PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, Silvana Sanches da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7774
Resumo: Este projeto foi executado como exigência parcial do estágio curricular supervisionado de Língua Portuguesa do curso de Letras do Cesumar, cumprindo uma carga horária de 100 h/a. Foi aplicado para alunos de uma 6ª série do ensino fundamental, em uma escola da rede pública do município de Maringá. O trabalho teve como objetivo resgatar a importância da fantasia, de forma lúdica, no mundo infantil. Foram utilizadas técnicas de contagem de histórias, tendo como escritor principal, Monteiro Lobato. O projeto aconteceu em cinco encontros, com a duração de 2h/a cada. E observou-se, ao término do trabalho, que o projeto conseguiu despertar nos alunos o interesse pela leitura das obras literárias do autor. Os alunos viam os encontros como momento de refúgio da realidade que os cercava, tanto em família, como na vida escolar. A estagiária ateve-se especificamente à personagem Emília. Os alunos demonstraram interesse quanto à personagem, questionado a acadêmica sobre como poderiam manter contato com a boneca. Verificou-se que foi estabelecido um vínculo personagem-alunos, pelo fascínio que a personagem de Monteiro Lobato exerce sobre o público infantil. Como objetivado, deu-se início a um processo de formação de leitores, uma vez que foi observado que o número de empréstimos de livros na biblioteca da escola aumentou notoriamente. Este projeto é uma via de conscientização para os educadores, pois se faz necessário enriquecer metodologicamente as aulas, tornando tanto o ambiente escolar como a leitura algo prazeroso.
id UNICESU -1_42cf241702e27a757120386c99e29391
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7774
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIASProjetoFantasiaConscientizaçãoEste projeto foi executado como exigência parcial do estágio curricular supervisionado de Língua Portuguesa do curso de Letras do Cesumar, cumprindo uma carga horária de 100 h/a. Foi aplicado para alunos de uma 6ª série do ensino fundamental, em uma escola da rede pública do município de Maringá. O trabalho teve como objetivo resgatar a importância da fantasia, de forma lúdica, no mundo infantil. Foram utilizadas técnicas de contagem de histórias, tendo como escritor principal, Monteiro Lobato. O projeto aconteceu em cinco encontros, com a duração de 2h/a cada. E observou-se, ao término do trabalho, que o projeto conseguiu despertar nos alunos o interesse pela leitura das obras literárias do autor. Os alunos viam os encontros como momento de refúgio da realidade que os cercava, tanto em família, como na vida escolar. A estagiária ateve-se especificamente à personagem Emília. Os alunos demonstraram interesse quanto à personagem, questionado a acadêmica sobre como poderiam manter contato com a boneca. Verificou-se que foi estabelecido um vínculo personagem-alunos, pelo fascínio que a personagem de Monteiro Lobato exerce sobre o público infantil. Como objetivado, deu-se início a um processo de formação de leitores, uma vez que foi observado que o número de empréstimos de livros na biblioteca da escola aumentou notoriamente. Este projeto é uma via de conscientização para os educadores, pois se faz necessário enriquecer metodologicamente as aulas, tornando tanto o ambiente escolar como a leitura algo prazeroso.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-17T23:11:11Z2021-02-17T23:11:11Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7774porSILVEIRA, Silvana Sanches dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-18T06:02:46ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS
title PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS
spellingShingle PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS
SILVEIRA, Silvana Sanches da
Projeto
Fantasia
Conscientização
title_short PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS
title_full PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS
title_fullStr PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS
title_full_unstemmed PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS
title_sort PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS
author SILVEIRA, Silvana Sanches da
author_facet SILVEIRA, Silvana Sanches da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, Silvana Sanches da
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto
Fantasia
Conscientização
topic Projeto
Fantasia
Conscientização
description Este projeto foi executado como exigência parcial do estágio curricular supervisionado de Língua Portuguesa do curso de Letras do Cesumar, cumprindo uma carga horária de 100 h/a. Foi aplicado para alunos de uma 6ª série do ensino fundamental, em uma escola da rede pública do município de Maringá. O trabalho teve como objetivo resgatar a importância da fantasia, de forma lúdica, no mundo infantil. Foram utilizadas técnicas de contagem de histórias, tendo como escritor principal, Monteiro Lobato. O projeto aconteceu em cinco encontros, com a duração de 2h/a cada. E observou-se, ao término do trabalho, que o projeto conseguiu despertar nos alunos o interesse pela leitura das obras literárias do autor. Os alunos viam os encontros como momento de refúgio da realidade que os cercava, tanto em família, como na vida escolar. A estagiária ateve-se especificamente à personagem Emília. Os alunos demonstraram interesse quanto à personagem, questionado a acadêmica sobre como poderiam manter contato com a boneca. Verificou-se que foi estabelecido um vínculo personagem-alunos, pelo fascínio que a personagem de Monteiro Lobato exerce sobre o público infantil. Como objetivado, deu-se início a um processo de formação de leitores, uma vez que foi observado que o número de empréstimos de livros na biblioteca da escola aumentou notoriamente. Este projeto é uma via de conscientização para os educadores, pois se faz necessário enriquecer metodologicamente as aulas, tornando tanto o ambiente escolar como a leitura algo prazeroso.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2021-02-17T23:11:11Z
2021-02-17T23:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7774
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771958523592704