Xanthomonas citri subsp. citri: ESTUDO DA DIVERSIDADE GENÉTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBIERI, Bruna Rafaela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: NOCCHI, Paula Thaís Requena, SOUZA, Hudson Sérgio de, BRESCANSIN, Mariana Gomes, NUNES, William Mário de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2664
Resumo: : A citricultura mundial é vulnerável a diversas doenças, dentre elas destaca-se o cancro cítrico causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri. O objetivo deste trabalho foi estudar a diversidade deste patógeno em variedades mais e menos suscetíveis à doença em pomar experimental. Para isso foram coletadas amostras de folhas de três variedades mais suscetíveis e três menos suscetíveis a cancrose no pomar da Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI). Foi realizado o isolamento e manutenção da bactéria em meio NA e posteriormente seu DNA foi extraído e amplificado por PCR utilizando-se 14 marcadores microssatélites e o resultado foi observado por meio de eletroforese em gel de agarose a 2%. Através dos resultados foi gerado um dendograma onde pôde observar uma mínima diversidade genética entre os isolados avaliados, evidenciando que as populações da bactéria podem ser clonais e possuir uma estreita ligação epidemiológica.
id UNICESU -1_47bc5d4918c6467ff9c38dbcad0bd46a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2664
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling Xanthomonas citri subsp. citri: ESTUDO DA DIVERSIDADE GENÉTICAPCRCancro cítricoVariabilidade: A citricultura mundial é vulnerável a diversas doenças, dentre elas destaca-se o cancro cítrico causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri. O objetivo deste trabalho foi estudar a diversidade deste patógeno em variedades mais e menos suscetíveis à doença em pomar experimental. Para isso foram coletadas amostras de folhas de três variedades mais suscetíveis e três menos suscetíveis a cancrose no pomar da Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI). Foi realizado o isolamento e manutenção da bactéria em meio NA e posteriormente seu DNA foi extraído e amplificado por PCR utilizando-se 14 marcadores microssatélites e o resultado foi observado por meio de eletroforese em gel de agarose a 2%. Através dos resultados foi gerado um dendograma onde pôde observar uma mínima diversidade genética entre os isolados avaliados, evidenciando que as populações da bactéria podem ser clonais e possuir uma estreita ligação epidemiológica.UniCesumar2019-11-12T13:20:58Z2019-11-12T13:20:58Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2664otherBARBIERI, Bruna RafaelaNOCCHI, Paula Thaís RequenaSOUZA, Hudson Sérgio deBRESCANSIN, Mariana GomesNUNES, William Mário de Carvalhoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:13.75Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Xanthomonas citri subsp. citri: ESTUDO DA DIVERSIDADE GENÉTICA
title Xanthomonas citri subsp. citri: ESTUDO DA DIVERSIDADE GENÉTICA
spellingShingle Xanthomonas citri subsp. citri: ESTUDO DA DIVERSIDADE GENÉTICA
BARBIERI, Bruna Rafaela
PCR
Cancro cítrico
Variabilidade
title_short Xanthomonas citri subsp. citri: ESTUDO DA DIVERSIDADE GENÉTICA
title_full Xanthomonas citri subsp. citri: ESTUDO DA DIVERSIDADE GENÉTICA
title_fullStr Xanthomonas citri subsp. citri: ESTUDO DA DIVERSIDADE GENÉTICA
title_full_unstemmed Xanthomonas citri subsp. citri: ESTUDO DA DIVERSIDADE GENÉTICA
title_sort Xanthomonas citri subsp. citri: ESTUDO DA DIVERSIDADE GENÉTICA
author BARBIERI, Bruna Rafaela
author_facet BARBIERI, Bruna Rafaela
NOCCHI, Paula Thaís Requena
SOUZA, Hudson Sérgio de
BRESCANSIN, Mariana Gomes
NUNES, William Mário de Carvalho
author_role author
author2 NOCCHI, Paula Thaís Requena
SOUZA, Hudson Sérgio de
BRESCANSIN, Mariana Gomes
NUNES, William Mário de Carvalho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBIERI, Bruna Rafaela
NOCCHI, Paula Thaís Requena
SOUZA, Hudson Sérgio de
BRESCANSIN, Mariana Gomes
NUNES, William Mário de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv PCR
Cancro cítrico
Variabilidade
topic PCR
Cancro cítrico
Variabilidade
dc.description.none.fl_txt_mv : A citricultura mundial é vulnerável a diversas doenças, dentre elas destaca-se o cancro cítrico causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri. O objetivo deste trabalho foi estudar a diversidade deste patógeno em variedades mais e menos suscetíveis à doença em pomar experimental. Para isso foram coletadas amostras de folhas de três variedades mais suscetíveis e três menos suscetíveis a cancrose no pomar da Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI). Foi realizado o isolamento e manutenção da bactéria em meio NA e posteriormente seu DNA foi extraído e amplificado por PCR utilizando-se 14 marcadores microssatélites e o resultado foi observado por meio de eletroforese em gel de agarose a 2%. Através dos resultados foi gerado um dendograma onde pôde observar uma mínima diversidade genética entre os isolados avaliados, evidenciando que as populações da bactéria podem ser clonais e possuir uma estreita ligação epidemiológica.
description : A citricultura mundial é vulnerável a diversas doenças, dentre elas destaca-se o cancro cítrico causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri. O objetivo deste trabalho foi estudar a diversidade deste patógeno em variedades mais e menos suscetíveis à doença em pomar experimental. Para isso foram coletadas amostras de folhas de três variedades mais suscetíveis e três menos suscetíveis a cancrose no pomar da Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI). Foi realizado o isolamento e manutenção da bactéria em meio NA e posteriormente seu DNA foi extraído e amplificado por PCR utilizando-se 14 marcadores microssatélites e o resultado foi observado por meio de eletroforese em gel de agarose a 2%. Através dos resultados foi gerado um dendograma onde pôde observar uma mínima diversidade genética entre os isolados avaliados, evidenciando que as populações da bactéria podem ser clonais e possuir uma estreita ligação epidemiológica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-12T13:20:58Z
2019-11-12T13:20:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2664
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2664
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948610279636992