COTIDIANO DE AUTOCUIDADO E QUALIDADE DE VIDA E FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Adeline Regina Gonçalves da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: OLIVEIRA, Mirela Raisa Pinheiro de, SANTOS, Aliny de Lima
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3387
Resumo: Objetivo: Verificar a prevalência de sobrecarga no cuidador familiar, bem como a funcionalidade familiar segundo a perspectiva deste cuidador. Método: pesquisa descritiva, de caráter exploratório realizada junto à cuidadores familiares de idosos cadastrados e assistidos na Unidade Básica de Saúde Policlínica Zona Sul de Maringá - PR. Realizou- se entrevista domiciliar com auxílio de um roteiro semiestruturado e dos instrumentos APGAR Familiar, WHOLQOL- bref e Escala de Zarit. Os dados foram registrados em instrumento impresso, sendo tabulados e analisados segundo estatística descritiva por meio de números absolutos e médias. Resultados: com relação a sobrecarga exercida na função de cuidador, o estudo aponta que a mesma esta presente em 61,54% dos indivíduos entrevistados, quanto a funcionalidade familiar destaca- se famílias altamente funcionais, porém, ainda é preocupante os números relacionados a quantidade de famílias que apresentam moderada ou grave disfunção. Com isso ao constatar a presença de sobrecarga e imprudências relacionadas ao autocuidado foi possível orienta-lo para situações que contribuam para a melhora de sua qualidade de vida, estimular ações para integrar a família no cuidado do idoso, possibilitando que o indivíduo cuidador tenha momentos de lazer e distração, aliviando a sobrecarga existente e possíveis alterações no seu estado de saúde.
id UNICESU -1_4d9d6de149e5132fd72579cb90e0d64a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3387
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling COTIDIANO DE AUTOCUIDADO E QUALIDADE DE VIDA E FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOSAssistência domiciliarCuidadoresExpectativa de vidaQualidade de vidaObjetivo: Verificar a prevalência de sobrecarga no cuidador familiar, bem como a funcionalidade familiar segundo a perspectiva deste cuidador. Método: pesquisa descritiva, de caráter exploratório realizada junto à cuidadores familiares de idosos cadastrados e assistidos na Unidade Básica de Saúde Policlínica Zona Sul de Maringá - PR. Realizou- se entrevista domiciliar com auxílio de um roteiro semiestruturado e dos instrumentos APGAR Familiar, WHOLQOL- bref e Escala de Zarit. Os dados foram registrados em instrumento impresso, sendo tabulados e analisados segundo estatística descritiva por meio de números absolutos e médias. Resultados: com relação a sobrecarga exercida na função de cuidador, o estudo aponta que a mesma esta presente em 61,54% dos indivíduos entrevistados, quanto a funcionalidade familiar destaca- se famílias altamente funcionais, porém, ainda é preocupante os números relacionados a quantidade de famílias que apresentam moderada ou grave disfunção. Com isso ao constatar a presença de sobrecarga e imprudências relacionadas ao autocuidado foi possível orienta-lo para situações que contribuam para a melhora de sua qualidade de vida, estimular ações para integrar a família no cuidado do idoso, possibilitando que o indivíduo cuidador tenha momentos de lazer e distração, aliviando a sobrecarga existente e possíveis alterações no seu estado de saúde.UniCesumar2019-12-09T17:47:47Z2019-12-09T17:47:47Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3387otherROCHA, Adeline Regina Gonçalves daOLIVEIRA, Mirela Raisa Pinheiro deSANTOS, Aliny de Limareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:09:20Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:09:46.217Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv COTIDIANO DE AUTOCUIDADO E QUALIDADE DE VIDA E FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS
title COTIDIANO DE AUTOCUIDADO E QUALIDADE DE VIDA E FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS
spellingShingle COTIDIANO DE AUTOCUIDADO E QUALIDADE DE VIDA E FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS
ROCHA, Adeline Regina Gonçalves da
Assistência domiciliar
Cuidadores
Expectativa de vida
Qualidade de vida
