ALEITAMENTO MATERNO EM REDE SOCIAL: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PRÉ E PÓS ATIVIDADE EDUCATIVA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5770 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo caracterizar os conhecimentos e práticas pré e pósatividade educativa de membros da Pastoral da Criança sobre o aleitamento materno. Participaram do estudo 14 membros da Pastoral da Criança de Sarandi que atuam com mãe e bebê. Foi utilizado um questionário semi estruturado, com perguntas fechadas referentes aos conhecimentos prévios sobre aleitamento materno, que foi aplicado antes e após a realização da atividade educativa. O local para o desenvolvimento do estudo foi a Pastoral da Criança, localizada no município de Sarandi, Paraná. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema aleitamento materno, redes sociais e a Pastoral da Criança. Em seguida solicitou-se uma autorização do local em que o projeto foi realizado e, o mesmo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do CESUMAR. Após a aprovação, iniciou-se atividade educativa. O responsável pela Pastoral da Criança foi contatado para viabilizar a atividade educativa. Os participantes foram orientados com relação aos objetivos do estudo e assinaram o TCLE. Logo em seguida, foi distribuído o questionário prévio. A atividade educativa teve a duração de 12 horas, com abordagem dos seguintes temas: anatomia e fisiologia da lactação, pega correta, duração e horários de mamada, indicações do Ministério da Saúde, uso de bicos e leites artificiais, dificuldades da amamentação, manejo clínico da amamentação e aconselhamento em amamentação. Ao final da atividade educativa foi aplicado o mesmo questionário visando caracterizar se houve mudanças no conhecimento e práticas dos participantes. Após a coleta de dados, foi realizado a analise quantitativamente, verificou-se que todos os membros apresentaram após atividade educativa, um aumento de acertos quanto ao questionário, conclui-se que a atividade educativa auxiliou na aquisição de informações cientificas e atualizadas, bem como no incremento do conhecimento dos membros da Pastoral da Criança. |
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