LEVANTAMENTO DA MASTOFAUNA TERRESTRE EM UM FRAGMENTO DE MATA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Pedro Henrique Bustos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ikeno, Fernando Kohari, Santos, Daniel Alves dos, Behrend, Rômulo Diego de Lima
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1145
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade elaborar um levantamento da fauna de mamíferos terrestres, a fim de determinar a riqueza de espécies em um remanescente de Mata Atlântica na região de Maringá/PR. O fragmento se localiza na fazenda BIOTEC - UNICESUMAR, no município de Maringá/PR, considerado como um dos maiores remanescentes de mata Atlântica da cidade. Os levantamentos de dados serão realizados aos fins de semana por um período de 8 meses, somando um total de 20 coletas. A metodologia utilizada para captura dos animais está sendo usado duas armadilhas modelo Tomahawk de 37cm de altura por 36cm de largura por 76cm de comprimento. Na obtenção de dados indiretos, como pegadas, foram colocados quatro quadrados de areia de 70cmx70cm, iscados com bacon, sardinhas e frutas. Além destas armadilhas, a pesquisa conta com uma Câmera Trap de sensor infravermelho Stealth Cam modelo STC-SK724, para a captura de imagens e facilitação da identificação dos animais. Para o tratamento dos dados de pegadas, estas serão analisadas de acordo com BECKER & DALPONTE (2013). Os tratamentos dos dados a partir das armadilhas Tomahawk e Câmera Trap serão realizados de acordo com Reis et all. (2014). Como resultado parcial obteve pegadas de possíveis felinos e de canídeos em todos os 4 pontos de pegadas. Já a câmera registrou um possível cachorro do mato, e as armadinhas Tomahawk ainda não obtiveram sucesso na captura de animais, pois conseguiram pegar os alimentos oferecidos, mas ainda assim conseguiram escapar.
id UNICESU -1_440ee6370d301d8894de82acb91e069b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1145
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling LEVANTAMENTO DA MASTOFAUNA TERRESTRE EM UM FRAGMENTO DE MATA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PRRemanescentesMamíferosCâmera TrapArmadilhasO presente trabalho tem por finalidade elaborar um levantamento da fauna de mamíferos terrestres, a fim de determinar a riqueza de espécies em um remanescente de Mata Atlântica na região de Maringá/PR. O fragmento se localiza na fazenda BIOTEC - UNICESUMAR, no município de Maringá/PR, considerado como um dos maiores remanescentes de mata Atlântica da cidade. Os levantamentos de dados serão realizados aos fins de semana por um período de 8 meses, somando um total de 20 coletas. A metodologia utilizada para captura dos animais está sendo usado duas armadilhas modelo Tomahawk de 37cm de altura por 36cm de largura por 76cm de comprimento. Na obtenção de dados indiretos, como pegadas, foram colocados quatro quadrados de areia de 70cmx70cm, iscados com bacon, sardinhas e frutas. Além destas armadilhas, a pesquisa conta com uma Câmera Trap de sensor infravermelho Stealth Cam modelo STC-SK724, para a captura de imagens e facilitação da identificação dos animais. Para o tratamento dos dados de pegadas, estas serão analisadas de acordo com BECKER & DALPONTE (2013). Os tratamentos dos dados a partir das armadilhas Tomahawk e Câmera Trap serão realizados de acordo com Reis et all. (2014). Como resultado parcial obteve pegadas de possíveis felinos e de canídeos em todos os 4 pontos de pegadas. Já a câmera registrou um possível cachorro do mato, e as armadinhas Tomahawk ainda não obtiveram sucesso na captura de animais, pois conseguiram pegar os alimentos oferecidos, mas ainda assim conseguiram escapar.Unicesumar2019-08-06T12:32:04Z2019-08-06T12:32:04Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1145otherMorais, Pedro Henrique BustosIkeno, Fernando KohariSantos, Daniel Alves dosBehrend, Rômulo Diego de Limareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:33Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:34.027Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv LEVANTAMENTO DA MASTOFAUNA TERRESTRE EM UM FRAGMENTO DE MATA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
title LEVANTAMENTO DA MASTOFAUNA TERRESTRE EM UM FRAGMENTO DE MATA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
spellingShingle LEVANTAMENTO DA MASTOFAUNA TERRESTRE EM UM FRAGMENTO DE MATA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
Morais, Pedro Henrique Bustos
Remanescentes
Mamíferos
Câmera Trap
Armadilhas
