CÂNCER DE MAMA:PERSPECTIVAS SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEMOS, Simone
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: BARBOSA, Suzei Helena Tardivo, URBANO, Giseli Botini, MATOS, Jéssica Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6868
Resumo: O câncer de mama atualmente é considerado um grave problema de saúde pública devido às altas taxas de morbi-mortalidade entre mulheres (CONDE et al., 2006). Este tipo de câncer quando diagnosticado em estágio inicial tem bom prognóstico, porém freqüentemente, é diagnosticado em estágios avançados dificultando as chances de cura e diminuindo a sobrevida. Como conseqüências da doença observam-se o medo da desfiguração e da morte, assim como profundo impacto psicosocial na vida das mulheres e de seus familiares, mesmo diante de um prognóstico otimista (BERGAMASCO et al., 2001). Este estudo visou apreender a percepção da mulher portadora de câncer de mama sobre as alterações na dinâmica familiar após o diagnóstico. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado junto a oito mulheres portadoras de câncer de mama que freqüentam a APDE (Associação dos Portadores de Doença Especial de Paranavaí). Os dados foram coletados no mês de junho de 2007, através de entrevista semi-estruturada, gravada após consentimento. Para a análise, as entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas a um processo de análise do discurso, com categorização das respostas. Os resultados revelam aspectos da trajetória de vida após o diagnóstico e as mudanças ocorridas na vida familiar, ficando explícito a existência de um desespero inicial por ocasião do diagnóstico, a importância do apoio e presença da família, a frustração em relação ao comportamento de alguns membros familiares, entre outros. Observou-se que na maior parte dos casos, ocorreu um fortalecimento dos laços familiares.
id UNICESU -1_4d91c3e532be9edd60da0bd92d90deb5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6868
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CÂNCER DE MAMA:PERSPECTIVAS SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARESCâncer de mamaRelacionamento familiarAssistência de enfermagemFamíliaO câncer de mama atualmente é considerado um grave problema de saúde pública devido às altas taxas de morbi-mortalidade entre mulheres (CONDE et al., 2006). Este tipo de câncer quando diagnosticado em estágio inicial tem bom prognóstico, porém freqüentemente, é diagnosticado em estágios avançados dificultando as chances de cura e diminuindo a sobrevida. Como conseqüências da doença observam-se o medo da desfiguração e da morte, assim como profundo impacto psicosocial na vida das mulheres e de seus familiares, mesmo diante de um prognóstico otimista (BERGAMASCO et al., 2001). Este estudo visou apreender a percepção da mulher portadora de câncer de mama sobre as alterações na dinâmica familiar após o diagnóstico. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado junto a oito mulheres portadoras de câncer de mama que freqüentam a APDE (Associação dos Portadores de Doença Especial de Paranavaí). Os dados foram coletados no mês de junho de 2007, através de entrevista semi-estruturada, gravada após consentimento. Para a análise, as entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas a um processo de análise do discurso, com categorização das respostas. Os resultados revelam aspectos da trajetória de vida após o diagnóstico e as mudanças ocorridas na vida familiar, ficando explícito a existência de um desespero inicial por ocasião do diagnóstico, a importância do apoio e presença da família, a frustração em relação ao comportamento de alguns membros familiares, entre outros. Observou-se que na maior parte dos casos, ocorreu um fortalecimento dos laços familiares.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T13:28:48Z2007-10-232021-01-28T13:28:48Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6868porLEMOS, SimoneBARBOSA, Suzei Helena TardivoURBANO, Giseli BotiniMATOS, Jéssica Carvalho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:01:31ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CÂNCER DE MAMA:PERSPECTIVAS SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES
title CÂNCER DE MAMA:PERSPECTIVAS SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES
spellingShingle CÂNCER DE MAMA:PERSPECTIVAS SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES
LEMOS, Simone
Câncer de mama
Relacionamento familiar
Assistência de enfermagem
Família
title_short CÂNCER DE MAMA:PERSPECTIVAS SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES
title_full CÂNCER DE MAMA:PERSPECTIVAS SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES
title_fullStr CÂNCER DE MAMA:PERSPECTIVAS SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES
title_full_unstemmed CÂNCER DE MAMA:PERSPECTIVAS SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES
title_sort CÂNCER DE MAMA:PERSPECTIVAS SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES
author LEMOS, Simone
author_facet LEMOS, Simone
BARBOSA, Suzei Helena Tardivo
URBANO, Giseli Botini
MATOS, Jéssica Carvalho de
author_role author
author2 BARBOSA, Suzei Helena Tardivo
URBANO, Giseli Botini
MATOS, Jéssica Carvalho de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEMOS, Simone
BARBOSA, Suzei Helena Tardivo
URBANO, Giseli Botini
MATOS, Jéssica Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Câncer de mama
Relacionamento familiar
Assistência de enfermagem
Família
topic Câncer de mama
Relacionamento familiar
Assistência de enfermagem
Família
description O câncer de mama atualmente é considerado um grave problema de saúde pública devido às altas taxas de morbi-mortalidade entre mulheres (CONDE et al., 2006). Este tipo de câncer quando diagnosticado em estágio inicial tem bom prognóstico, porém freqüentemente, é diagnosticado em estágios avançados dificultando as chances de cura e diminuindo a sobrevida. Como conseqüências da doença observam-se o medo da desfiguração e da morte, assim como profundo impacto psicosocial na vida das mulheres e de seus familiares, mesmo diante de um prognóstico otimista (BERGAMASCO et al., 2001). Este estudo visou apreender a percepção da mulher portadora de câncer de mama sobre as alterações na dinâmica familiar após o diagnóstico. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado junto a oito mulheres portadoras de câncer de mama que freqüentam a APDE (Associação dos Portadores de Doença Especial de Paranavaí). Os dados foram coletados no mês de junho de 2007, através de entrevista semi-estruturada, gravada após consentimento. Para a análise, as entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas a um processo de análise do discurso, com categorização das respostas. Os resultados revelam aspectos da trajetória de vida após o diagnóstico e as mudanças ocorridas na vida familiar, ficando explícito a existência de um desespero inicial por ocasião do diagnóstico, a importância do apoio e presença da família, a frustração em relação ao comportamento de alguns membros familiares, entre outros. Observou-se que na maior parte dos casos, ocorreu um fortalecimento dos laços familiares.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-28T13:28:48Z
2021-01-28T13:28:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6868
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771965962190848