ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAGOS, Angélica Madurera
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GOMES, Izabela Gonçalves Ramirez, ARTACHO, Bruno Meneguim, TOMAZ, Débora Ferreira, HUPPES, Rafael Ricardo, SILVA, Stefania Caroline Claudino
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3364
Resumo: A proteína BRCA1 está associada a propagação de erros gênicos por perda de controle do ciclo celular e apoptose, resultando em aumento descontrolado da taxa de proliferação celular. Em cães, os tumores de mama são as neoplasias mais comuns, e o gene BRCA1 torna- se um forte candidato a estudos moleculares, uma vez que informações de polimorfismos ainda são poucas nesta espécie. Uma maneira eficiente de validação de polimorfismos genético em populações grandes é a técnica de RFLP (Restriction Fragment Length Polymorfism), entretanto está técnica depende da escolha correta das endonucleases. Deste modo, com esta pesquisa realizamos a análise de bioinformática no gene BRCA1 e determinamos possíveis sítios de restrição e endonucleases adequadas. Para tal, utilizamos ferramentas de alinhamento genético de múltiplas sequências (Needleman-Wunsch Global Align Nucleotide Sequences) para alinhamento de regiões de éxons. Após, foi realizada a detecção de sítios de restrição das regiões polimórficas encontradas por meio do software Restriction Mapper3. As endonucleases, sítio de corte e fragmentos esperados foram organizados em forma de tabela, como base de pesquisa para futuros estudos.
id UNICESU -1_45890f98a3a58ed35f42fa7c986daef5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3364
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃESBiologia molecularOncogêneseTumor de mamaA proteína BRCA1 está associada a propagação de erros gênicos por perda de controle do ciclo celular e apoptose, resultando em aumento descontrolado da taxa de proliferação celular. Em cães, os tumores de mama são as neoplasias mais comuns, e o gene BRCA1 torna- se um forte candidato a estudos moleculares, uma vez que informações de polimorfismos ainda são poucas nesta espécie. Uma maneira eficiente de validação de polimorfismos genético em populações grandes é a técnica de RFLP (Restriction Fragment Length Polymorfism), entretanto está técnica depende da escolha correta das endonucleases. Deste modo, com esta pesquisa realizamos a análise de bioinformática no gene BRCA1 e determinamos possíveis sítios de restrição e endonucleases adequadas. Para tal, utilizamos ferramentas de alinhamento genético de múltiplas sequências (Needleman-Wunsch Global Align Nucleotide Sequences) para alinhamento de regiões de éxons. Após, foi realizada a detecção de sítios de restrição das regiões polimórficas encontradas por meio do software Restriction Mapper3. As endonucleases, sítio de corte e fragmentos esperados foram organizados em forma de tabela, como base de pesquisa para futuros estudos.UniCesumar2019-12-09T13:28:56Z2019-12-09T13:28:56Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3364otherLAGOS, Angélica MadureraGOMES, Izabela Gonçalves RamirezARTACHO, Bruno MeneguimTOMAZ, Débora FerreiraHUPPES, Rafael RicardoSILVA, Stefania Caroline Claudinoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:21Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:21.662Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
title ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
spellingShingle ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
LAGOS, Angélica Madurera
Biologia molecular
Oncogênese
Tumor de mama
title_short ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
title_full ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
title_fullStr ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
title_full_unstemmed ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
title_sort ANÁLISE DE BIOINFORMÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DE ENDONUCLEASES PARA O GENE BRCA1 EM CÃES
author LAGOS, Angélica Madurera
author_facet LAGOS, Angélica Madurera
GOMES, Izabela Gonçalves Ramirez
ARTACHO, Bruno Meneguim
TOMAZ, Débora Ferreira
HUPPES, Rafael Ricardo
SILVA, Stefania Caroline Claudino
author_role author
author2 GOMES, Izabela Gonçalves Ramirez
ARTACHO, Bruno Meneguim
TOMAZ, Débora Ferreira
HUPPES, Rafael Ricardo
SILVA, Stefania Caroline Claudino
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LAGOS, Angélica Madurera
GOMES, Izabela Gonçalves Ramirez
ARTACHO, Bruno Meneguim
TOMAZ, Débora Ferreira
HUPPES, Rafael Ricardo
SILVA, Stefania Caroline Claudino
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia molecular
Oncogênese
Tumor de mama
topic Biologia molecular
Oncogênese
Tumor de mama
dc.description.none.fl_txt_mv A proteína BRCA1 está associada a propagação de erros gênicos por perda de controle do ciclo celular e apoptose, resultando em aumento descontrolado da taxa de proliferação celular. Em cães, os tumores de mama são as neoplasias mais comuns, e o gene BRCA1 torna- se um forte candidato a estudos moleculares, uma vez que informações de polimorfismos ainda são poucas nesta espécie. Uma maneira eficiente de validação de polimorfismos genético em populações grandes é a técnica de RFLP (Restriction Fragment Length Polymorfism), entretanto está técnica depende da escolha correta das endonucleases. Deste modo, com esta pesquisa realizamos a análise de bioinformática no gene BRCA1 e determinamos possíveis sítios de restrição e endonucleases adequadas. Para tal, utilizamos ferramentas de alinhamento genético de múltiplas sequências (Needleman-Wunsch Global Align Nucleotide Sequences) para alinhamento de regiões de éxons. Após, foi realizada a detecção de sítios de restrição das regiões polimórficas encontradas por meio do software Restriction Mapper3. As endonucleases, sítio de corte e fragmentos esperados foram organizados em forma de tabela, como base de pesquisa para futuros estudos.
description A proteína BRCA1 está associada a propagação de erros gênicos por perda de controle do ciclo celular e apoptose, resultando em aumento descontrolado da taxa de proliferação celular. Em cães, os tumores de mama são as neoplasias mais comuns, e o gene BRCA1 torna- se um forte candidato a estudos moleculares, uma vez que informações de polimorfismos ainda são poucas nesta espécie. Uma maneira eficiente de validação de polimorfismos genético em populações grandes é a técnica de RFLP (Restriction Fragment Length Polymorfism), entretanto está técnica depende da escolha correta das endonucleases. Deste modo, com esta pesquisa realizamos a análise de bioinformática no gene BRCA1 e determinamos possíveis sítios de restrição e endonucleases adequadas. Para tal, utilizamos ferramentas de alinhamento genético de múltiplas sequências (Needleman-Wunsch Global Align Nucleotide Sequences) para alinhamento de regiões de éxons. Após, foi realizada a detecção de sítios de restrição das regiões polimórficas encontradas por meio do software Restriction Mapper3. As endonucleases, sítio de corte e fragmentos esperados foram organizados em forma de tabela, como base de pesquisa para futuros estudos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T13:28:56Z
2019-12-09T13:28:56Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3364
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3364
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948593031610368