ARQUITETURA PARA O ESPORTE: CONFORTO TERMOACÚSTICO PARA CENTROS ESPORTIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, Amanda Maria Guilherme de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4729
Resumo: Mesmo sem ter uma data exata para o surgimento do esporte, ele vem sendo praticado desde os tempos antigos, quando a realização de atividades como correr, pular, arremessar algum peso etc. já faziam parte do dia a dia para a sobrevivência. Desde então, essas atividades foram se desenvolvendo e hoje tornaram-se rotina de muitas pessoas. A existência de locais destinados a treinos, atividade de lazer e atividades nas quais as pessoas tenham momentos de prazer contribui para a diminuição do sedentarismo, como é o caso do Centro Esportivo Mandacaru – Maringá (PR). Entretanto, a má conservação e o mau planejamento durante a execução desse Centro Esportivo (C.E.), tornam sua utilização dependente de vários fatores extrínsecos e seu funcionamento gera desconforto a habitações que tangenciam sua localidade. Após pesquisas sobre o comportamento dos sons e das ondas de calor, foi possível propor soluções termoacústicas para um novo ginásio fechado, dento do centro, como a utilização de paredes mais espessas com revestimento extra de gesso e uma cobertura com isolamento térmico que contribuiria também para a acústica do local. Além disso, a pesquisa também apresentou soluções para que fosse possível uma ampliação, com salas para atividades pré-determinadas que trariam consigo a utilização de tecnologias e soluções termoacústicas e estruturas acessórias que iriam, além de propor um sombreamento na edificação, complementar a fachada, tornando o local mais agradável, dinâmico e atrativo.
id UNICESU -1_462062ea52891e4cfe4f81eb51132c02
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4729
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ARQUITETURA PARA O ESPORTE: CONFORTO TERMOACÚSTICO PARA CENTROS ESPORTIVOSAcústicaConforto térmicoSoluções arquitetônicasMesmo sem ter uma data exata para o surgimento do esporte, ele vem sendo praticado desde os tempos antigos, quando a realização de atividades como correr, pular, arremessar algum peso etc. já faziam parte do dia a dia para a sobrevivência. Desde então, essas atividades foram se desenvolvendo e hoje tornaram-se rotina de muitas pessoas. A existência de locais destinados a treinos, atividade de lazer e atividades nas quais as pessoas tenham momentos de prazer contribui para a diminuição do sedentarismo, como é o caso do Centro Esportivo Mandacaru – Maringá (PR). Entretanto, a má conservação e o mau planejamento durante a execução desse Centro Esportivo (C.E.), tornam sua utilização dependente de vários fatores extrínsecos e seu funcionamento gera desconforto a habitações que tangenciam sua localidade. Após pesquisas sobre o comportamento dos sons e das ondas de calor, foi possível propor soluções termoacústicas para um novo ginásio fechado, dento do centro, como a utilização de paredes mais espessas com revestimento extra de gesso e uma cobertura com isolamento térmico que contribuiria também para a acústica do local. Além disso, a pesquisa também apresentou soluções para que fosse possível uma ampliação, com salas para atividades pré-determinadas que trariam consigo a utilização de tecnologias e soluções termoacústicas e estruturas acessórias que iriam, além de propor um sombreamento na edificação, complementar a fachada, tornando o local mais agradável, dinâmico e atrativo.UniCesumar2020-01-31T17:01:15Z2020-01-31T17:01:15Z2019-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4729otherMORAIS, Amanda Maria Guilherme dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:07:32Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:01.0Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ARQUITETURA PARA O ESPORTE: CONFORTO TERMOACÚSTICO PARA CENTROS ESPORTIVOS
title ARQUITETURA PARA O ESPORTE: CONFORTO TERMOACÚSTICO PARA CENTROS ESPORTIVOS
spellingShingle ARQUITETURA PARA O ESPORTE: CONFORTO TERMOACÚSTICO PARA CENTROS ESPORTIVOS
MORAIS, Amanda Maria Guilherme de
Acústica
