BRINCANDO COM CIÊNCIA: UMA INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIOVAN, Silvano
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ALVES, Janaina Cardoso da Silva, BATISTA, Michel Corci, ALVES, Carlos Eduardo Santana
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4873
Resumo: Quando alguém observa o céu e tenta compreendê-lo, vão surgindo muitas curiosidades. Nele podemos distinguir muitos objetos completamente diferentes. Cada objeto traz uma pergunta, cada pergunta uma surpresa, e cada surpresa a certeza de que ainda sabemos muito pouco. Esse fascínio causado pela Astronomia deve ser mais bem aproveitado no ensino, pois, por ser uma disciplina inteiramente interdisciplinar, desenvolve várias habilidades que refletem em diversas outras disciplinas, tais como Física, Matemática, Biologia e História. No ensino de Ciências nota-se a dificuldade do aluno em relacionar a teoria desenvolvida em sala com a realidade a sua volta. Considerando que a teoria é feita de conceitos que são abstrações da realidade (Serafim, 2001), podemos inferir que o aluno que não reconhece o conhecimento científico em situações do seu cotidiano, não foi capaz de compreender a teoria. Segundo Freire (1997), para compreender a teoria é preciso experienciá-la. A utilização de alguns recursos didáticos, tais como, experimentos, vídeos, softwares, jogos entre outros, no ensino de Ciências, representa uma excelente ferramenta para que o aluno faça a experimentação do conteúdo. Nesse sentido as atividades experimentais, bem como os jogos, podem ser considerados um “motor” poderoso o suficiente para despertar a curiosidade pela ciência, esperamos com o resultado desse projeto que os educandos possam desenvolver não somente conceitos básicos de Astronomia, mas que este também favoreça o desenvolvimento de outras características transversais à “Física”, tais como: melhoria na capacidade de cálculos matemáticos, comparação e classificação de objetos ou eventos, comunicação, experimentação, exploração, imaginação, medição, observação, organização, raciocínio lógico, aplicação, avaliação, dedução, descrição, interpretação, predição, manipulação de instrumentos e reconhecimento de pré- conceitos, ou concepções alternativas. Com o intuito de aproveitar esse “fator motivador” aliado a um ambiente lúdico muito favorável à aprendizagem, serão produzidos jogos e experimentos voltados para alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Esses jogos, assim como as atividades experimentais versarão sobre questões de Astronomia básica e sobre características dos objetos do Sistema Solar. Os materiais serão testados por acadêmicos e professores que avaliarão sua aplicabilidade ao ensino de Astronomia. A perspectiva ao final do projeto é obtermos resultados como a construção de ambientes diferenciados para aulas nas quais os estudantes são estimulados a sair da passividade das aulas expositivas e neste contexto obter resultados muito mais amplos do que os esperados inicialmente pelos professores. Por fim, talvez a principal meta a ser esperada é a de dar ao estudantes a oportunidade de entrar em contato com conhecimentos até então não apreciados em sala de aula e desta forma conscientizar os jovens da comunidade quanto a importância crescente e do caráter indispensável das atividades espaciais, enquanto fornece aos professores meios de fomentar o interesse de seus alunos pela ciência e pela tecnologia.
id UNICESU -1_4a57bbd3bf25fe4f1f040ba9a17e1737
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4873
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling BRINCANDO COM CIÊNCIA: UMA INTRODUÇÃO À ASTRONOMIADespertar do interesseEnsino de astronomiaExperimentos jogos educativosQuando alguém observa o céu e tenta compreendê-lo, vão surgindo muitas curiosidades. Nele podemos distinguir muitos objetos completamente diferentes. Cada objeto traz uma pergunta, cada pergunta uma surpresa, e cada surpresa a certeza de que ainda sabemos muito pouco. Esse fascínio causado pela Astronomia deve ser mais bem aproveitado no ensino, pois, por ser uma disciplina inteiramente interdisciplinar, desenvolve várias habilidades que refletem em diversas outras disciplinas, tais como Física, Matemática, Biologia e História. No ensino de Ciências nota-se a dificuldade do aluno em relacionar a teoria desenvolvida em sala com a realidade a sua volta. Considerando que a teoria é feita de conceitos que são abstrações da realidade (Serafim, 2001), podemos inferir que o aluno que não reconhece o conhecimento científico em situações do seu cotidiano, não foi capaz de compreender a teoria. Segundo Freire (1997), para compreender a teoria é preciso experienciá-la. A utilização de alguns recursos didáticos, tais como, experimentos, vídeos, softwares, jogos entre outros, no ensino de Ciências, representa uma excelente ferramenta para que o aluno faça a experimentação do conteúdo. Nesse sentido as atividades experimentais, bem como os jogos, podem ser considerados um “motor” poderoso o suficiente para despertar a curiosidade pela ciência, esperamos com