title_short LEVANTAMENTO DA MASTOFAUNA TERRESTRE EM UM FRAGMENTO DE MATA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
title_full LEVANTAMENTO DA MASTOFAUNA TERRESTRE EM UM FRAGMENTO DE MATA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
title_fullStr LEVANTAMENTO DA MASTOFAUNA TERRESTRE EM UM FRAGMENTO DE MATA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
title_full_unstemmed LEVANTAMENTO DA MASTOFAUNA TERRESTRE EM UM FRAGMENTO DE MATA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
title_sort LEVANTAMENTO DA MASTOFAUNA TERRESTRE EM UM FRAGMENTO DE MATA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
author Morais, Pedro Henrique Bustos
author_facet Morais, Pedro Henrique Bustos
Ikeno, Fernando Kohari
Santos, Daniel Alves dos
Behrend, Rômulo Diego de Lima
author_role author
author2 Ikeno, Fernando Kohari
Santos, Daniel Alves dos
Behrend, Rômulo Diego de Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Pedro Henrique Bustos
Ikeno, Fernando Kohari
Santos, Daniel Alves dos
Behrend, Rômulo Diego de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Remanescentes
Mamíferos
Câmera Trap
Armadilhas
topic Remanescentes
Mamíferos
Câmera Trap
Armadilhas
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem por finalidade elaborar um levantamento da fauna de mamíferos terrestres, a fim de determinar a riqueza de espécies em um remanescente de Mata Atlântica na região de Maringá/PR. O fragmento se localiza na fazenda BIOTEC - UNICESUMAR, no município de Maringá/PR, considerado como um dos maiores remanescentes de mata Atlântica da cidade. Os levantamentos de dados serão realizados aos fins de semana por um período de 8 meses, somando um total de 20 coletas. A metodologia utilizada para captura dos animais está sendo usado duas armadilhas modelo Tomahawk de 37cm de altura por 36cm de largura por 76cm de comprimento. Na obtenção de dados indiretos, como pegadas, foram colocados quatro quadrados de areia de 70cmx70cm, iscados com bacon, sardinhas e frutas. Além destas armadilhas, a pesquisa conta com uma Câmera Trap de sensor infravermelho Stealth Cam modelo STC-SK724, para a captura de imagens e facilitação da identificação dos animais. Para o tratamento dos dados de pegadas, estas serão analisadas de acordo com BECKER & DALPONTE (2013). Os tratamentos dos dados a partir das armadilhas Tomahawk e Câmera Trap serão realizados de acordo com Reis et all. (2014). Como resultado parcial obteve pegadas de possíveis felinos e de canídeos em todos os 4 pontos de pegadas. Já a câmera registrou um possível cachorro do mato, e as armadinhas Tomahawk ainda não obtiveram sucesso na captura de animais, pois conseguiram pegar os alimentos oferecidos, mas ainda assim conseguiram escapar.
description O presente trabalho tem por finalidade elaborar um levantamento da fauna de mamíferos terrestres, a fim de determinar a riqueza de espécies em um remanescente de Mata Atlântica na região de Maringá/PR. O fragmento se localiza na fazenda BIOTEC - UNICESUMAR, no município de Maringá/PR, considerado como um dos maiores remanescentes de mata Atlântica da cidade. Os levantamentos de dados serão realizados aos fins de semana por um período de 8 meses, somando um total de 20 coletas. A metodologia utilizada para captura dos animais está sendo usado duas armadilhas modelo Tomahawk de 37cm de altura por 36cm de largura por 76cm de comprimento. Na obtenção de dados indiretos, como pegadas, foram colocados quatro quadrados de areia de 70cmx70cm, iscados com bacon, sardinhas e frutas. Além destas armadilhas, a pesquisa conta com uma Câmera Trap de sensor infravermelho Stealth Cam modelo STC-SK724, para a captura de imagens e facilitação da identificação dos animais. Para o tratamento dos dados de pegadas, estas serão analisadas de acordo com BECKER & DALPONTE (2013). Os tratamentos dos dados a partir das armadilhas Tomahawk e Câmera Trap serão realizados de acordo com Reis et all. (2014). Como resultado parcial obteve pegadas de possíveis felinos e de canídeos em todos os 4 pontos de pegadas. Já a câmera registrou um possível cachorro do mato, e as armadinhas Tomahawk ainda não obtiveram sucesso na captura de animais, pois conseguiram pegar os alimentos oferecidos, mas ainda assim conseguiram escapar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-06T12:32:04Z
2019-08-06T12:32:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1145
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1145
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948602725695488