Conforto térmico
Soluções arquitetônicas
title_short ARQUITETURA PARA O ESPORTE: CONFORTO TERMOACÚSTICO PARA CENTROS ESPORTIVOS
title_full ARQUITETURA PARA O ESPORTE: CONFORTO TERMOACÚSTICO PARA CENTROS ESPORTIVOS
title_fullStr ARQUITETURA PARA O ESPORTE: CONFORTO TERMOACÚSTICO PARA CENTROS ESPORTIVOS
title_full_unstemmed ARQUITETURA PARA O ESPORTE: CONFORTO TERMOACÚSTICO PARA CENTROS ESPORTIVOS
title_sort ARQUITETURA PARA O ESPORTE: CONFORTO TERMOACÚSTICO PARA CENTROS ESPORTIVOS
author MORAIS, Amanda Maria Guilherme de
author_facet MORAIS, Amanda Maria Guilherme de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAIS, Amanda Maria Guilherme de
dc.subject.por.fl_str_mv Acústica
Conforto térmico
Soluções arquitetônicas
topic Acústica
Conforto térmico
Soluções arquitetônicas
dc.description.none.fl_txt_mv Mesmo sem ter uma data exata para o surgimento do esporte, ele vem sendo praticado desde os tempos antigos, quando a realização de atividades como correr, pular, arremessar algum peso etc. já faziam parte do dia a dia para a sobrevivência. Desde então, essas atividades foram se desenvolvendo e hoje tornaram-se rotina de muitas pessoas. A existência de locais destinados a treinos, atividade de lazer e atividades nas quais as pessoas tenham momentos de prazer contribui para a diminuição do sedentarismo, como é o caso do Centro Esportivo Mandacaru – Maringá (PR). Entretanto, a má conservação e o mau planejamento durante a execução desse Centro Esportivo (C.E.), tornam sua utilização dependente de vários fatores extrínsecos e seu funcionamento gera desconforto a habitações que tangenciam sua localidade. Após pesquisas sobre o comportamento dos sons e das ondas de calor, foi possível propor soluções termoacústicas para um novo ginásio fechado, dento do centro, como a utilização de paredes mais espessas com revestimento extra de gesso e uma cobertura com isolamento térmico que contribuiria também para a acústica do local. Além disso, a pesquisa também apresentou soluções para que fosse possível uma ampliação, com salas para atividades pré-determinadas que trariam consigo a utilização de tecnologias e soluções termoacústicas e estruturas acessórias que iriam, além de propor um sombreamento na edificação, complementar a fachada, tornando o local mais agradável, dinâmico e atrativo.
description Mesmo sem ter uma data exata para o surgimento do esporte, ele vem sendo praticado desde os tempos antigos, quando a realização de atividades como correr, pular, arremessar algum peso etc. já faziam parte do dia a dia para a sobrevivência. Desde então, essas atividades foram se desenvolvendo e hoje tornaram-se rotina de muitas pessoas. A existência de locais destinados a treinos, atividade de lazer e atividades nas quais as pessoas tenham momentos de prazer contribui para a diminuição do sedentarismo, como é o caso do Centro Esportivo Mandacaru – Maringá (PR). Entretanto, a má conservação e o mau planejamento durante a execução desse Centro Esportivo (C.E.), tornam sua utilização dependente de vários fatores extrínsecos e seu funcionamento gera desconforto a habitações que tangenciam sua localidade. Após pesquisas sobre o comportamento dos sons e das ondas de calor, foi possível propor soluções termoacústicas para um novo ginásio fechado, dento do centro, como a utilização de paredes mais espessas com revestimento extra de gesso e uma cobertura com isolamento térmico que contribuiria também para a acústica do local. Além disso, a pesquisa também apresentou soluções para que fosse possível uma ampliação, com salas para atividades pré-determinadas que trariam consigo a utilização de tecnologias e soluções termoacústicas e estruturas acessórias que iriam, além de propor um sombreamento na edificação, complementar a fachada, tornando o local mais agradável, dinâmico e atrativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-08
2020-01-31T17:01:15Z
2020-01-31T17:01:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4729
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4729
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948633279102976