o resultado desse projeto que os educandos possam desenvolver não somente conceitos básicos de Astronomia, mas que este também favoreça o desenvolvimento de outras características transversais à “Física”, tais como: melhoria na capacidade de cálculos matemáticos, comparação e classificação de objetos ou eventos, comunicação, experimentação, exploração, imaginação, medição, observação, organização, raciocínio lógico, aplicação, avaliação, dedução, descrição, interpretação, predição, manipulação de instrumentos e reconhecimento de pré- conceitos, ou concepções alternativas. Com o intuito de aproveitar esse “fator motivador” aliado a um ambiente lúdico muito favorável à aprendizagem, serão produzidos jogos e experimentos voltados para alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Esses jogos, assim como as atividades experimentais versarão sobre questões de Astronomia básica e sobre características dos objetos do Sistema Solar. Os materiais serão testados por acadêmicos e professores que avaliarão sua aplicabilidade ao ensino de Astronomia. A perspectiva ao final do projeto é obtermos resultados como a construção de ambientes diferenciados para aulas nas quais os estudantes são estimulados a sair da passividade das aulas expositivas e neste contexto obter resultados muito mais amplos do que os esperados inicialmente pelos professores. Por fim, talvez a principal meta a ser esperada é a de dar ao estudantes a oportunidade de entrar em contato com conhecimentos até então não apreciados em sala de aula e desta forma conscientizar os jovens da comunidade quanto a importância crescente e do caráter indispensável das atividades espaciais, enquanto fornece aos professores meios de fomentar o interesse de seus alunos pela ciência e pela tecnologia.UniCesumar2020-02-04T18:25:23Z2020-02-04T18:25:23Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4873otherPIOVAN, SilvanoALVES, Janaina Cardoso da SilvaBATISTA, Michel CorciALVES, Carlos Eduardo Santanareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:43Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:52.368Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv BRINCANDO COM CIÊNCIA: UMA INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
title BRINCANDO COM CIÊNCIA: UMA INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
spellingShingle BRINCANDO COM CIÊNCIA: UMA INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
PIOVAN, Silvano
Despertar do interesse
Ensino de astronomia
Experimentos jogos educativos
title_short BRINCANDO COM CIÊNCIA: UMA INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
title_full BRINCANDO COM CIÊNCIA: UMA INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
title_fullStr BRINCANDO COM CIÊNCIA: UMA INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
title_full_unstemmed BRINCANDO COM CIÊNCIA: UMA INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
title_sort BRINCANDO COM CIÊNCIA: UMA INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
author PIOVAN, Silvano
author_facet PIOVAN, Silvano
ALVES, Janaina Cardoso da Silva
BATISTA, Michel Corci
ALVES, Carlos Eduardo Santana
author_role author
author2 ALVES, Janaina Cardoso da Silva
BATISTA, Michel Corci
ALVES, Carlos Eduardo Santana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIOVAN, Silvano
ALVES, Janaina Cardoso da Silva
BATISTA, Michel Corci
ALVES, Carlos Eduardo Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Despertar do interesse
Ensino de astronomia
Experimentos jogos educativos
topic Despertar do interesse
Ensino de astronomia
Experimentos jogos educativos
dc.description.none.fl_txt_mv Quando alguém observa o céu e tenta compreendê-lo, vão surgindo muitas curiosidades. Nele podemos distinguir muitos objetos completamente diferentes. Cada objeto traz uma pergunta, cada pergunta uma surpresa, e cada surpresa a certeza de que ainda sabemos muito pouco. Esse fascínio causado pela Astronomia deve ser mais bem aproveitado no ensino, pois, por ser uma disciplina inteiramente interdisciplinar, desenvolve várias habilidades que refletem em diversas outras disciplinas, tais como Física, Matemática, Biologia e História. No ensino de Ciências nota-se a dificuldade do aluno em relacionar a teoria desenvolvida em sala com a realidade a sua volta. Considerando que a teoria é feita de conceitos que são abstrações da realidade (Serafim, 2001), podemos inferir que o aluno que não reconhece o conhecimento científico em situações do seu cotidiano, não foi capaz de compreender a teoria. Segundo Freire (1997), para compreender a teoria é preciso experienciá-la. A utilização de alguns recursos didáticos, tais como, experimentos, vídeos, softwares, jogos entre outros, no ensino de Ciências, representa uma excelente ferramenta para que o aluno faça a experimentação do conteúdo. Nesse sentido as atividades experimentais, bem como os jogos, podem ser considerados um “motor” poderoso o suficiente para despertar a curiosidade pela ciência, esperamos com o resultado desse projeto que os educandos possam desenvolver não somente conceitos básicos de