EFICÁCIA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PREVENÇÃO DE PACIENTES JOVENS INFECTADOS POR HIV/AIDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Gisselly Maria Campos da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GARCIA, Gustavo Henrique Franciscato, BOTELHO, Maria Paula Jacobucci, BENNEMANN, Rose Mari, SILVA, Tânia Maria Gomes da, GARCIA, Lucas França
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3811
Resumo: Pais e mesmo a equipe de saúde tendem a não abordar aspectos determinantes da saúde sexual dos adolescentes. Esse período da vida apresenta valores, atitudes, hábitos e comportamentos em processo de formação e de solidificação e, em determinados contextos, pode tornar este segmento populacional mais vulnerável. Dados do Ministério da Saúde do Brasil mostram que entre 2007 e 2017 houve um aumento de 700% nos casos de HIV na população na faixa etária entre 15 a 24 anos. Uma das causas apontadas para este aumento tão expressivo são campanhas ineficazes. Visando novas formas de prevenção, a tecnologia através de aplicativos para smarthphones tem sido proposta como uma maneira para a prevenção, a conscientização e a adesão ao tratamento antirretroviral para os jovens. Este trabalho objetivou revisar a eficácia de dispositivos móveis na prevenção da infecção pelo HIV e no tratamento de pacientes jovens infectados pelo HIV/Aids. A revisão foi realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS. Foram selecionados os estudos publicados a partir de 2014 que avaliaram a relação entre pacientes jovens, HIV/Aids e dispositivos moveis. Foram encontrados 58 resumos e, destes, 30 artigos na íntegra contemplaram os critérios de inclusão. A maioria dos estudos demonstram que a utilização dos aplicativos auxiliam na conscientização do jovem em geral, porém ressaltam a importância de novas adaptações dos aplicativos em estudos futuros.
id UNICESU -1_47382edcb26e2fd62a30601c9371884b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3811
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EFICÁCIA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PREVENÇÃO DE PACIENTES JOVENS INFECTADOS POR HIV/AIDSPopulação vulnerávelTecnologiaTratamentoPais e mesmo a equipe de saúde tendem a não abordar aspectos determinantes da saúde sexual dos adolescentes. Esse período da vida apresenta valores, atitudes, hábitos e comportamentos em processo de formação e de solidificação e, em determinados contextos, pode tornar este segmento populacional mais vulnerável. Dados do Ministério da Saúde do Brasil mostram que entre 2007 e 2017 houve um aumento de 700% nos casos de HIV na população na faixa etária entre 15 a 24 anos. Uma das causas apontadas para este aumento tão expressivo são campanhas ineficazes. Visando novas formas de prevenção, a tecnologia através de aplicativos para smarthphones tem sido proposta como uma maneira para a prevenção, a conscientização e a adesão ao tratamento antirretroviral para os jovens. Este trabalho objetivou revisar a eficácia de dispositivos móveis na prevenção da infecção pelo HIV e no tratamento de pacientes jovens infectados pelo HIV/Aids. A revisão foi realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS. Foram selecionados os estudos publicados a partir de 2014 que avaliaram a relação entre pacientes jovens, HIV/Aids e dispositivos moveis. Foram encontrados 58 resumos e, destes, 30 artigos na íntegra contemplaram os critérios de inclusão. A maioria dos estudos demonstram que a utilização dos aplicativos auxiliam na conscientização do jovem em geral, porém ressaltam a importância de novas adaptações dos aplicativos em estudos futuros.UniCesumar2020-01-06T13:32:44Z2020-01-06T13:32:44Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3811otherSILVA, Gisselly Maria Campos daGARCIA, Gustavo Henrique FranciscatoBOTELHO, Maria Paula JacobucciBENNEMANN, Rose MariSILVA, Tânia Maria Gomes daGARCIA, Lucas Françareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:25.024Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EFICÁCIA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PREVENÇÃO DE PACIENTES JOVENS INFECTADOS POR HIV/AIDS
title EFICÁCIA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PREVENÇÃO DE PACIENTES JOVENS INFECTADOS POR HIV/AIDS
spellingShingle EFICÁCIA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PREVENÇÃO DE PACIENTES JOVENS INFECTADOS POR HIV/AIDS
SILVA, Gisselly Maria Campos da
População vulnerável
Tecnologia
Tratamento
title_short EFICÁCIA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PREVENÇÃO DE PACIENTES JOVENS INFECTADOS POR HIV/AIDS
