DESCRIÇÃO O QUADRO SUBJETIVO DE DOR NA VISÃO DA MEDICINA OCIDENTAL E DA MEDICINA ORIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chuinca, Isis Andressa Camargo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1160
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo, descrever o quadro subjetivo de dor na visão da medicina ocidental e da medicina oriental. Consiste em uma revisão bibliográfica sistemática, com base na leitura de artigos científicos, monografias e teses. A coleta de dados foi efetuada através da pesquisa em bases de dados, como: Bireme, Liliacs, Scielo. Foram inclusos estudos publicados no ano de 1990 a 2017 que englobam a dor, predominando sua fisiopatologia na visão medicina oriental e a medicina ocidental. Alguns parâmetros de exclusão foram considerados, como pesquisas de histórias da medicina. Por meio da análise dos resultados parciais, foi possível definir que a compreensão do quadro doloroso é extremamente diferente entre as duas medicinas e o quão importante é ter o conhecimento da subjetividade da dor para obtenção de novas formas de analgesia. Espera-se, com os resultados definitivos, esclarecer a disseminação dolorosa entre a medicina oriental e ocidental, visando expandir a medicina e melhorar a compreensão entre profissionais da saúde.
id UNICESU -1_411c08a720848d0e1f826fbd726ca816
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1160
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DESCRIÇÃO O QUADRO SUBJETIVO DE DOR NA VISÃO DA MEDICINA OCIDENTAL E DA MEDICINA ORIENTALDorMedicinaNocicepçãoEsta pesquisa tem como objetivo, descrever o quadro subjetivo de dor na visão da medicina ocidental e da medicina oriental. Consiste em uma revisão bibliográfica sistemática, com base na leitura de artigos científicos, monografias e teses. A coleta de dados foi efetuada através da pesquisa em bases de dados, como: Bireme, Liliacs, Scielo. Foram inclusos estudos publicados no ano de 1990 a 2017 que englobam a dor, predominando sua fisiopatologia na visão medicina oriental e a medicina ocidental. Alguns parâmetros de exclusão foram considerados, como pesquisas de histórias da medicina. Por meio da análise dos resultados parciais, foi possível definir que a compreensão do quadro doloroso é extremamente diferente entre as duas medicinas e o quão importante é ter o conhecimento da subjetividade da dor para obtenção de novas formas de analgesia. Espera-se, com os resultados definitivos, esclarecer a disseminação dolorosa entre a medicina oriental e ocidental, visando expandir a medicina e melhorar a compreensão entre profissionais da saúde.Unicesumar2019-08-06T14:37:31Z2019-08-06T14:37:31Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1160otherChuinca, Isis Andressa Camargoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:22Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:39.22Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DESCRIÇÃO O QUADRO SUBJETIVO DE DOR NA VISÃO DA MEDICINA OCIDENTAL E DA MEDICINA ORIENTAL
title DESCRIÇÃO O QUADRO SUBJETIVO DE DOR NA VISÃO DA MEDICINA OCIDENTAL E DA MEDICINA ORIENTAL
spellingShingle DESCRIÇÃO O QUADRO SUBJETIVO DE DOR NA VISÃO DA MEDICINA OCIDENTAL E DA MEDICINA ORIENTAL
Chuinca, Isis Andressa Camargo
Dor
Medicina
Nocicepção
title_short DESCRIÇÃO O QUADRO SUBJETIVO DE DOR NA VISÃO DA MEDICINA OCIDENTAL E DA MEDICINA ORIENTAL
title_full DESCRIÇÃO O QUADRO SUBJETIVO DE DOR NA VISÃO DA MEDICINA OCIDENTAL E DA MEDICINA ORIENTAL
title_fullStr DESCRIÇÃO O QUADRO SUBJETIVO DE DOR NA VISÃO DA MEDICINA OCIDENTAL E DA MEDICINA ORIENTAL
title_full_unstemmed DESCRIÇÃO O QUADRO SUBJETIVO DE DOR NA VISÃO DA MEDICINA OCIDENTAL E DA MEDICINA ORIENTAL
title_sort DESCRIÇÃO O QUADRO SUBJETIVO DE DOR NA VISÃO DA MEDICINA OCIDENTAL E DA MEDICINA ORIENTAL
author Chuinca, Isis Andressa Camargo
author_facet Chuinca, Isis Andressa Camargo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chuinca, Isis Andressa Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Dor
Medicina
Nocicepção
topic Dor
Medicina
Nocicepção
dc.description.none.fl_txt_mv Esta pesquisa tem como objetivo, descrever o quadro subjetivo de dor na visão da medicina ocidental e da medicina oriental. Consiste em uma revisão bibliográfica sistemática, com base na leitura de artigos científicos, monografias e teses. A coleta de dados foi efetuada através da pesquisa em bases de dados, como: Bireme, Liliacs, Scielo. Foram inclusos estudos publicados no ano de 1990 a 2017 que englobam a dor, predominando sua fisiopatologia na visão medicina oriental e a medicina ocidental. Alguns parâmetros de exclusão foram considerados, como pesquisas de histórias da medicina. Por meio da análise dos resultados parciais, foi possível definir que a compreensão do quadro doloroso é extremamente diferente entre as duas medicinas e o quão importante é ter o conhecimento da subjetividade da dor para obtenção de novas formas de analgesia. Espera-se, com os resultados definitivos, esclarecer a disseminação dolorosa entre a medicina oriental e ocidental, visando expandir a medicina e melhorar a compreensão entre profissionais da saúde.
description Esta pesquisa tem como objetivo, descrever o quadro subjetivo de dor na visão da medicina ocidental e da medicina oriental. Consiste em uma revisão bibliográfica sistemática, com base na leitura de artigos científicos, monografias e teses. A coleta de dados foi efetuada através da pesquisa em bases de dados, como: Bireme, Liliacs, Scielo. Foram inclusos estudos publicados no ano de 1990 a 2017 que englobam a dor, predominando sua fisiopatologia na visão medicina oriental e a medicina ocidental. Alguns parâmetros de exclusão foram considerados, como pesquisas de histórias da medicina. Por meio da análise dos resultados parciais, foi possível definir que a compreensão do quadro doloroso é extremamente diferente entre as duas medicinas e o quão importante é ter o conhecimento da subjetividade da dor para obtenção de novas formas de analgesia. Espera-se, com os resultados definitivos, esclarecer a disseminação dolorosa entre a medicina oriental e ocidental, visando expandir a medicina e melhorar a compreensão entre profissionais da saúde.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-06T14:37:31Z
2019-08-06T14:37:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1160
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1160
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948611784343552