PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7774 |
Resumo: | Este projeto foi executado como exigência parcial do estágio curricular supervisionado de Língua Portuguesa do curso de Letras do Cesumar, cumprindo uma carga horária de 100 h/a. Foi aplicado para alunos de uma 6ª série do ensino fundamental, em uma escola da rede pública do município de Maringá. O trabalho teve como objetivo resgatar a importância da fantasia, de forma lúdica, no mundo infantil. Foram utilizadas técnicas de contagem de histórias, tendo como escritor principal, Monteiro Lobato. O projeto aconteceu em cinco encontros, com a duração de 2h/a cada. E observou-se, ao término do trabalho, que o projeto conseguiu despertar nos alunos o interesse pela leitura das obras literárias do autor. Os alunos viam os encontros como momento de refúgio da realidade que os cercava, tanto em família, como na vida escolar. A estagiária ateve-se especificamente à personagem Emília. Os alunos demonstraram interesse quanto à personagem, questionado a acadêmica sobre como poderiam manter contato com a boneca. Verificou-se que foi estabelecido um vínculo personagem-alunos, pelo fascínio que a personagem de Monteiro Lobato exerce sobre o público infantil. Como objetivado, deu-se início a um processo de formação de leitores, uma vez que foi observado que o número de empréstimos de livros na biblioteca da escola aumentou notoriamente. Este projeto é uma via de conscientização para os educadores, pois se faz necessário enriquecer metodologicamente as aulas, tornando tanto o ambiente escolar como a leitura algo prazeroso. |
id |
UNICESU -1_42cf241702e27a757120386c99e29391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7774 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIASProjetoFantasiaConscientizaçãoEste projeto foi executado como exigência parcial do estágio curricular supervisionado de Língua Portuguesa do curso de Letras do Cesumar, cumprindo uma carga horária de 100 h/a. Foi aplicado para alunos de uma 6ª série do ensino fundamental, em uma escola da rede pública do município de Maringá. O trabalho teve como objetivo resgatar a importância da fantasia, de forma lúdica, no mundo infantil. Foram utilizadas técnicas de contagem de histórias, tendo como escritor principal, Monteiro Lobato. O projeto aconteceu em cinco encontros, com a duração de 2h/a cada. E observou-se, ao término do trabalho, que o projeto conseguiu despertar nos alunos o interesse pela leitura das obras literárias do autor. Os alunos viam os encontros como momento de refúgio da realidade que os cercava, tanto em família, como na vida escolar. A estagiária ateve-se especificamente à personagem Emília. Os alunos demonstraram interesse quanto à personagem, questionado a acadêmica sobre como poderiam manter contato com a boneca. Verificou-se que foi estabelecido um vínculo personagem-alunos, pelo fascínio que a personagem de Monteiro Lobato exerce sobre o público infantil. Como objetivado, deu-se início a um processo de formação de leitores, uma vez que foi observado que o número de empréstimos de livros na biblioteca da escola aumentou notoriamente. Este projeto é uma via de conscientização para os educadores, pois se faz necessário enriquecer metodologicamente as aulas, tornando tanto o ambiente escolar como a leitura algo prazeroso.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-17T23:11:11Z2021-02-17T23:11:11Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7774porSILVEIRA, Silvana Sanches dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-18T06:02:46ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS |
title |
PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS |
spellingShingle |
PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS SILVEIRA, Silvana Sanches da Projeto Fantasia Conscientização |
title_short |
PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS |
title_full |
PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS |
title_fullStr |
PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS |
title_full_unstemmed |
PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS |
title_sort |
PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS |
author |
SILVEIRA, Silvana Sanches da |
author_facet |
SILVEIRA, Silvana Sanches da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVEIRA, Silvana Sanches da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Fantasia Conscientização |
topic |
Projeto Fantasia Conscientização |
description |
Este projeto foi executado como exigência parcial do estágio curricular supervisionado de Língua Portuguesa do curso de Letras do Cesumar, cumprindo uma carga horária de 100 h/a. Foi aplicado para alunos de uma 6ª série do ensino fundamental, em uma escola da rede pública do município de Maringá. O trabalho teve como objetivo resgatar a importância da fantasia, de forma lúdica, no mundo infantil. Foram utilizadas técnicas de contagem de histórias, tendo como escritor principal, Monteiro Lobato. O projeto aconteceu em cinco encontros, com a duração de 2h/a cada. E observou-se, ao término do trabalho, que o projeto conseguiu despertar nos alunos o interesse pela leitura das obras literárias do autor. Os alunos viam os encontros como momento de refúgio da realidade que os cercava, tanto em família, como na vida escolar. A estagiária ateve-se especificamente à personagem Emília. Os alunos demonstraram interesse quanto à personagem, questionado a acadêmica sobre como poderiam manter contato com a boneca. Verificou-se que foi estabelecido um vínculo personagem-alunos, pelo fascínio que a personagem de Monteiro Lobato exerce sobre o público infantil. Como objetivado, deu-se início a um processo de formação de leitores, uma vez que foi observado que o número de empréstimos de livros na biblioteca da escola aumentou notoriamente. Este projeto é uma via de conscientização para os educadores, pois se faz necessário enriquecer metodologicamente as aulas, tornando tanto o ambiente escolar como a leitura algo prazeroso. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2021-02-17T23:11:11Z 2021-02-17T23:11:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7774 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771958523592704 |