A IMAGEM DO JUDEU NA LITERATURA BRITÂNICA: SHYLOCK, BARRABÁS E FAGIN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Celi Barbosa dos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PARADISO, Silvio Ruiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4702
Resumo: O antissemitismo, oriundo da palavra alemã “antisenitismus”a qual substituiu a palavra “judenhass”, que significa “ódio aos judeus”é todo ato em palavra ou ação que ofende o povo semita, em especial o judeu. Este é um dos temas relevantes abordados quer de forma explicita ou implícita na literatura inglesa da Renascença. Este projeto, fundamentado em referencial teórico sobre antissemitismo, judaísmo, teoria literária e literatura britânica, pesquisará três obras que permitem a análise da imagem do judeu, com a finalidade de verificar a presença de discriminação e preconceito, através de três personagens judeus. A primeira obra, na trama escrita provavelmente em 1600, William Shakespeare constrói estereótipos negativos sobre o povo judeu quando narra as ações de um “agiota” por nome Shylock, em O Mercador de Veneza; na segunda, Christopher Marlowe, inspirado nas peças de vingança, na época elizabetana, cria em O judeu de Malta(1590)o personagem Barrabás, um judeu de caráter vingativo e cruel; por fim, na terceira obra, Charles Dickens retrata em Oliver Twist(1838)as aventuras vividas pelo órfão homônimo, supostamente aliciado por um judeu chamado Fagin. Este artigo de caráter analítico- descritivo, utilizar-se-á dos métodos de procedimentos históricos e comparativos, sob uma perspectiva dialética.
id UNICESU -1_43124cf44df73c46da25ce1296520dd3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4702
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A IMAGEM DO JUDEU NA LITERATURA BRITÂNICA: SHYLOCK, BARRABÁS E FAGINAntissemitismoEstereótipoJudeuLiteratura britânciaO antissemitismo, oriundo da palavra alemã “antisenitismus”a qual substituiu a palavra “judenhass”, que significa “ódio aos judeus”é todo ato em palavra ou ação que ofende o povo semita, em especial o judeu. Este é um dos temas relevantes abordados quer de forma explicita ou implícita na literatura inglesa da Renascença. Este projeto, fundamentado em referencial teórico sobre antissemitismo, judaísmo, teoria literária e literatura britânica, pesquisará três obras que permitem a análise da imagem do judeu, com a finalidade de verificar a presença de discriminação e preconceito, através de três personagens judeus. A primeira obra, na trama escrita provavelmente em 1600, William Shakespeare constrói estereótipos negativos sobre o povo judeu quando narra as ações de um “agiota” por nome Shylock, em O Mercador de Veneza; na segunda, Christopher Marlowe, inspirado nas peças de vingança, na época elizabetana, cria em O judeu de Malta(1590)o personagem Barrabás, um judeu de caráter vingativo e cruel; por fim, na terceira obra, Charles Dickens retrata em Oliver Twist(1838)as aventuras vividas pelo órfão homônimo, supostamente aliciado por um judeu chamado Fagin. Este artigo de caráter analítico- descritivo, utilizar-se-á dos métodos de procedimentos históricos e comparativos, sob uma perspectiva dialética.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-30T17:39:23Z2020-01-30T17:39:23Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4702porSANTOS, Celi Barbosa dosPARADISO, Silvio Ruizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:35:25ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A IMAGEM DO JUDEU NA LITERATURA BRITÂNICA: SHYLOCK, BARRABÁS E FAGIN
title A IMAGEM DO JUDEU NA LITERATURA BRITÂNICA: SHYLOCK, BARRABÁS E FAGIN
spellingShingle A IMAGEM DO JUDEU NA LITERATURA BRITÂNICA: SHYLOCK, BARRABÁS E FAGIN
SANTOS, Celi Barbosa dos
Antissemitismo
Estereótipo
Judeu
Literatura britância
title_short A IMAGEM DO JUDEU NA LITERATURA BRITÂNICA: SHYLOCK, BARRABÁS E FAGIN
title_full A IMAGEM DO JUDEU NA LITERATURA BRITÂNICA: SHYLOCK, BARRABÁS E FAGIN
title_fullStr A IMAGEM DO JUDEU NA LITERATURA BRITÂNICA: SHYLOCK, BARRABÁS E FAGIN
title_full_unstemmed A IMAGEM DO JUDEU NA LITERATURA BRITÂNICA: SHYLOCK, BARRABÁS E FAGIN
title_sort A IMAGEM DO JUDEU NA LITERATURA BRITÂNICA: SHYLOCK, BARRABÁS E FAGIN
author SANTOS, Celi Barbosa dos
author_facet SANTOS, Celi Barbosa dos
PARADISO, Silvio Ruiz
author_role author
author2 PARADISO, Silvio Ruiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Celi Barbosa dos
PARADISO, Silvio Ruiz
dc.subject.por.fl_str_mv Antissemitismo
Estereótipo
Judeu
Literatura britância
topic Antissemitismo
Estereótipo
Judeu
Literatura britância
description O antissemitismo, oriundo da palavra alemã “antisenitismus”a qual substituiu a palavra “judenhass”, que significa “ódio aos judeus”é todo ato em palavra ou ação que ofende o povo semita, em especial o judeu. Este é um dos temas relevantes abordados quer de forma explicita ou implícita na literatura inglesa da Renascença. Este projeto, fundamentado em referencial teórico sobre antissemitismo, judaísmo, teoria literária e literatura britânica, pesquisará três obras que permitem a análise da imagem do judeu, com a finalidade de verificar a presença de discriminação e preconceito, através de três personagens judeus. A primeira obra, na trama escrita provavelmente em 1600, William Shakespeare constrói estereótipos negativos sobre o povo judeu quando narra as ações de um “agiota” por nome Shylock, em O Mercador de Veneza; na segunda, Christopher Marlowe, inspirado nas peças de vingança, na época elizabetana, cria em O judeu de Malta(1590)o personagem Barrabás, um judeu de caráter vingativo e cruel; por fim, na terceira obra, Charles Dickens retrata em Oliver Twist(1838)as aventuras vividas pelo órfão homônimo, supostamente aliciado por um judeu chamado Fagin. Este artigo de caráter analítico- descritivo, utilizar-se-á dos métodos de procedimentos históricos e comparativos, sob uma perspectiva dialética.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-01-30T17:39:23Z
2020-01-30T17:39:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4702
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771936583188480