos a uma análise de variância e ao teste de médias Scott-Knott a 5% de significância. Espera-se com esta pesquisa verificar que se ocorre a sobrevivência e a multiplicação das bactérias estudadas no subproduto vinhaça visando a inoculação na cultura de cana-de-açúcar.UniCesumar2019-11-13T19:33:17Z2019-11-13T19:33:17Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2740otherMARTINS, Guilherme MiglioliBELLODI, Guilherme DuarteRAMARI, Thais de Oliveira IáconoSILVA, Kelly Caroline daGASPAROTTO, Franciellireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:05Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:11.478Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CULTIVO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS EM VINHAÇA
title CULTIVO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS EM VINHAÇA
spellingShingle CULTIVO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS EM VINHAÇA
MARTINS, Guilherme Miglioli
Resíduo
Fixação biológica do nitrogênio
Cana-de-açúcar
title_short CULTIVO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS EM VINHAÇA
title_full CULTIVO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS EM VINHAÇA
title_fullStr CULTIVO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS EM VINHAÇA
title_full_unstemmed CULTIVO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS EM VINHAÇA
title_sort CULTIVO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS EM VINHAÇA
author MARTINS, Guilherme Miglioli
author_facet MARTINS, Guilherme Miglioli
BELLODI, Guilherme Duarte
RAMARI, Thais de Oliveira Iácono
SILVA, Kelly Caroline da
GASPAROTTO, Francielli
author_role author
author2 BELLODI, Guilherme Duarte
RAMARI, Thais de Oliveira Iácono
SILVA, Kelly Caroline da
GASPAROTTO, Francielli
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Guilherme Miglioli
BELLODI, Guilherme Duarte
RAMARI, Thais de Oliveira Iácono
SILVA, Kelly Caroline da
GASPAROTTO, Francielli
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduo
Fixação biológica do nitrogênio
Cana-de-açúcar
topic Resíduo
Fixação biológica do nitrogênio
Cana-de-açúcar
dc.description.none.fl_txt_mv Nos últimos anos o governo brasileiro vem incentivando práticas agrícolas sustentáveis, isto é, que reduzam o impacto ambiental ocasionado por estas atividades. Uma destas práticas é o uso de microrganismos diazotróficos como insumos biológicos. O presente estudo tem por objetivo avaliar o uso da vinhaça como meio de cultivo para multiplicação de bactérias dos gêneros Azospirillum, Acetobacter e Herbaspirillum. As estirpes utilizadas serão obtidas através de via comercial, e a vinhaça, de uma usina da região de Maringá-Pr. O experimento será realizado em delineamento experimental inteiramente casualizado, com tratamentos em arranjo fatorial (3x5), com cinco repetições totalizando 75 unidades experimentais. Os tratamentos serão compostos pelos três gêneros supracitados e por meios de cultura líquidos formulados com diferentes concentrações de vinhaça, sendo T0 - caldo nutriente; T1 - 100% vinhaça; T2 - 75% vinhaça e 25% água destilada; T3 - 25% vinhaça e 75% água destilada e T4 - 50% vinhaça e 50% água destilada. A quantificação dos microrganismos será obtida por uso de espectrofotômetro e pelo método de diluição em série em meio de cultivo nutriente ágar. Em todos os tratamentos serão determinadas as curvas de crescimento bacteriano. Os resultados serão submetidos a uma análise de variância e ao teste de médias Scott-Knott a 5% de significância. Espera-se com esta pesquisa verificar que se ocorre a sobrevivência e a multiplicação das bactérias estudadas no subproduto vinhaça visando a inoculação na cultura de cana-de-açúcar.
description Nos últimos anos o governo brasileiro vem incentivando práticas agrícolas sustentáveis, isto é, que reduzam o impacto ambiental ocasionado por estas atividades. Uma destas práticas é o uso de microrganismos diazotróficos como insumos biológicos. O presente estudo tem por objetivo avaliar o uso da vinhaça como meio de cultivo para multiplicação de bactérias dos gêneros Azospirillum, Acetobacter e Herbaspirillum. As estirpes utilizadas serão obtidas através de via comercial, e a vinhaça, de uma usina da região de Maringá-Pr. O experimento será realizado em delineamento experimental inteiramente casualizado, com tratamentos em arranjo fatorial (3x5), com cinco repetições totalizando 75 unidades experimentais. Os tratamentos serão compostos pelos três gêneros supracitados e por meios de cultura líquidos formulados com diferentes concentrações de vinhaça, sendo T0 - caldo nutriente; T1 - 100% vinhaça; T2 - 75% vinhaça e 25% água destilada; T3 - 25% vinhaça e 75% água destilada e T4 - 50% vinhaça e 50% água destilada. A quantificação dos microrganismos será obtida por uso de espectrofotômetro e pelo método de diluição em série em meio de cultivo nutriente ágar. Em todos os tratamentos serão determinadas as curvas de crescimento bacteriano. Os resultados serão submetidos a uma análise de variância e ao teste de médias Scott-Knott a 5% de significância. Espera-se com esta pesquisa verificar que se ocorre a sobrevivência e a multiplicação das bactérias estudadas no subproduto vinhaça visando a inoculação na cultura de cana-de-açúcar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-13T19:33:17Z
2019-11-13T19:33:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2740
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2740
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948596756152320