CONCRETO ECOLÓGICO COM ADIÇÃO DE FIBRA DE COCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORALES, Paola Notoya
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FILHO, Edison Schmitd, TEIXEIRA, Thaise Moser
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2724
Resumo: As fibras são materiais utilizados há muitos anos com o intuito de reforçar matrizes frágeis e torná-las mais resistentes, em especial a resistência à flexão . Desde a antiguidade fibras vegetais e animais são adicionadas a misturas de argila e barro para a criação de tijolos e argamassas que apresentassem melhor reforço. Entretanto, a adição de fibras em concreto para melhorar sua resistência é algo novo. Em específico, as fibras de coco, que são materiais naturais, renováveis e muito leves. O objetivo desta pesquisa é efetuar uma análise comparativa entre o concreto comum e o concreto com adição de fibra de coco, através de análises laboratoriais, ensaios de compressão e tração, e pesquisas que comprovarão quais são suas semelhanças e diferenças, além das vantagens e desvantagens da adição desta fibra a massa de concreto.
id UNICESU -1_40dca8f5d465c646788b9ba2cc369b7c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2724
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CONCRETO ECOLÓGICO COM ADIÇÃO DE FIBRA DE COCOFibra de cocoConcretoResistência á flexãoAs fibras são materiais utilizados há muitos anos com o intuito de reforçar matrizes frágeis e torná-las mais resistentes, em especial a resistência à flexão . Desde a antiguidade fibras vegetais e animais são adicionadas a misturas de argila e barro para a criação de tijolos e argamassas que apresentassem melhor reforço. Entretanto, a adição de fibras em concreto para melhorar sua resistência é algo novo. Em específico, as fibras de coco, que são materiais naturais, renováveis e muito leves. O objetivo desta pesquisa é efetuar uma análise comparativa entre o concreto comum e o concreto com adição de fibra de coco, através de análises laboratoriais, ensaios de compressão e tração, e pesquisas que comprovarão quais são suas semelhanças e diferenças, além das vantagens e desvantagens da adição desta fibra a massa de concreto.UniCesumar2019-11-13T17:05:09Z2019-11-13T17:05:09Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2724otherMORALES, Paola NotoyaFILHO, Edison SchmitdTEIXEIRA, Thaise Moserreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:51:46Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:51:49.603Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CONCRETO ECOLÓGICO COM ADIÇÃO DE FIBRA DE COCO
title CONCRETO ECOLÓGICO COM ADIÇÃO DE FIBRA DE COCO
spellingShingle CONCRETO ECOLÓGICO COM ADIÇÃO DE FIBRA DE COCO
MORALES, Paola Notoya
Fibra de coco
Concreto
Resistência á flexão
title_short CONCRETO ECOLÓGICO COM ADIÇÃO DE FIBRA DE COCO
title_full CONCRETO ECOLÓGICO COM ADIÇÃO DE FIBRA DE COCO
title_fullStr CONCRETO ECOLÓGICO COM ADIÇÃO DE FIBRA DE COCO
title_full_unstemmed CONCRETO ECOLÓGICO COM ADIÇÃO DE FIBRA DE COCO
title_sort CONCRETO ECOLÓGICO COM ADIÇÃO DE FIBRA DE COCO
author MORALES, Paola Notoya
author_facet MORALES, Paola Notoya
FILHO, Edison Schmitd
TEIXEIRA, Thaise Moser
author_role author
author2 FILHO, Edison Schmitd
TEIXEIRA, Thaise Moser
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORALES, Paola Notoya
FILHO, Edison Schmitd
TEIXEIRA, Thaise Moser
dc.subject.por.fl_str_mv Fibra de coco
Concreto
Resistência á flexão
topic Fibra de coco
Concreto
Resistência á flexão
dc.description.none.fl_txt_mv As fibras são materiais utilizados há muitos anos com o intuito de reforçar matrizes frágeis e torná-las mais resistentes, em especial a resistência à flexão . Desde a antiguidade fibras vegetais e animais são adicionadas a misturas de argila e barro para a criação de tijolos e argamassas que apresentassem melhor reforço. Entretanto, a adição de fibras em concreto para melhorar sua resistência é algo novo. Em específico, as fibras de coco, que são materiais naturais, renováveis e muito leves. O objetivo desta pesquisa é efetuar uma análise comparativa entre o concreto comum e o concreto com adição de fibra de coco, através de análises laboratoriais, ensaios de compressão e tração, e pesquisas que comprovarão quais são suas semelhanças e diferenças, além das vantagens e desvantagens da adição desta fibra a massa de concreto.
description As fibras são materiais utilizados há muitos anos com o intuito de reforçar matrizes frágeis e torná-las mais resistentes, em especial a resistência à flexão . Desde a antiguidade fibras vegetais e animais são adicionadas a misturas de argila e barro para a criação de tijolos e argamassas que apresentassem melhor reforço. Entretanto, a adição de fibras em concreto para melhorar sua resistência é algo novo. Em específico, as fibras de coco, que são materiais naturais, renováveis e muito leves. O objetivo desta pesquisa é efetuar uma análise comparativa entre o concreto comum e o concreto com adição de fibra de coco, através de análises laboratoriais, ensaios de compressão e tração, e pesquisas que comprovarão quais são suas semelhanças e diferenças, além das vantagens e desvantagens da adição desta fibra a massa de concreto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-13T17:05:09Z
2019-11-13T17:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2724
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2724
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948578602156032