VOLUME, ÁREA E MASSA DE RAÍZES EM CONSÓRCIOS ENVOLVENDO PLANTAS DE COBERTURA EM SOLO ARENOSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SUGIMOTO, Bruno Hideki
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MOREIRA, Wagner Henrique, AQUINO, Ana Carolina Benites, INACIO, Karini Aparecida de Matos, CASADO, Fabricio Devetak
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3987
Resumo: A utilização de plantas de cobertura como adubação verde é uma forma econômica e sustentável, devido a diminuição de custos com adubos químicos. Em geral, os benefícios são associados aos resíduos da parte aérea, porém as raízes podem ser igualmente eficazes na conservação dos solos. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar o volume, a área e a massa de raízes das plantas de cobertura cultivadas em consórcios. Os tratamentos foram: a) guandu (cajanus cajan) + braquiária (Urochloa ruziziensis) (G+B); b) crotalária (Crotalaria juncea) + braquiária (C+B); c) guandu + crotalária (G+C); d) braquiária + guandu + crotalária (B+G+C). Foram avaliados: volume, área e massa de raízes. A utilização da braquiária como planta de cobertura foi essencial pelo potencial de produção de raízes expressado por esta gramínea e melhor aproveitamento da área, pela ocupação do seu sistema radicular. Assim, todos os consórcios que a braquiária foi utilizada, foram eficientes na produção de raízes em relação a G+C.
id UNICESU -1_4ce1f2475940fadeca2809111da935b8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3987
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling VOLUME, ÁREA E MASSA DE RAÍZES EM CONSÓRCIOS ENVOLVENDO PLANTAS DE COBERTURA EM SOLO ARENOSOBraquiáriaCrotaláriaGuanduA utilização de plantas de cobertura como adubação verde é uma forma econômica e sustentável, devido a diminuição de custos com adubos químicos. Em geral, os benefícios são associados aos resíduos da parte aérea, porém as raízes podem ser igualmente eficazes na conservação dos solos. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar o volume, a área e a massa de raízes das plantas de cobertura cultivadas em consórcios. Os tratamentos foram: a) guandu (cajanus cajan) + braquiária (Urochloa ruziziensis) (G+B); b) crotalária (Crotalaria juncea) + braquiária (C+B); c) guandu + crotalária (G+C); d) braquiária + guandu + crotalária (B+G+C). Foram avaliados: volume, área e massa de raízes. A utilização da braquiária como planta de cobertura foi essencial pelo potencial de produção de raízes expressado por esta gramínea e melhor aproveitamento da área, pela ocupação do seu sistema radicular. Assim, todos os consórcios que a braquiária foi utilizada, foram eficientes na produção de raízes em relação a G+C.UniCesumar2020-01-08T17:04:53Z2020-01-08T17:04:53Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3987otherSUGIMOTO, Bruno HidekiMOREIRA, Wagner HenriqueAQUINO, Ana Carolina BenitesINACIO, Karini Aparecida de MatosCASADO, Fabricio Devetakreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:18Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:22.195Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv VOLUME, ÁREA E MASSA DE RAÍZES EM CONSÓRCIOS ENVOLVENDO PLANTAS DE COBERTURA EM SOLO ARENOSO
title VOLUME, ÁREA E MASSA DE RAÍZES EM CONSÓRCIOS ENVOLVENDO PLANTAS DE COBERTURA EM SOLO ARENOSO
spellingShingle VOLUME, ÁREA E MASSA DE RAÍZES EM CONSÓRCIOS ENVOLVENDO PLANTAS DE COBERTURA EM SOLO ARENOSO
SUGIMOTO, Bruno Hideki
Braquiária
Crotalária
Guandu
title_short VOLUME, ÁREA E MASSA DE RAÍZES EM CONSÓRCIOS ENVOLVENDO PLANTAS DE COBERTURA EM SOLO ARENOSO
title_full VOLUME, ÁREA E MASSA DE RAÍZES EM CONSÓRCIOS ENVOLVENDO PLANTAS DE COBERTURA EM SOLO ARENOSO
title_fullStr VOLUME, ÁREA E MASSA DE RAÍZES EM CONSÓRCIOS ENVOLVENDO PLANTAS DE COBERTURA EM SOLO ARENOSO
title_full_unstemmed VOLUME, ÁREA E MASSA DE RAÍZES EM CONSÓRCIOS ENVOLVENDO PLANTAS DE COBERTURA EM SOLO ARENOSO
title_sort VOLUME, ÁREA E MASSA DE RAÍZES EM CONSÓRCIOS ENVOLVENDO PLANTAS DE COBERTURA EM SOLO ARENOSO
author SUGIMOTO, Bruno Hideki
author_facet SUGIMOTO, Bruno Hideki
MOREIRA, Wagner Henrique
AQUINO, Ana Carolina Benites
INACIO, Karini Aparecida de Matos
CASADO, Fabricio Devetak
author_role author
author2 MOREIRA, Wagner Henrique
AQUINO, Ana Carolina Benites
INACIO, Karini Aparecida de Matos
CASADO, Fabricio Devetak
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SUGIMOTO, Bruno Hideki
MOREIRA, Wagner Henrique
AQUINO, Ana Carolina Benites
INACIO, Karini Aparecida de Matos
CASADO, Fabricio Devetak
dc.subject.por.fl_str_mv Braquiária
Crotalária
Guandu
topic Braquiária
Crotalária
Guandu
dc.description.none.fl_txt_mv A utilização de plantas de cobertura como adubação verde é uma forma econômica e sustentável, devido a diminuição de custos com adubos químicos. Em geral, os benefícios são associados aos resíduos da parte aérea, porém as raízes podem ser igualmente eficazes na conservação dos solos. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar o volume, a área e a massa de raízes das plantas de cobertura cultivadas em consórcios. Os tratamentos foram: a) guandu (cajanus cajan) + braquiária (Urochloa ruziziensis) (G+B); b) crotalária (Crotalaria juncea) + braquiária (C+B); c) guandu + crotalária (G+C); d) braquiária + guandu + crotalária (B+G+C). Foram avaliados: volume, área e massa de raízes. A utilização da braquiária como planta de cobertura foi essencial pelo potencial de produção de raízes expressado por esta gramínea e melhor aproveitamento da área, pela ocupação do seu sistema radicular. Assim, todos os consórcios que a braquiária foi utilizada, foram eficientes na produção de raízes em relação a G+C.
description A utilização de plantas de cobertura como adubação verde é uma forma econômica e sustentável, devido a diminuição de custos com adubos químicos. Em geral, os benefícios são associados aos resíduos da parte aérea, porém as raízes podem ser igualmente eficazes na conservação dos solos. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar o volume, a área e a massa de raízes das plantas de cobertura cultivadas em consórcios. Os tratamentos foram: a) guandu (cajanus cajan) + braquiária (Urochloa ruziziensis) (G+B); b) crotalária (Crotalaria juncea) + braquiária (C+B); c) guandu + crotalária (G+C); d) braquiária + guandu + crotalária (B+G+C). Foram avaliados: volume, área e massa de raízes. A utilização da braquiária como planta de cobertura foi essencial pelo potencial de produção de raízes expressado por esta gramínea e melhor aproveitamento da área, pela ocupação do seu sistema radicular. Assim, todos os consórcios que a braquiária foi utilizada, foram eficientes na produção de raízes em relação a G+C.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-08T17:04:53Z
2020-01-08T17:04:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3987
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3987
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948616785002496