ESTUDO DESCRITIVO DAS CAUSAS DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NOS ALUNOS DE ZERO A CINCO ANOS DE IDADE DA APAE DE MARINGÁ-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PÉRICO, Arthur Arenas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: DELAMUTA, Ana Carolina Fogare, REIS, Marcela Funaki dos, MORAES, Ana Maria Silveira Machado de, TORRESAN, Clarissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2211
Resumo: A deficiência intelectual (DI) caracteriza-se pelo prejuízo de habilidades mentais e adaptativas, resultando em funcionamento intelectual significativamente abaixo da média geral dos indivíduos normais, com limitações em áreas importantes para o convívio em sociedade, como a comunicação e o autocontrole. Uma das principais preocupações na atualidade é a identificação precoce da incapacidade e sua etiologia, de modo a iniciar o manejo precoce, a fim de promover melhora na qualidade de vida do paciente e de seus cuidadores, assegurando sua integração social e escolar. Portanto, o objetivo desse projeto foi investigar a proporção de casos de DI diagnosticados e não diagnosticados entre os alunos matriculados na APAE de Maringá, a fim de contribuir com dados epidemiológicos à cerca das causas de DI. Foi realizado um estudo transversal, descritivo, exploratório, desenvolvido na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) da cidade de Maringá/PR. A Síndrome de Down foi a única causa de DI estabelecida nesse estudo, embora a maioria dos pacientes não tenham recebido um diagnóstico etiológico certeiro. Metade dos pacientes eram filhos de mães com idade superior a 35 anos. Informações referentes aos períodos pré-natal, perinatal e neonatal foram escassas. Portanto, a incompletude dos prontuários dificultou a caracterização da população estudada e o estabelecimento de medidas preventivas. A análise detalhada das causas de DI dessa população não foi possível, o que impossibilita o entendimento delas e das dificuldades no diagnóstico. Cabe, portanto, identificar os motivos na falha de preenchimento dos prontuários e buscar meios de solução para os problemas levantados.
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