LUMINOSIDADE E NÍVEIS DE SATURAÇÃO POR BASES NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Ochroma Pyramidale

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OKUMURA, Ricardo Shigueru
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: MARIANO, Daiane de Cinque, FRANCO, Antônio Augusto Nogueira, ROCHA, Vanesca Priscila Camargo, ZORZENONI, Thiago Ometto, ZACCHEO, Paulo Vicente Contador
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4564
Resumo: Pau- de- balsa é utilizada em plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas e de preservação permanente, graças ao seu rápido crescimento e tolerância à luminosidade direta. Por sua vez, existem poucos trabalhos que estudam os fatores que influência em seu desenvolvimento. Diante disto, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes níveis de saturação por base e luminosidade no desenvolvimento inicial do pau -de- balsa. O experimento foi conduzido em Tangará da Serra –MT, o delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 4x2, sendo quatro níveis de saturação por base equivalentes a 40%, 50%, 60% e 70% e dois níveis de luminosidade, com e sem sombreamento. Os parâmetros utilizados para avaliar o crescimento foram altura de planta, diâmetro do coleto e número de folhas, mensuradas aos 15, 30 e 45 dias após a repicagem. De maneira geral, o tratamento com sombreamento associado a 70% de saturação por base apresentaram as melhores médias, o que demonstra sua influência positiva no desenvolvimento das mudas de Pau-de-Balsa.
id UNICESU -1_489e180c24730a63c1d7b1f5df85f9f1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4564
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling LUMINOSIDADE E NÍVEIS DE SATURAÇÃO POR BASES NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Ochroma PyramidalePau-de-balsaProdução de mudasCalagemIntensidade de luzPau- de- balsa é utilizada em plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas e de preservação permanente, graças ao seu rápido crescimento e tolerância à luminosidade direta. Por sua vez, existem poucos trabalhos que estudam os fatores que influência em seu desenvolvimento. Diante disto, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes níveis de saturação por base e luminosidade no desenvolvimento inicial do pau -de- balsa. O experimento foi conduzido em Tangará da Serra –MT, o delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 4x2, sendo quatro níveis de saturação por base equivalentes a 40%, 50%, 60% e 70% e dois níveis de luminosidade, com e sem sombreamento. Os parâmetros utilizados para avaliar o crescimento foram altura de planta, diâmetro do coleto e número de folhas, mensuradas aos 15, 30 e 45 dias após a repicagem. De maneira geral, o tratamento com sombreamento associado a 70% de saturação por base apresentaram as melhores médias, o que demonstra sua influência positiva no desenvolvimento das mudas de Pau-de-Balsa.UniCesumar2020-01-23T13:12:16Z2020-01-23T13:12:16Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4564otherOKUMURA, Ricardo ShigueruMARIANO, Daiane de CinqueFRANCO, Antônio Augusto NogueiraROCHA, Vanesca Priscila CamargoZORZENONI, Thiago OmettoZACCHEO, Paulo Vicente Contadorreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:05:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:38.282Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv LUMINOSIDADE E NÍVEIS DE SATURAÇÃO POR BASES NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Ochroma Pyramidale
title LUMINOSIDADE E NÍVEIS DE SATURAÇÃO POR BASES NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Ochroma Pyramidale
spellingShingle LUMINOSIDADE E NÍVEIS DE SATURAÇÃO POR BASES NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Ochroma Pyramidale
OKUMURA, Ricardo Shigueru
Pau-de-balsa
Produção de mudas
Calagem
Intensidade de luz
title_short LUMINOSIDADE E NÍVEIS DE SATURAÇÃO POR BASES NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Ochroma Pyramidale
title_full LUMINOSIDADE E NÍVEIS DE SATURAÇÃO POR BASES NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Ochroma Pyramidale
title_fullStr LUMINOSIDADE E NÍVEIS DE SATURAÇÃO POR BASES NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Ochroma Pyramidale
title_full_unstemmed LUMINOSIDADE E NÍVEIS DE SATURAÇÃO POR BASES NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Ochroma Pyramidale
title_sort LUMINOSIDADE E NÍVEIS DE SATURAÇÃO POR BASES NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Ochroma Pyramidale
author OKUMURA, Ricardo Shigueru
author_facet OKUMURA, Ricardo Shigueru
MARIANO, Daiane de Cinque
FRANCO, Antônio Augusto Nogueira
ROCHA, Vanesca Priscila Camargo
ZORZENONI, Thiago Ometto
ZACCHEO, Paulo Vicente Contador
author_role author
author2 MARIANO, Daiane de Cinque
FRANCO, Antônio Augusto Nogueira
ROCHA, Vanesca Priscila Camargo
ZORZENONI, Thiago Ometto
ZACCHEO, Paulo Vicente Contador
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OKUMURA, Ricardo Shigueru
MARIANO, Daiane de Cinque
FRANCO, Antônio Augusto Nogueira
ROCHA, Vanesca Priscila Camargo
ZORZENONI, Thiago Ometto
ZACCHEO, Paulo Vicente Contador
dc.subject.por.fl_str_mv Pau-de-balsa
Produção de mudas
Calagem
Intensidade de luz
topic Pau-de-balsa
Produção de mudas
Calagem
Intensidade de luz
dc.description.none.fl_txt_mv Pau- de- balsa é utilizada em plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas e de preservação permanente, graças ao seu rápido crescimento e tolerância à luminosidade direta. Por sua vez, existem poucos trabalhos que estudam os fatores que influência em seu desenvolvimento. Diante disto, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes níveis de saturação por base e luminosidade no desenvolvimento inicial do pau -de- balsa. O experimento foi conduzido em Tangará da Serra –MT, o delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 4x2, sendo quatro níveis de saturação por base equivalentes a 40%, 50%, 60% e 70% e dois níveis de luminosidade, com e sem sombreamento. Os parâmetros utilizados para avaliar o crescimento foram altura de planta, diâmetro do coleto e número de folhas, mensuradas aos 15, 30 e 45 dias após a repicagem. De maneira geral, o tratamento com sombreamento associado a 70% de saturação por base apresentaram as melhores médias, o que demonstra sua influência positiva no desenvolvimento das mudas de Pau-de-Balsa.
description Pau- de- balsa é utilizada em plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas e de preservação permanente, graças ao seu rápido crescimento e tolerância à luminosidade direta. Por sua vez, existem poucos trabalhos que estudam os fatores que influência em seu desenvolvimento. Diante disto, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes níveis de saturação por base e luminosidade no desenvolvimento inicial do pau -de- balsa. O experimento foi conduzido em Tangará da Serra –MT, o delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 4x2, sendo quatro níveis de saturação por base equivalentes a 40%, 50%, 60% e 70% e dois níveis de luminosidade, com e sem sombreamento. Os parâmetros utilizados para avaliar o crescimento foram altura de planta, diâmetro do coleto e número de folhas, mensuradas aos 15, 30 e 45 dias após a repicagem. De maneira geral, o tratamento com sombreamento associado a 70% de saturação por base apresentaram as melhores médias, o que demonstra sua influência positiva no desenvolvimento das mudas de Pau-de-Balsa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-23T13:12:16Z
2020-01-23T13:12:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4564
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4564
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948628010008576