AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA APÓS REMOÇÃO DO DISJUNTOR DE HASS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CABRAL, Mayara Emilly
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: GONÇALVES, Izabela Caroline Santana, BOTELHO, Maria Paula Jacobucci, SUGUINO, Rosely
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5477
Resumo: O objetivo da pesquisa é avaliar a presença de diferentes tipos de microorganismos após a remoção do disjuntor de Haas em crianças na fase da dentadura mista. A amostra será constituída por trinta pacientes (30) na fase da dentadura mista, na faixa etária de 06 a 12 anos de idade submetidos ao tratamento com o disjuntor de Haas, provenientes da Clínica Integrada Infantil do Cesumar, Associação de Apoio ao Paciente Fissurado de Maringá (AFIM) e no curso de Pós-Graduação do Centro Educacional Dental Press. Após a remoção do disjuntor de Haas com o auxílio do swab será coletado a placa bacteriana aderida à superfície acrílica em duas regiões: uma próxima ao parafuso expansor e outra na superfície mais ampla da região do palato, sendo possível comparar qual região retém mais placa. O biofilme será semeado em três placas de Petri, cada qual contendo um meio de cultura diferente: Ágar mitis salivarius, Ágar sabourraud e Ágar rogosa. Posteriormente será realizada a contagem de colônias e identificação de prováveis microorganismos cultivados ( estafilococos, estreptococos e fungos). Com base nos resultados obtidos, o presente estudo discutirá a hipótese de se elaborar um protocolo para o controle da placa bacteriana em pacientes submetidos ao tratamento com o disjuntor de Haas, evitando-se uma possível ocorrência de bacteremia transitória nos indivíduos, assim como o risco de contaminação por meio das moldagens a outros profissionais, como por exemplo protéticos e técnicos de laboratório. Será discutido a real importância de submeter o paciente a uma profilaxia mensal com a finalidade de reduzir o número de colônias bacterianas retidas no aparelho disjuntor de Hass.
id UNICESU -1_463da53b491065d1a3824d25c5124da9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5477
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA APÓS REMOÇÃO DO DISJUNTOR DE HASSBiofilmeDisjuntor de HaasMicroorganismosO objetivo da pesquisa é avaliar a presença de diferentes tipos de microorganismos após a remoção do disjuntor de Haas em crianças na fase da dentadura mista. A amostra será constituída por trinta pacientes (30) na fase da dentadura mista, na faixa etária de 06 a 12 anos de idade submetidos ao tratamento com o disjuntor de Haas, provenientes da Clínica Integrada Infantil do Cesumar, Associação de Apoio ao Paciente Fissurado de Maringá (AFIM) e no curso de Pós-Graduação do Centro Educacional Dental Press. Após a remoção do disjuntor de Haas com o auxílio do swab será coletado a placa bacteriana aderida à superfície acrílica em duas regiões: uma próxima ao parafuso expansor e outra na superfície mais ampla da região do palato, sendo possível comparar qual região retém mais placa. O biofilme será semeado em três placas de Petri, cada qual contendo um meio de cultura diferente: Ágar mitis salivarius, Ágar sabourraud e Ágar rogosa. Posteriormente será realizada a contagem de colônias e identificação de prováveis microorganismos cultivados ( estafilococos, estreptococos e fungos). Com base nos resultados obtidos, o presente estudo discutirá a hipótese de se elaborar um protocolo para o controle da placa bacteriana em pacientes submetidos ao tratamento com o disjuntor de Haas, evitando-se uma possível ocorrência de bacteremia transitória nos indivíduos, assim como o risco de contaminação por meio das moldagens a outros profissionais, como por exemplo protéticos e técnicos de laboratório. Será discutido a real importância de submeter o paciente a uma profilaxia mensal com a finalidade de reduzir o número de colônias bacterianas retidas no aparelho disjuntor de Hass.UniCesumar2020-03-30T13:09:49Z2020-03-30T13:09:49Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5477otherCABRAL, Mayara EmillyGONÇALVES, Izabela Caroline SantanaBOTELHO, Maria Paula JacobucciSUGUINO, Roselyreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:50Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:56.094Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA APÓS REMOÇÃO DO DISJUNTOR DE HASS
title AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA APÓS REMOÇÃO DO DISJUNTOR DE HASS
spellingShingle AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA APÓS REMOÇÃO DO DISJUNTOR DE HASS
CABRAL, Mayara Emilly
Biofilme
Disjuntor de Haas
Microorganismos
title_short AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA APÓS REMOÇÃO DO DISJUNTOR DE HASS