title_full EFICÁCIA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PREVENÇÃO DE PACIENTES JOVENS INFECTADOS POR HIV/AIDS
title_fullStr EFICÁCIA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PREVENÇÃO DE PACIENTES JOVENS INFECTADOS POR HIV/AIDS
title_full_unstemmed EFICÁCIA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PREVENÇÃO DE PACIENTES JOVENS INFECTADOS POR HIV/AIDS
title_sort EFICÁCIA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PREVENÇÃO DE PACIENTES JOVENS INFECTADOS POR HIV/AIDS
author SILVA, Gisselly Maria Campos da
author_facet SILVA, Gisselly Maria Campos da
GARCIA, Gustavo Henrique Franciscato
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
BENNEMANN, Rose Mari
SILVA, Tânia Maria Gomes da
GARCIA, Lucas França
author_role author
author2 GARCIA, Gustavo Henrique Franciscato
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
BENNEMANN, Rose Mari
SILVA, Tânia Maria Gomes da
GARCIA, Lucas França
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Gisselly Maria Campos da
GARCIA, Gustavo Henrique Franciscato
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
BENNEMANN, Rose Mari
SILVA, Tânia Maria Gomes da
GARCIA, Lucas França
dc.subject.por.fl_str_mv População vulnerável
Tecnologia
Tratamento
topic População vulnerável
Tecnologia
Tratamento
dc.description.none.fl_txt_mv Pais e mesmo a equipe de saúde tendem a não abordar aspectos determinantes da saúde sexual dos adolescentes. Esse período da vida apresenta valores, atitudes, hábitos e comportamentos em processo de formação e de solidificação e, em determinados contextos, pode tornar este segmento populacional mais vulnerável. Dados do Ministério da Saúde do Brasil mostram que entre 2007 e 2017 houve um aumento de 700% nos casos de HIV na população na faixa etária entre 15 a 24 anos. Uma das causas apontadas para este aumento tão expressivo são campanhas ineficazes. Visando novas formas de prevenção, a tecnologia através de aplicativos para smarthphones tem sido proposta como uma maneira para a prevenção, a conscientização e a adesão ao tratamento antirretroviral para os jovens. Este trabalho objetivou revisar a eficácia de dispositivos móveis na prevenção da infecção pelo HIV e no tratamento de pacientes jovens infectados pelo HIV/Aids. A revisão foi realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS. Foram selecionados os estudos publicados a partir de 2014 que avaliaram a relação entre pacientes jovens, HIV/Aids e dispositivos moveis. Foram encontrados 58 resumos e, destes, 30 artigos na íntegra contemplaram os critérios de inclusão. A maioria dos estudos demonstram que a utilização dos aplicativos auxiliam na conscientização do jovem em geral, porém ressaltam a importância de novas adaptações dos aplicativos em estudos futuros.
description Pais e mesmo a equipe de saúde tendem a não abordar aspectos determinantes da saúde sexual dos adolescentes. Esse período da vida apresenta valores, atitudes, hábitos e comportamentos em processo de formação e de solidificação e, em determinados contextos, pode tornar este segmento populacional mais vulnerável. Dados do Ministério da Saúde do Brasil mostram que entre 2007 e 2017 houve um aumento de 700% nos casos de HIV na população na faixa etária entre 15 a 24 anos. Uma das causas apontadas para este aumento tão expressivo são campanhas ineficazes. Visando novas formas de prevenção, a tecnologia através de aplicativos para smarthphones tem sido proposta como uma maneira para a prevenção, a conscientização e a adesão ao tratamento antirretroviral para os jovens. Este trabalho objetivou revisar a eficácia de dispositivos móveis na prevenção da infecção pelo HIV e no tratamento de pacientes jovens infectados pelo HIV/Aids. A revisão foi realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS. Foram selecionados os estudos publicados a partir de 2014 que avaliaram a relação entre pacientes jovens, HIV/Aids e dispositivos moveis. Foram encontrados 58 resumos e, destes, 30 artigos na íntegra contemplaram os critérios de inclusão. A maioria dos estudos demonstram que a utilização dos aplicativos auxiliam na conscientização do jovem em geral, porém ressaltam a importância de novas adaptações dos aplicativos em estudos futuros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-06T13:32:44Z
2020-01-06T13:32:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3811
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3811
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948605325115392