ALEITAMENTO MATERNO EM REDE SOCIAL: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PRÉ E PÓS ATIVIDADE EDUCATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, Ana Maria Bufolo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SILVA, Camilla Ramos, GOMES, Cristiane Faccio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5770
Resumo: O presente estudo tem como objetivo caracterizar os conhecimentos e práticas pré e pósatividade educativa de membros da Pastoral da Criança sobre o aleitamento materno. Participaram do estudo 14 membros da Pastoral da Criança de Sarandi que atuam com mãe e bebê. Foi utilizado um questionário semi estruturado, com perguntas fechadas referentes aos conhecimentos prévios sobre aleitamento materno, que foi aplicado antes e após a realização da atividade educativa. O local para o desenvolvimento do estudo foi a Pastoral da Criança, localizada no município de Sarandi, Paraná. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema aleitamento materno, redes sociais e a Pastoral da Criança. Em seguida solicitou-se uma autorização do local em que o projeto foi realizado e, o mesmo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do CESUMAR. Após a aprovação, iniciou-se atividade educativa. O responsável pela Pastoral da Criança foi contatado para viabilizar a atividade educativa. Os participantes foram orientados com relação aos objetivos do estudo e assinaram o TCLE. Logo em seguida, foi distribuído o questionário prévio. A atividade educativa teve a duração de 12 horas, com abordagem dos seguintes temas: anatomia e fisiologia da lactação, pega correta, duração e horários de mamada, indicações do Ministério da Saúde, uso de bicos e leites artificiais, dificuldades da amamentação, manejo clínico da amamentação e aconselhamento em amamentação. Ao final da atividade educativa foi aplicado o mesmo questionário visando caracterizar se houve mudanças no conhecimento e práticas dos participantes. Após a coleta de dados, foi realizado a analise quantitativamente, verificou-se que todos os membros apresentaram após atividade educativa, um aumento de acertos quanto ao questionário, conclui-se que a atividade educativa auxiliou na aquisição de informações cientificas e atualizadas, bem como no incremento do conhecimento dos membros da Pastoral da Criança.
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