title_full AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA APÓS REMOÇÃO DO DISJUNTOR DE HASS
title_fullStr AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA APÓS REMOÇÃO DO DISJUNTOR DE HASS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA APÓS REMOÇÃO DO DISJUNTOR DE HASS
title_sort AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA APÓS REMOÇÃO DO DISJUNTOR DE HASS
author CABRAL, Mayara Emilly
author_facet CABRAL, Mayara Emilly
GONÇALVES, Izabela Caroline Santana
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
SUGUINO, Rosely
author_role author
author2 GONÇALVES, Izabela Caroline Santana
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
SUGUINO, Rosely
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CABRAL, Mayara Emilly
GONÇALVES, Izabela Caroline Santana
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
SUGUINO, Rosely
dc.subject.por.fl_str_mv Biofilme
Disjuntor de Haas
Microorganismos
topic Biofilme
Disjuntor de Haas
Microorganismos
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo da pesquisa é avaliar a presença de diferentes tipos de microorganismos após a remoção do disjuntor de Haas em crianças na fase da dentadura mista. A amostra será constituída por trinta pacientes (30) na fase da dentadura mista, na faixa etária de 06 a 12 anos de idade submetidos ao tratamento com o disjuntor de Haas, provenientes da Clínica Integrada Infantil do Cesumar, Associação de Apoio ao Paciente Fissurado de Maringá (AFIM) e no curso de Pós-Graduação do Centro Educacional Dental Press. Após a remoção do disjuntor de Haas com o auxílio do swab será coletado a placa bacteriana aderida à superfície acrílica em duas regiões: uma próxima ao parafuso expansor e outra na superfície mais ampla da região do palato, sendo possível comparar qual região retém mais placa. O biofilme será semeado em três placas de Petri, cada qual contendo um meio de cultura diferente: Ágar mitis salivarius, Ágar sabourraud e Ágar rogosa. Posteriormente será realizada a contagem de colônias e identificação de prováveis microorganismos cultivados ( estafilococos, estreptococos e fungos). Com base nos resultados obtidos, o presente estudo discutirá a hipótese de se elaborar um protocolo para o controle da placa bacteriana em pacientes submetidos ao tratamento com o disjuntor de Haas, evitando-se uma possível ocorrência de bacteremia transitória nos indivíduos, assim como o risco de contaminação por meio das moldagens a outros profissionais, como por exemplo protéticos e técnicos de laboratório. Será discutido a real importância de submeter o paciente a uma profilaxia mensal com a finalidade de reduzir o número de colônias bacterianas retidas no aparelho disjuntor de Hass.
description O objetivo da pesquisa é avaliar a presença de diferentes tipos de microorganismos após a remoção do disjuntor de Haas em crianças na fase da dentadura mista. A amostra será constituída por trinta pacientes (30) na fase da dentadura mista, na faixa etária de 06 a 12 anos de idade submetidos ao tratamento com o disjuntor de Haas, provenientes da Clínica Integrada Infantil do Cesumar, Associação de Apoio ao Paciente Fissurado de Maringá (AFIM) e no curso de Pós-Graduação do Centro Educacional Dental Press. Após a remoção do disjuntor de Haas com o auxílio do swab será coletado a placa bacteriana aderida à superfície acrílica em duas regiões: uma próxima ao parafuso expansor e outra na superfície mais ampla da região do palato, sendo possível comparar qual região retém mais placa. O biofilme será semeado em três placas de Petri, cada qual contendo um meio de cultura diferente: Ágar mitis salivarius, Ágar sabourraud e Ágar rogosa. Posteriormente será realizada a contagem de colônias e identificação de prováveis microorganismos cultivados ( estafilococos, estreptococos e fungos). Com base nos resultados obtidos, o presente estudo discutirá a hipótese de se elaborar um protocolo para o controle da placa bacteriana em pacientes submetidos ao tratamento com o disjuntor de Haas, evitando-se uma possível ocorrência de bacteremia transitória nos indivíduos, assim como o risco de contaminação por meio das moldagens a outros profissionais, como por exemplo protéticos e técnicos de laboratório. Será discutido a real importância de submeter o paciente a uma profilaxia mensal com a finalidade de reduzir o número de colônias bacterianas retidas no aparelho disjuntor de Hass.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-30T13:09:49Z
2020-03-30T13:09:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5477
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5477
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948584487813120