Astronomia, mas que este também favoreça o desenvolvimento de outras características transversais à “Física”, tais como: melhoria na capacidade de cálculos matemáticos, comparação e classificação de objetos ou eventos, comunicação, experimentação, exploração, imaginação, medição, observação, organização, raciocínio lógico, aplicação, avaliação, dedução, descrição, interpretação, predição, manipulação de instrumentos e reconhecimento de pré- conceitos, ou concepções alternativas. Com o intuito de aproveitar esse “fator motivador” aliado a um ambiente lúdico muito favorável à aprendizagem, serão produzidos jogos e experimentos voltados para alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Esses jogos, assim como as atividades experimentais versarão sobre questões de Astronomia básica e sobre características dos objetos do Sistema Solar. Os materiais serão testados por acadêmicos e professores que avaliarão sua aplicabilidade ao ensino de Astronomia. A perspectiva ao final do projeto é obtermos resultados como a construção de ambientes diferenciados para aulas nas quais os estudantes são estimulados a sair da passividade das aulas expositivas e neste contexto obter resultados muito mais amplos do que os esperados inicialmente pelos professores. Por fim, talvez a principal meta a ser esperada é a de dar ao estudantes a oportunidade de entrar em contato com conhecimentos até então não apreciados em sala de aula e desta forma conscientizar os jovens da comunidade quanto a importância crescente e do caráter indispensável das atividades espaciais, enquanto fornece aos professores meios de fomentar o interesse de seus alunos pela ciência e pela tecnologia.
description Quando alguém observa o céu e tenta compreendê-lo, vão surgindo muitas curiosidades. Nele podemos distinguir muitos objetos completamente diferentes. Cada objeto traz uma pergunta, cada pergunta uma surpresa, e cada surpresa a certeza de que ainda sabemos muito pouco. Esse fascínio causado pela Astronomia deve ser mais bem aproveitado no ensino, pois, por ser uma disciplina inteiramente interdisciplinar, desenvolve várias habilidades que refletem em diversas outras disciplinas, tais como Física, Matemática, Biologia e História. No ensino de Ciências nota-se a dificuldade do aluno em relacionar a teoria desenvolvida em sala com a realidade a sua volta. Considerando que a teoria é feita de conceitos que são abstrações da realidade (Serafim, 2001), podemos inferir que o aluno que não reconhece o conhecimento científico em situações do seu cotidiano, não foi capaz de compreender a teoria. Segundo Freire (1997), para compreender a teoria é preciso experienciá-la. A utilização de alguns recursos didáticos, tais como, experimentos, vídeos, softwares, jogos entre outros, no ensino de Ciências, representa uma excelente ferramenta para que o aluno faça a experimentação do conteúdo. Nesse sentido as atividades experimentais, bem como os jogos, podem ser considerados um “motor” poderoso o suficiente para despertar a curiosidade pela ciência, esperamos com o resultado desse projeto que os educandos possam desenvolver não somente conceitos básicos de Astronomia, mas que este também favoreça o desenvolvimento de outras características transversais à “Física”, tais como: melhoria na capacidade de cálculos matemáticos, comparação e classificação de objetos ou eventos, comunicação, experimentação, exploração, imaginação, medição, observação, organização, raciocínio lógico, aplicação, avaliação, dedução, descrição, interpretação, predição, manipulação de instrumentos e reconhecimento de pré- conceitos, ou concepções alternativas. Com o intuito de aproveitar esse “fator motivador” aliado a um ambiente lúdico muito favorável à aprendizagem, serão produzidos jogos e experimentos voltados para alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Esses jogos, assim como as atividades experimentais versarão sobre questões de Astronomia básica e sobre características dos objetos do Sistema Solar. Os materiais serão testados por acadêmicos e professores que avaliarão sua aplicabilidade ao ensino de Astronomia. A perspectiva ao final do projeto é obtermos resultados como a construção de ambientes diferenciados para aulas nas quais os estudantes são estimulados a sair da passividade das aulas expositivas e neste contexto obter resultados muito mais amplos do que os esperados inicialmente pelos professores. Por fim, talvez a principal meta a ser esperada é a de dar ao estudantes a oportunidade de entrar em contato com conhecimentos até então não apreciados em sala de aula e desta forma conscientizar os jovens da comunidade quanto a importância crescente e do caráter indispensável das atividades espaciais, enquanto fornece aos professores meios de fomentar o interesse de seus alunos pela ciência e pela tecnologia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-04T18:25:23Z
2020-02-04T18:25:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4873
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4873
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948589178093568