title_short COTIDIANO DE AUTOCUIDADO E QUALIDADE DE VIDA E FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS
title_full COTIDIANO DE AUTOCUIDADO E QUALIDADE DE VIDA E FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS
title_fullStr COTIDIANO DE AUTOCUIDADO E QUALIDADE DE VIDA E FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS
title_full_unstemmed COTIDIANO DE AUTOCUIDADO E QUALIDADE DE VIDA E FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS
title_sort COTIDIANO DE AUTOCUIDADO E QUALIDADE DE VIDA E FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS
author ROCHA, Adeline Regina Gonçalves da
author_facet ROCHA, Adeline Regina Gonçalves da
OLIVEIRA, Mirela Raisa Pinheiro de
SANTOS, Aliny de Lima
author_role author
author2 OLIVEIRA, Mirela Raisa Pinheiro de
SANTOS, Aliny de Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Adeline Regina Gonçalves da
OLIVEIRA, Mirela Raisa Pinheiro de
SANTOS, Aliny de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência domiciliar
Cuidadores
Expectativa de vida
Qualidade de vida
topic Assistência domiciliar
Cuidadores
Expectativa de vida
Qualidade de vida
dc.description.none.fl_txt_mv Objetivo: Verificar a prevalência de sobrecarga no cuidador familiar, bem como a funcionalidade familiar segundo a perspectiva deste cuidador. Método: pesquisa descritiva, de caráter exploratório realizada junto à cuidadores familiares de idosos cadastrados e assistidos na Unidade Básica de Saúde Policlínica Zona Sul de Maringá - PR. Realizou- se entrevista domiciliar com auxílio de um roteiro semiestruturado e dos instrumentos APGAR Familiar, WHOLQOL- bref e Escala de Zarit. Os dados foram registrados em instrumento impresso, sendo tabulados e analisados segundo estatística descritiva por meio de números absolutos e médias. Resultados: com relação a sobrecarga exercida na função de cuidador, o estudo aponta que a mesma esta presente em 61,54% dos indivíduos entrevistados, quanto a funcionalidade familiar destaca- se famílias altamente funcionais, porém, ainda é preocupante os números relacionados a quantidade de famílias que apresentam moderada ou grave disfunção. Com isso ao constatar a presença de sobrecarga e imprudências relacionadas ao autocuidado foi possível orienta-lo para situações que contribuam para a melhora de sua qualidade de vida, estimular ações para integrar a família no cuidado do idoso, possibilitando que o indivíduo cuidador tenha momentos de lazer e distração, aliviando a sobrecarga existente e possíveis alterações no seu estado de saúde.
description Objetivo: Verificar a prevalência de sobrecarga no cuidador familiar, bem como a funcionalidade familiar segundo a perspectiva deste cuidador. Método: pesquisa descritiva, de caráter exploratório realizada junto à cuidadores familiares de idosos cadastrados e assistidos na Unidade Básica de Saúde Policlínica Zona Sul de Maringá - PR. Realizou- se entrevista domiciliar com auxílio de um roteiro semiestruturado e dos instrumentos APGAR Familiar, WHOLQOL- bref e Escala de Zarit. Os dados foram registrados em instrumento impresso, sendo tabulados e analisados segundo estatística descritiva por meio de números absolutos e médias. Resultados: com relação a sobrecarga exercida na função de cuidador, o estudo aponta que a mesma esta presente em 61,54% dos indivíduos entrevistados, quanto a funcionalidade familiar destaca- se famílias altamente funcionais, porém, ainda é preocupante os números relacionados a quantidade de famílias que apresentam moderada ou grave disfunção. Com isso ao constatar a presença de sobrecarga e imprudências relacionadas ao autocuidado foi possível orienta-lo para situações que contribuam para a melhora de sua qualidade de vida, estimular ações para integrar a família no cuidado do idoso, possibilitando que o indivíduo cuidador tenha momentos de lazer e distração, aliviando a sobrecarga existente e possíveis alterações no seu estado de saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T17:47:47Z
2019-12-09T17:47:47Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3387
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3387
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948638248304640